SRZD



Ruy Chaves

Ruy Chaves

Tem experiência em implantação, desenvolvimento e reestruturação de instituições de ensino superior. Cursou Altos Estudos de Políticas e Estratégias na Escola Superior de Guerra (ESG), onde foi membro do corpo permanente e do corpo de Conselheiros. Professor universitário, também atuou em cursos da Polícia Militar do Rio de Janeiro e do Pará, em cursos de planejamento estratégico na ACADEPOL de Minas Gerais e na Escola da magistratura do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Cidadão de Aracaju, tem as Medalhas Tiradentes, da ALERJ e da Polícia Militar do Pará, e Marechal Cordeiro de Farias, da ESG.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



20/09/2016 12h29

Senado, casa de sabedoria e de justiça
Ruy Chaves

Olá, pessoal. Que tal tratarmos de nossa "classe" política, que na verdade não tem classe? Representantes dos estados membros da federação compondo a "câmara alta", o senador brasileiro tem protagonizado péssimos espetáculos, deprimentes trocas de insultos que envergonham a política, o país e a cidadania. Daí este artigo, tentando retratar uma das animadas sessões que levaram ao impeachment da presidenta sempre inocenta, briga de rua, rinha de galos, comédia pastelão, barraco total, tragédia nacional,

 

PERSIGA AS SUAS UTOPIAS!

 

Imprescindível lembrar de uma conversa que tive com o Mestre, Sócrates, muitos séculos atrás: "Jovem Míope astigmático, nada me agrada mais que conversar com pessoas de idade, pois as considero como verdadeiros viajantes que percorreram um longo caminho que eu talvez eu terei que percorrer também. Por isso devo aprender com elas se a estrada é lisa e fácil ou áspera e cheia de dificuldades".

Na Roma antiga, do latim senex, que significa velho, originou-se o termo Senado, assembleia de notáveis que, por sua experiência de vida e por sua alta sabedoria, nascidos de famílias tradicionais que expressavam riqueza e poder, estariam preparados para tomar decisões justas e sábias, equilibradas e racionais, com responsabilidades fundamentais para a dinâmica social e política do Estado. Durante a monarquia o Senado foi o conselho dos Reis; na República, a mais alta autoridade do Estado controlando a justiça, as finanças públicas e a política externa; no Império, o Senado sofreu grande restrição de funções.

No Brasil, a Constituição de 1824 criou o senador vitalício com exigências mínimas de idade, 40 anos, e de renda anual, 800 mil réis. Há tempos o Senado tem 3 representantes de cada estado e do Distrito Federal, com mandatos de 8 anos, com idade mínima de 35 anos, estando em discussão proposta de redução para 29 anos!!! Barbaridade, difícil entender se esta novidade atende aos interesses nacionais. Voltar aos tempos de D Pedro II aos 14 anos Imperador do Brasil?

Nos recentes debates sobre impeachment uma senadora atacava :

" Qual a moral deste Senado para julgar a Presidenta inocenta? Quero saber, pois a metade aqui não tem". Senadores trocavam galanteios:" Eu não sou assaltante de aposentados"! "V.Ex.ª é assaltante de trabalhador escravo"! "Mentiroso"! "Canalhas"! "Golpistas"! "Não podemos ser cretinos parlamentares"! "Esse senador é um desqualificado"! "V.Ex.ª é pior que o Beira Mar, tem mais de 30 processos no STF. Seu gabinete é uma Cracolândia , tem que fazer antidoping"! Tentando acalmar os ânimos, disse o Presidente do Senado ao Presidente do STF : "V.Ex.ª está sendo obrigado a presidir julgamento em um hospício e esta sessão é uma demostração de que a burrice é infinita"!

Briga generalizada no saloon, muitas Excelências com as mãos nada limpas atirando ofensas aos gritos, o Presidente da sessão sacou das palavras e ameaçou deixar os senadores de castigo, ajoelhados no milho : Vou usar meu poder de polícia para exigir respeito, está suspensa a sessão!

Deus do céu! Tirem as crianças da frente da televisão, o programa é proibido para menores de 35 anos! Mestre, qual a saída ??? Nossas Excelências estão nos ... eca ! Senado do Brasil, Casa de Sábios e de Justos? Viva a Lei da Ficha Limpa! Viva a Lava Jato!

Panta rei.


Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.