SRZD



Sidney Rezende

Sidney Rezende

ATUALIDADE. Jornalista, diretor do SRZD e um dos profissionais mais inovadores do país.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



30/09/2016 16h18

Sexualidade feminina de Ana Carolina a Fernanda Gentil
Sidney Rezende

Ana Carolina. Foto: Divulgação"Sou bi, e daí?". Ana Carolina, em 2005, resumiu seu estado de espírito quanto à sua sexualidade com duas ações em quatro palavras.

Não faltaram engraçadinhos para dizer que a MPB era porto de vozes potentes como Maria Bethânia, Simone, Gal Costa e Angela Ro Ro. 

Mas esse estereótipo de mulher masculinizada, "sapatão", caiu por terra. O que dizer da suavidade e poesia de Adriana Calcanhoto e Maria Gadú? Das suas vozes, ouvimos mais aconchegos do que heavy metal. 

Todas grandes artistas, mulheres importantes em tudo o que fazem. Uma palavra no plural? Dignas.

O tempo passou.

Thammy Miranda - filha de Gretchen - viaja de Pin-up desejada pelos homens até chegar aonde está: marido de Alessandra Ferreira. Talvez por conta do sorriso nos lábios. De jurada do Raul Gil, passa a ter sua condição aceita nos lares da boa família brasileira. Muitas famílias cristãs que um dia acolheram Astolfo Barroso Pinto no corpo de Rogéria.

Thammy e Alessandra Ferreira. Daniela Mercury e Malu Verçosa. Fotos: Reprodução

Em 2013, a cantora baiana Daniela Mercury foi outra que compartilhou seus sentimentos após assumir publicamente seu amor com a jornalista Malu Verçosa. "Malu agora é minha esposa, minha família, minha inspiração pra cantar", disse na ocasião. Esta foi a afirmação mais comentada, mas não a considero a mais relevante. Outra, me parece mais serena: "Tratei com a mesma naturalidade com que tratei minhas outras relações", disse em nota. 

Chegamos a Fernanda Gentil. Casada até abril com o pai de seu único filho. Amor maternal que Fernanda dedica também a um afilhado que ela cria após a mãe biológica dele ter morrido quando a criança tinha 1 um ano e meio.

Fernanda Gentil e Priscila Montandon. Foto: Reprodução/InstagramAo assumir seu namoro com a também jornalista Priscila Montandon, de 34 anos, ela repete o bom caminho da tranquilidade e não o preferido por detratores da moral alheia, a histeria. 

Seu texto vai direto ao ponto: "Estou só exercendo o meu direito de ser muito, muito feliz. Tenho apenas um recado, e é para os meus filhos, que mais cedo ou mais tarde podem ler ou ouvir tudo por aí: lembrem de não se importarem com tudo o que dizem sobre nossa vida - o que vale é que a mamãe fala com vocês em casa, olhando nos seus olhos. Não é o que vestimos que muda quem somos, e sim o que fazemos. Lembrem também, sempre, do nosso amor, que não tem cor, sexo ou raça. Amo vocês." 

O que avançamos de Ana Carolina até Fernanda Gentil? Cada vez mais mulheres decidem ser felizes da maneira que desejarem, sem precisar para isso a concordância de homens, autoridades, pastores religiosos, vizinhos, chefes ou qualquer segmento da sociedade. 

A liberdade de escolha não pode ser provisória. Ela precisa ser permanente, para ser democrática. Todos podem decidir o rumo que querem dar às suas vidas.

O que não avançamos de Ana Carolina até Fernanda Gentil? Eu escrever um artigo como este. O dia que tornar desnecessário falar sobre isso é porque temos outros assuntos mais importantes para tratar. Vamos voltar ao trabalho, porque sempre temos coisas mais relevantes pra fazer. Vou ali e já volto!


Comentários
  • Avatar
    20/10/2016 16:58:37ayrton de moraes barbosaAnônimo

    "... ser homo,hétero, bi ou outra variação sexual qualquer não é o essencial. O essencial é ser feliz. Entretanto, o que me parece realmente feio, covarde e cínico é o ato de se esconder, com vergonha do que se é e "não sair do armário" de jeito nenhum...(como conheço mts por aí...).

  • Avatar
    02/10/2016 03:07:54Laís VillaçaAnônimo

    Muito bom! Gosto muito do que você escreve, particularmente quando é em relação à causa animal. Parabéns!

  • Avatar
    01/10/2016 09:44:08AlbertoAnônimo

    Parabéns SR.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.