SRZD


04/09/2016 06h31

'A Grande Rio vem dar um banho de axé': parceria de Paulo Onça é campeã
Laryza Nascimento e Tania de Paula*

Compositores: Paulo Onça, Kaká, Dinho Artiligri, Rubens Gordinho, Alan Vasconcelos e Marco Moreno

A Grande Rio tornou oficial seu hino para o Carnaval de 2017, quando será a segunda escola a desfilar no domingo, pelo Grupo Especial. A consagração da parceria campeã saiu por volta das 6h15, deste domingo (4), com o anúncio dos autores vencedores feito por Jaider Soares e Ivete Sangalo: Paulo Onça, Kaka, Dinho, Rubens Gordinho, Alan e Moreno. O samba era o preferido de Ivete, segundo amigos da cantora contaram ao SRZD.

- Confira fotos da final de disputa na Grande Rio

Assista ao vídeo do anúncio do samba vencedor:

A cantora homenageada Ivete Sangalo esteve presente na quadra e escolheu a obra que a comunidade cantará na Avenida como trilha-sonora oficial do enredo "Ivete do rio ao Rio", do carnavalesco Fábio Ricardo. Do total de 17 sambas inscritos, a tricolor de Duque de Caxias levou quatro obras à final após disputa iniciada em julho.

A "festa no gueto" teve início com o esquenta da bateria Invocada do mestre Thiago Diogo, às 1h20. Emerson Dias, com o apoio da sua equipe de intérpretes, revisitou antigos sambas até o mais recente "Fui no Itororó beber água, não achei. Mas achei a bela Santos e por ela me apaixonei" (2016).

Foto: SRZD-Carlos Eduardo da Costa

O time de músicos abriu a noite com "Obrigado Axé", passando por sucessos de Ivete Sangalo, equanto baianas entravam desfilando, banhando a comunidade com arruda e defumando a quadra. Passistas apresentaram entraram de Oxum e filhas de santo, e claro, a comunidade em peso do 'povo no gueto' abrilhantando a festa da vermelho, verde e branco da baixada.

Emerson Dias não se ateve só aos sambas marcantes da tricolor e cantou sambas da coirmãs Ilha, Vila Isabel, e da atual campeão do Carnaval Mangueira, dentre outras. Em seguida, Neguinho da Beija-Flor subiu ao palco e deu uma canja para a comunidade de caxiense.

Ivete Sangalo chegou à quadra por volta das 4h da manhã, após um casamento que havia participado em São Paulo. Veveta esbanjou simpatia, cantou e dançou em todos os sambas apresentados.

A disputa começou com a subida ao palco da parceria de Elias Bililico, Licinho Jr, Marcelinho Santos, Gylnei Bueno, Henrique e Eduardo Queiroz. Torcida expressiva, Elias Billico disse que merecia ganhar porque tem 26 anos de escola, concorreu na primeira disputa no grupo Especial em 1992. Ao SRZD Carnaval, ele disse 'que não vai ficar triste se não sair vencedor, e que torce para que escola seja campeã na Sapucaí'.

 

Seguindo com Márcio das Camisas, Mariano Araújo, Competência, Rute Labre e Franco Cava. O intérprete Quinho conduziu a obra, com seu carisma e experiência. A torcida deu show.

 

A terceira a se apresentar foi a parceria de Paulo Onça, Kaka, Dinho, Rubens Gordinho, Alan e Moreno. Um dos integrantes, muito emocionado, disse ao SRZD Carnaval: 'o samba foi feito com muito amor, teve a prosposta de envolver e emocionar a comunidade, que sempre abraçou a escola, nada mais justo que dar esse presente para o povo de Caxias'. Elogiou o trabalho de todo segmento da escola, principalmente do diretor de carnaval, Dudu Azevedo.

 

Quem encerrou a noite de disputa foi a parceria de Murilo Rayol, Myngal e Mingalzinho com a liderança de Neguinho da Beija-Flor e Wantuir. Os torcedores exibiram bandeiras e balões de gás.

 

- Final Grande Rio: Fábio Ricardo afirma que em breve vai liberar as fantasias comerciais

- Final Grande Rio: Thiago Diogo vai mostrar novas bossas em 2017

- Final Grande Rio: 'Vai ser um desfile muito colorido e alegre', promete diretor de Carnaval

- Final Grande Rio: Parcerias terão 15 minutos para desenvolvimento do samba na disputa final

- Finalistas Grande Rio: Compositores explicam ao SRZD o diferencial de seus sambas

*Em colaboração ao SRZD Carnaval.

Letra do samba campeão:

BRILHA MINHA ESTRELA
ALUMIA O MEU CAMINHAR
MENINA BAIANA DO JUAZEIRO
SAUDADE MANDOU UM CHEIRO
VELHO CHICO... HISTÓRIAS FEZ LEMBRAR
NOSSA SENHORA SEMPRE A ME GUIAR
SOL INCLEMENTE
TERRA SECA ERA O SERTÃO
ADOLESCENTE, ABRAÇO O VIOLÃO
FORROZIEI, PULEI FOGUEIRA, VIVA SÃO JOÃO
MINHA FAMÍLIA, DOCE INSPIRAÇÃO

E LÁ VOU EU, PÉ NA ESTRADA
E LÁ VOU EU, MEU AMOR
OLHOS DE FOGO DA SERPENTE ENCANTADA
ILUMINAVAM MEU DESTINO A SALVADOR

CANTEI A NOITE BUSCANDO O QUE EU QUERIA
ALEGRIA! ALEGRIA!
GUITARRA, FREVO, TAMBORES QUE TEM MAGIA
Ê BAHIA! Ê BAHIA!
COM A EVA ENCANTEI TODA CIDADE
NO TRIO ARRASTEI AS MULTIDÕES
CANTO A MINHA VERDADE, AFRICANIDADE
MISTURA DE EMOÇÕES
MEU TIMBAU... VIROU SUCESSO INTERNACIONAL
NOS PALCOS DO MUNDO O ESTRELATO A CONSAGRAÇÃO
MÃE PRETA NO SEU ACALANTO
ME FEZ MAINHA, EMBALEI TODA NAÇÃO
COMUNIDADE, POVO DO GUETO, EU SOU
CAXIAS ME ABRAÇOU

A GRANDE RIO VEM DAR UM BANHO DE AXÉ
SALVE! TODA ESSA GENTE DE FÉ
O TAMBOR DA INVOCADA PROMETE
LEVANTA A POEIRA IVETE

- Clique aqui e saiba tudo sobre o Carnaval carioca

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?

 



Comentários
Comentar