SRZD



Ana Carolina Garcia

Ana Carolina Garcia

CINEMA. Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



06/10/2016 19h54

Festival do Rio 2016: 'Marias' será exibido no Boulevard Olímpico
Ana Carolina Garcia

Foto: DivulgaçãoPrimeiro longa-metragem da diretora Joana Mariani, "Marias" (2016) integra a programação oficial do Festival do Rio 2016 e será exibido em sessão gratuita no próximo domingo, dia 09, às 18h, no Boulevard Olímpico, na revitalizada Praça Mauá.

"O filme surgiu de uma constatação: temos 24 países na América Latina, e todos eles têm como padroeira Maria. 'Marias' se propõe a dar várias respostas, abrindo assim a conversa sobre os valores femininos e a valorização deles nos tempos atuais. Nossa Senhora é adorada e importante para a América Latina porque representa estes valores. O acolhimento, a compreensão, o cuidado, a crença. Em tempos de agressividade, os braços sempre abertos de Maria trazem alento", afirma a diretora, que reuniu depoimentos de pessoas que têm Maria na vida e em seus nomes, buscando respostas para o questionamento: Por que para tantas pessoas, Maria tem tanta importância?

Rodado entre 2009 e 2013 em viagens pelo Brasil, Peru, Nicarágua, Cuba e México, o documentário faz um retrato destes países, que uniram suas raízes locais às influências dos colonizadores europeus e dos escravos africanos, em um sincretismo não só religioso, mas também cultural e social. A força do feminino, desde sua capacidade de renovação, de proteção, até sua alegria, se revela em cada um dos relatos das mulheres e homens que levam Maria consigo até no nome.

A exibição está marcada para a semana em que o país celebra o dia de sua padroeira, 12 de outubro, Nossa Senhora de Aparecida, mas a estreia em circuito será somente em 17 de novembro.

Assista ao trailer oficial:


Veja mais sobre:CinemaFestival do Rio

Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.