SRZD



José Armando Vannucci

José Armando Vannucci

Jornalista multiplataforma com atuação no rádio, televisão, internet e veículos impressos. Especialista em TV brasileira e com acesso a todas as emissoras do país, em seu trabalho une informação de bastidores com a crítica imparcial sobre o que é exibido pelas TVs abertas e fechadas.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



13/09/2016 15h06

Por que 'Justiça' faz tanto sucesso?

A minissérie "Justiça" é o grande acerto da televisão neste ano.

O texto de Manuela Dias é surpreendente e obriga o telespectador a deixar sua posição passiva diante do que é exibido na tela.

Foto: Reprodução de TV

É impossível assistir a essa produção sem olhar atentamente os detalhes porque há informações preciosas em cada cenário, diálogo ou ação. Além disso, nada é óbvio e muito menos maniqueísta. As personagens são absolutamente humanas a ponto de mudar os rumos, acertar, errar e voltar atrás.

As quatro histórias são amarradas pelo encontro dos protagonistas e, muitas vezes, narradas por um ângulo que não o frontal. É essa visão 360º, muito comum nas séries dos Estados Unidos, que seduz o público que busca algo novo, moderno e longe do lugar comum.

Unido a tudo isso está a bela direção de José Luiz Villamarim, que soube extrair de cada ator o seu melhor e os colocou fora de zona de conforto que a televisão muitas vezes possibilita. Atualmente, é apontado como um dos melhores em sua área. Aliás, por falar no elenco, cada episódio reserva um pouco mais de cada ator, se tornando impossível dizer quem está melhor.

O sucesso de "Justiça" deixa bem claro dois importantes pontos. O primeiro é que temos condições de produzir séries na mesma altura do que outros países, inclusive os Estados Unidos, onde o formato está absolutamente consolidado. O segundo é que a teledramaturgia, em suas várias formas, ainda é o principal produto da televisão brasileira.

Leia também: 

- Talk-show sobreviverá na TV?

- Tudo pode ser debatido. Vamos começar?

- José Armando Vannucci no SRZD

- Blog do Vannucci

Curta a página do SRZD no Facebook:



Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.