SRZD



Paulo Estrella

Paulo Estrella

CONCURSO PÚBLICO. Desde 2008, diretor-pedagógico da Academia do Concurso, empresa do grupo Estácio, professor de curso preparatório desde 2003 e coordenador de cursos de pós-graduação da Academia do Concurso. Trabalha em cursos de performance, com provas realizadas por terceiros, desde 1994, tendo passado por várias redes de ensino como MV1, Bahiense e GPI, além de cursos pré-militares. É consultor de preparação, especialista em concursos, blogueiro do caderno Boa Chance do O Globo e responsável pela criação e entrega dos cursos da Academia do Concurso na sede e em todas as unidades.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



16/09/2016 10h05

Concursos para área da saúde
Paulo Estrella

Hoje vou falar de uma carreira pública que não para de contratar novos servidores, tudo bem que é uma carreira vocacionada, mas ainda assim é uma excelente fonte de empregos para quem tem a formação. Estou falando dos concursos da área de saúde. Como é de se esperar, com tantos hospitais, postos de atendimento, UPA's entre outros modelos de atendimento à população, que para funcionar, necessitam de pessoal especializado.

Não falo só de médicos, mas também de enfermeiros, farmacêuticos, bioquímicos, psicólogos, fonoaudiólogo, nutricionistas, fisioterapeutas entre outras carreiras que compõe o quadro das unidades de saúde. Esses cargos citados são apenas os de nível superior, não podemos esquecer dos cargos técnicos que formam a mão de obra mais numerosa dessas unidades, entre os principais cargos temos: o técnico em enfermagem, o técnico em laboratório, o técnico em radiologia entre outros cargos que contratam em maior volume e em praticamente todos os concursos dá área da saúde.

Nos cargos de nível superior, o volume de contratações por concurso costuma ser menor, mas aparecem em praticamente todos os editais. Poucas vagas por vez sendo ofertadas muitas vezes durante o ano.  Essa característica facilita bastante a vida do interessado em um concurso.

Com concursos tão frequentes, a vida do concurseiro melhora muito. As disciplinas cobradas nos diferentes concursos variam, mas não muito. Os conhecimentos específicos da carreira se mantém na quase totalidade das situações. Sendo assim, o conhecimento pode ser construído, ao longo do ano e aproveitando todas as oportunidades.

Quando o candidato estuda para um concurso, estará se preparando para todos os outros que ainda terão o edital publicado e a cada concurso, já que são muitos ao longo do ano, o candidato consolida, fixa e aprofunda seus conhecimentos se aproximando rapidamente da tão sonhada aprovação. 

Hoje, só na região metropolitana do Rio de Janeiro, temos um concurso da UFRJ, dois editais da FIOCRUZ, um edital para o Hospital Antônio Pedro da UFF e um edital para o hospital Gafree Guinle. Esses são alguns dos editais já publicados com muitas oportunidades de emprego. 

Como deu para perceber, mesmo com toda a crise econômica e política, os concursos continuam a ocorrer e as contratações não pararam na área da saúde e nem nas outras áreas.  Como as notícia divulgadas na mídia desanimam o candidato, a concorrência não está se preparando como deveria, quem iniciar o estudo e se mantiver na preparação, rapidamente ganhará os conhecimentos necessários para a aprovação.  

O motivo é a pequena população de concurseiros bem preparada ou se preparando por muito tempo. A hora de começar é agora!


Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.