SRZD



José Armando Vannucci

José Armando Vannucci

Jornalista multiplataforma com atuação no rádio, televisão, internet e veículos impressos. Especialista em TV brasileira e com acesso a todas as emissoras do país, em seu trabalho une informação de bastidores com a crítica imparcial sobre o que é exibido pelas TVs abertas e fechadas.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



01/09/2016 00h01

Tudo pode ser debatido. Vamos começar?

A televisão passa por grande transição e busca novas linguagens, mas jamais deixará de lado a emoção.

Foto: DivulgaçãoToda estreia em televisão é tensa e envolve muitos estudos e estratégias para atender um mercado cada vez mais exigente e volátil. Por isso, tudo é calculado, numa ciência quase exata. Apesar da estatística que ganha vida através das planilhas e gráficos ter força nesses momentos, há um fator primordial para definir o que vai ser exibido: a emoção.

Todo conteúdo na TV, seja ele dramaturgia, esporte ou jornalismo, precisa mexer com o público, aguçar sua curiosidade e provocar sentimentos. E assim acontece há 66 anos no Brasil, desde que Assis Chateaubriand resolveu tornar realidade um sonho quase impossível num país pobre e conservador.

É essa emoção da estreia que determina o primeiro texto deste espaço aqui no SRZD, uma plataforma que possibilitará ampliar em muito a discussão sobre a televisão, veículo que desperta as opiniões mais diferentes.

Já tenho feito isso um pouco no Blog do Vannucci, onde também publico os números de audiência, notícias de bastidores e estabeleço uma conversa direta com os internautas.

Se por um lado a TV oferece informação e serviço para pessoas que vivem longe dos grandes centros urbanos, por outro, não mede as consequências na disputa pela audiência. Há coisa boa na TV, como a minissérie "Justiça", e ruim, como os telejornais popularescos de fim de tarde. Há excelentes novelas e "Pantanal", "Rei do Gado","Guerra dos Sexos" e "Vale Tudo", por exemplo, estão ai para provar, assim como fracassos equivocados. "Babilônia" exemplifica bem.

Foto: Estevam Avellar - Globo

Neste espaço pretendo ampliar a discussão sobre a televisão a partir de críticas que apontem caminhos e de textos que mostrem aos internautas os valores e as características desse fascinante veículo, que atravessa um período de transição e busca se renovar para conquistar um público mais jovem disposto a consumir produtos mais dinâmicos e modernos, mas sem deixar de lado todos os que estiveram à frente da tela nas últimas seis décadas.

É um momento único e seremos testemunhas da maior mudança no jeito de fazer a comunicação de massa. Vamos debater sobre isso?

Tenho 27 anos de jornalismo. 20 deles são dedicados à informação de entretenimento e a televisão entra nessa editoria. Sempre acreditei ser possível tratar desses assuntos de forma séria, longe das fofocas, especulações ou teorias que nunca serão explicadas. Tudo é notícia. Tudo é alvo de análise crítica. Tudo pode ser debatido.

Vamos começar?

E como não acredito em comunicação sem diálogo, espero que também comente os assuntos, faça perguntas e manifeste sua opinião.

Estou esperando!

Leia também:

- José Armando Vannucci no SRZD

- Blog do Vannucci

Curta a página do SRZD no Facebook:


Comentários
  • Avatar
    03/09/2016 12:34:54LucasAnônimo

    Minha sugestão é sobre a questão do rádio. A internet vai enterrar o rádio? Qual o futuro do rádio AM?

  • Avatar
    03/09/2016 12:24:33DouglasAnônimo

    Fiquei muito feliz em saber que o Jose Armando agora estará aqui. Aproveitando, sugiro uma reportagem sobre a saida do futebol da Band. Neto, Edmundo e os demais irão continuar?

  • Avatar
    01/09/2016 19:33:22LEILA ALVARENGA DA SILVAAnônimo

    Boa ideia começar o debate sobre os talk shows,uma moda que se alastrou pelas grandes emissoras.Pessoalmente, acho cansativo um canal copiando o outro;assim o telespectador fica sem opção.

  • Avatar
    01/09/2016 19:21:18JéssicaAnônimo

    Boa sorte ! Vou acompanhar.

  • Avatar
    01/09/2016 18:07:42Mariza S. LemeAnônimo

    Muito bacana essa novidade. Sugiro uma matéria sobre os talks Adnet, Porchat e Gentile. Acho tudo muito igual.

  • Avatar
    01/09/2016 17:55:12luiz roberto da silvaAnônimo

    Vamos ver....

  • Avatar
    01/09/2016 13:38:10Rogério Moreira da SilvaAnônimo

    Adorei. Sou fã do Vanucci há muitos anos e acompanho o SRZD. Parabens

  • Avatar
    01/09/2016 11:41:16Leda CavalcantiAnônimo

    Ótima sugestão. Tenho certeza que fará um trabalho brilhante.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.