SRZD



Maria Apparecida

Maria Apparecida

CARNAVAL. Historiadora, escritora e decoradora, é considerada uma das mais respeitadas autoridades do Carnaval de São Paulo. Há 35 anos começou a se interessar pelo samba, em que desenvolveu vários projetos. Entrou para a história ao se tornar a primeira carnavalesca da folia paulistana.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



14/09/2016 11h49

'...nos dias de desfile, ela não está em nenhum camarote...'
Maria Apparecida Urbano

Certo dia uma amiga me disse: "O que você acha de se fundar uma associação de destaques? Alguns amigos estão me dando essa ideia".

Achei ótima a ideia e comentei: a primeira coisa a fazer é organizar uma diretoria junto aos seus amigos, dentro da qual você será a presidente. Feito isso, deve elaborar uma ata de fundação com o nome completo da associação. Em seguida, vá ao cartório registrá-la. Só então vamos pensar nos regulamentos.

Assim nascia a ADESP, a Associação dos Destaques das Escolas de Samba do Estado de São Paulo, tendo como presidente Izaura Panfili, um mulher que acreditou no bem estar dos destaques ajudando a todos com sua boa vontade, junto a sua diretoria e colaboradores.

Izaura Panfili. Foto: SRZD

Sonhamos juntas em poder proporcionar à sociedade paulistana um grandioso "Baile de Gala" à fantasia, cuja atração principal seria um majestoso desfile de fantasias dos destaques que já faziam parte da associação, recordando os antigos bailes realizados em que São Paulo na década de 60. Por mais empenho e luta que Izaura tenha tido, esse sonho continua em nossas mentes.

A ADESP é uma instituição sem fins lucrativos, que cresceu e continua a sua caminhada. Hoje dá a maior assistência aos destaques, bem como a todas as baianas, não interessando o nome de suas escolas; aos casais, às rainhas de bateria e suas musas, e aos demais foliões que de última hora precisam de ajuda.

Sempre contando com as mãos firmes dessa mulher guerreira, junto comsua diretoria e seus colaboradores, conseguiu um espaço no Anhembi para realizar o seu trabalho. Todas essas fantasias saem do seu espaço felizes, muito bem preparadas rumo ao sambódromo para engrandecer suas escolas de samba.

Onde encontrar Izaura durante os desfiles carnavalescos? Ela não está no camarote do prefeito, nem num camarote reservado para ela; também não está saboreando um bom uísque ao lado de grandes personalidades que vem de fora do país. Sabe onde ela se encontra? Em seu salão, atenta a cada detalhe, dando atenção a todos, correndo para providenciar alguma coisa que falha na hora, de um costeiro a uma armação de saias.

Esta é a Izaura, que eu conheci e conheço, de vida sempre atarefada e de saúde delicada, mas de uma força de luta que não tem precedente; esta é a Izaura, que conseguiu, junto com seus amigos, fazer dessa associação uma necessidade extrema para que o Carnaval de São Paulo continue no seu crescimento.

Máscara. Foto: Reprodução

Na celebração aos cem anos de samba, "1º Prêmio Benemérito do Carnaval Paulistano", na qual tive a honra de ser homenageada, deixando-me emocionada e feliz, pude presenciar o grande valor que hoje tem a ADESP, por ter começado de um sonho, e ver a sua importância atual para o Carnaval Paulistano.

A força de vontade e a garra da presidente Izaura, move a associação dando palestras, organizando encontros e festas, como a que aconteceu no dia 2 de setembro na Assembleia Legislativa. Permita que eu te diga, Izaura, o teu sonho valeu. Você conseguiu, como destaque na sua escola de coração, e com seu jeito simples e carinhoso, chegar a realizar os sonhos dos melhores destaques de São Paulo.

Parabéns ADESP, pela sua diretoria e seus colaboradores, parabéns pela ajuda maravilhosa prestada ao nosso Carnaval.

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?


Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.