Compositores: Artur das Ferragens, Gustavinho Oliveira, Danilo Garcia, Braguinha e Rafael Zimmerman
A Unidos de Vila Isabel conheceu na manhã deste sábado (8) o hino que cantará no Carnaval de 2017. O samba vencedor foi o da parceria de Artur das Ferragens, Gustavinho Oliveira, Danilo Garcia, Braguinha e Rafael Zimmerman.
- Clique e veja os vídeos das cinco parcerias concorrentes, inclusive a campeã!
Veja o momento do anúncio do samba campeão:
Passava das 6h da manhã quando o presidente Levi Júnior pegou o microfone para discursar antes de anunciar o samba campeão. Levando o público à euforia, o intérprete da agremiação, Igor Sorriso, entoou a obra vencedora para o enredo "O som da cor", a ser desenvolvido pelo carnavalesco Alex de Souza.
A festa contou ainda com a presença da rainha da bateria, Sabrina Sato, e várias musas, entre elas, a cantora Lexa. O leitor do SRZD Carnaval acompanhou toda a festa pelo site, acessando a página do Facebook e de outras plataformas que disponibilizamos nas redes sociais. E, também, ao vivo, com som de alta qualidade, através da parceira do site, a Rádio Arquibancada.
- Confira a galeria de fotos da final de disputa na Vila Isabel
O evento marcado para as 22h começou com a apresentação de um grupo de pagode e, com o passar do tempo, uma multidão tomou conta da quadra da escola, que ficou com lotação máxima. Houve antes da disputa a final que definiu a segunda porta-bandeira da agremiação: Bárbara Martins ganhou a oportunidade de defender o pavilhão azul e branco ao lado de Jackson Senhorinho. A disputa contou inicialmente com 28 porta-bandeiras. Apenas sete meninas chegaram à final do concurso: Débora Santos, Thais Romi, Raiara Monnier, Bruna Camila, Manoela Cardoso, Nathalia Pereira e a campeã Bárbara.
Sobre a disputa
Cinco sambas concorreram ao título. A primeira parceria a subir ao palco foi a de Dona Ivanísia, Antônio Conceição, Dinny da Vila, Thales Nunes e Vinicius Natal. Em seguida, os campeões Artur das Ferragens, Gustavinho Oliveira, Danilo Garcia, Braguinha e Rafael Zimmerman mostraram os motivos deste samba ser um dos favoritos da comunidade.
A terceira a se apresentar foi a de Macaco Branco, compositor único e que também ganhou a simpatia do público, inclusive dos leitores do Portal SRZD: levou a enquete realizada pelo site com 45,9% das votações. A quarta parceria foi a de Jonas, Marcelo Mendes, Mazinho Villas, Chico Moraes e Jaiminho Harmonia.
Encerrando a noite de apresentações, veio Evandro Bocão e seus parceiros André Diniz, Tunico da Vila, Professor Wladimir e Wanderson Pinguim, time forte e com compositores que já foram campeões na azul e branca, com destaque a Diniz e Tunico, filho de um dos baluartes, Martinho da Vila.
Cada grupo se apresentou por 25 minutos, com duas passagens do samba sem a bateria de mestre Wallan, e o restante junto aos ritmistas da Swingueira de Noel.
'Estamos trabalhando para reestruturar a Vila'
A Unidos de Vila Isabel, por pouco, não atrasou as atividades para o Carnaval de 2017 e, inclusive, não faria a final de disputa enquanto não resolvesse as questões relacionadas às dívidas antigas que deixariam a escola sem dinheiro nem mesmo para pagar seus funcionários. O problema, porém, foi resolvido nesta semana - Clique e entenda o que aconteceu.
Júnior Schall, que é diretor de Carnaval da azul e branca, contou ao SRZD que acredita em tempos melhores, apesar da dura realidade: "Estamos trabalhando para reestruturar a Vila. Por problemas extracampo, nós perdemos, mas temos o desafio de virar a página. Queremos retomar o ciclo vitorioso da escola. Às vezes, não temos como dizer ao componente quando é que vamos sanar os problemas". - Clique e ouça a entrevista completa.
O carnavalesco Alex de Souza, por sua vez, disse ao SRZD Carnaval que não é só a azul e branca que passa por problemas. Ele também falou que o desfile do ano que vem será dentro das possibilidades da agremiação. - Clique e ouça a entrevista completa.
Igor Sorriso aprova a obra campeã
Igor Sorriso, que pelo segundo ano é intérprete oficial da Vila, analisou as obras finalistas e revelou que se pudesse, levaria os cinco sambas concorrentes para a Marquês de Sapucaí: "Começamos com mais de dez sambas e só cinco chegaram à final. As obras são de boa qualidade, bem construídas e o enredo possibilita isso". - Clique e ouça a entrevista completa.
Colunista do SRZD Carnaval analisa vitória do samba de Artur das Ferragens e cia
Helio Ricardo Rainho, colunista do SRZD Carnaval, analisou a vitória do samba da parceria de Artur das Ferragens e seus companheiros. "A Vila deu mais um grande passo para tentar realizar um grande desfile em 2017". Ouça o áudio:
Confira o vídeo com a apresentação do samba campeão:
Veja a letra e ouça o hino de 2017 da Vila!
A minha Vila chegou
Ouça essa voz
A pele arrepia ao som da batida...
Força dos meus ancestrais
Herança que fez ressoar o rufar do tambor
Pra gente dançar assim, feliz
Maracas encontram tamborins
O reggae celebra mensagens de paz
Oh minha flor, quero você em meus braços
Bailando no mesmo compasso
Um tango de drama e amor
Vila,
"Azul" que dá o tom à minha vida
Um "sopro" de esperança na avenida
Eu faço um pedido em oração
Ouvi-la pra sempre no meu coração
Um solo de guitarra a embalar
"Soul" a mais perfeita forma de expressar
Eu vou, eu vou... Onde fez raiz a tradição Nagô
Eu vou, eu vou, foi
O povo do samba quem me chamou
Ginga no lundu, (morena)
Negro é o rei (é o rei)
Toque de Ijexá, (afoxé)
Pra "purificar" (minha fé)
Gira baiana, deixa a lágrima rolar
Quando no terreiro novamente ecoar
ÔÔ, Kizomba é a Vila
Firma o batuque no Som da Cor
Valeu Zumbi, a lua no céu
É a mesma de Luanda e da Vila Isabel
*Em colaboração ao SRZD Carnaval.
Veja a cobertura completa do SRZD Carnaval na disputa de sambas na Vila Isabel:
- Vila já tem hino de 2017! Parceria de Artur das Ferragens leva o título
- Clique e veja a galeria de fotos da final de disputa na Vila Isabel
- Final Vila: Bárbara Martins vence concurso e é nova segunda porta-bandeira
- Final Vila: primeiro casal fala da responsabilidade em defender o manto azul e branco
- Final Vila: carnavalesco abre o coração e fala sobre crise atual da escola
- Final Vila: intérprete Igor Sorriso diz que vai ser difícil escolher um só samba
- Final Vila: Diretor de Carnaval fala dos problemas que afetam agremiação
- Final Vila: veja a ordem de apresentação das parcerias concorrentes
- Final Vila: festa também decidirá quem vai ser segunda porta-bandeira
- Noite de decisão na Vila Isabel
- SRZD-Enquete na Vila: veja o samba concorrente preferido para 2017
- Clique aqui e saiba tudo sobre o Carnaval carioca
Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?