SRZD



Paulo Estrella

Paulo Estrella

CONCURSO PÚBLICO. Desde 2008, diretor-pedagógico da Academia do Concurso, empresa do grupo Estácio, professor de curso preparatório desde 2003 e coordenador de cursos de pós-graduação da Academia do Concurso. Trabalha em cursos de performance, com provas realizadas por terceiros, desde 1994, tendo passado por várias redes de ensino como MV1, Bahiense e GPI, além de cursos pré-militares. É consultor de preparação, especialista em concursos, blogueiro do caderno Boa Chance do O Globo e responsável pela criação e entrega dos cursos da Academia do Concurso na sede e em todas as unidades.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



07/10/2016 09h58

Reta final de preparação para o concurso do TCM-RJ (Parte I)
Paulo Estrella

Nesses oito dias que antecedem a prova do TCM o candidato deve buscar algum equilíbrio para garantir a qualidade da preparação. O aumento do nível de estresse  e a sensação de que nada mais é absorvido é bastante normal e o candidato deve aprender a lidar com essa situação e manter o estudo para garantir o melhor desempenho possível na prova.

Nesse texto, vou abordar algumas boas práticas para melhorar o desempenho nessa reta final dos estudos para que o candidato se mantenha na competição e aproveite bem essa reta final para os últimos ajustes da preparação. O objetivo desse texto é colocar o candidato na melhor relação custo/benefício.

Nesses últimos dias o candidato deve evitar o estudo puramente teórico, reler livros ou apostilas podem aumentar ainda mais o estresse por causa do grande volume de conteúdos e detalhes da cada disciplina. Muitos desses conteúdos e detalhes provavelmente não serão cobrados na prova.

O ideal é o candidato inverter o estudo. Resolver questões de provas anteriores da banca e do concurso e a partir dos erros retornar para a teoria e aprofundar o conhecimento específico. Com essa prática, o candidato evita os conteúdos menos frequentes e os que tem pouca chance de ser cobrado e aplica a energia em conteúdos e assuntos que já foram cobrados mas o candidato ainda não teve a oportunidade de absorver.

Quando o candidato tem consciência de quais disciplinas ou assuntos oferecem mais risco para ele na prova, mais tempo deve ser destinado a essas disciplinas e assuntos.  Nesse caso, o objetivo de candidato é nivelar, o melhor possível, os conhecimentos das disciplinas que não tem afinidade e nem conhecimento com as disciplinas que o candidato desempenha melhor. Para esses candidatos, os que já tem domínio da sua preparação, a hora é de "dar um gás", disponibilizar mais tempo para essas disciplinas mesmo que para isso tenha que reduzir muito o tempo destinado as disciplinas de melhor desempenho.

Se o candidato ainda não tem total controle da preparação, ainda não consegue identificar claramente quais disciplinas e conteúdos impactam negativamente na resolução de questões. Esses candidatos  terão mais dificuldade em planejar essa última semana de estudo, para esses, sugiro dividir o tempo de estudo de acordo com o número de questões de cada disciplina.

Essa divisão é bastante simples, como a prova tem cem questões, cada questão vale 1% da prova e o tempo de estudo remanescente até a prova deve ser dividido na mesma proporção. Nesse caso o candidato não leva em conta o desempenho do estudo já realizado, simplesmente destina mais tempo de estudo para as disciplinas que mais oferecem questões e com isso pontos na prova. Essa estratégia é bem eficiente para os candidatos que ainda não possuem experiência na preparação e nem autoconhecimento para uma divisão de tempo com base no desempenho.

Essa última semana é o período de aumentar o peso da preparação, nessa hora, todo o tempo possível deve ser destinada ao estudo, é a reta final, é o momento de aproveitar esse estresse que costuma impedir o candidato de dormir mais cedo e aproveitar esse tempo para estudar. Aproveitar as filas, o transporte, as salas de espera e resolver questões, ouvir aulas e mesmo fazer um aprofundamento teórico em algum assunto que vem errando da resolução de questões de provas anteriores... CONTINUA


Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.