SRZD



Paulo Estrella

Paulo Estrella

CONCURSO PÚBLICO. Desde 2008, diretor-pedagógico da Academia do Concurso, empresa do grupo Estácio, professor de curso preparatório desde 2003 e coordenador de cursos de pós-graduação da Academia do Concurso. Trabalha em cursos de performance, com provas realizadas por terceiros, desde 1994, tendo passado por várias redes de ensino como MV1, Bahiense e GPI, além de cursos pré-militares. É consultor de preparação, especialista em concursos, blogueiro do caderno Boa Chance do O Globo e responsável pela criação e entrega dos cursos da Academia do Concurso na sede e em todas as unidades.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



10/10/2016 10h12

Reta final de preparação para o concurso do TCM-RJ (Parte II)
Paulo Estrella

Como a prova é dia 16, até o dia 14, antevéspera da prova, todo esforço é bem vindo, mesmo reduzindo um pouco as horas de sono. Porém muito cuidado com a véspera da prova! Por causa do estresse natural é muito comum o candidato pegar muito pesado com os estudos nesse dia.

O ideal é revisitar aqueles conteúdos que exigem memorização, rebater esses conteúdos, melhorar a fixação pode melhorar bastante o desempenho na prova. O ideal é estudar um pouco e deixar algum tempo para relaxar, assistir um filme, uma peça dar um passeio fazer alguma coisa que traga algum prazer à vida, obviamente sem exageros pois você precisa estar inteiro para o dia seguinte, nada pior que fazer uma prova de ressaca ou situação parecida. Antes de dormir, revise o trajeto que fará, que horas sairá e os apetrechos para a realização da prova, quanto menos estresse tiver que enfrentar para chegar ao local da prova, melhor será.

Para a hora da prova, sugiro ir lendo e resolvendo a prova na sequência, se sabe a resposta, marca na hora, se não sabe ou tem várias dúvidas pule a questão. Isso garante que você ao final da primeira passagem pela prova todo o conhecimento que consegue identificar, as questões que são fáceis para você serão marcadas enquanto ainda não esta cansado. Na segunda passagem pela prova, só avalie as questões que deixou em branco, não perca tempo com o que já resolveu.  Dessa vez, pode perder um pouco mais de tempo nas questões mas se atenha as questões que alguma chance de responder por associação, bom senso e eliminação de alternativas erradas. Aquelas questões que você não sabe para que lado venta, pule e ataque a próxima que deixou em branco, se der tempo você pode voltar nelas e gastar o tempo que restar no fim da prova.

Usando essa técnica, o candidato resolve tudo que sabe logo no início da prova quando está menos cansado, resolve as questões que precisam mais tempo mas o candidato tem o conteúdo necessário no tempo restante e aquelas questões que o candidato tem dificuldade de entender ou não tem o conhecimento necessário para resolver, se não tiver tempo para visitar cada uma delas novamente, pode chutar a resposta no próprio cartão resposta.  Essas dificilmente seriam resolvidas com sucesso. 

Ainda durante a prova, quando aquele desespero se abater sobre você e tiver dificuldade de se concentrar na prova, pense positivo e acredite "Há vida após aprova!".  Se não for dessa vez, será na próxima, sua vez chegará desde que se mantenha nesse caminho. Existe uma máxima nesse mercado de concursos, não há quem não passe em concurso público, há quem desiste antes de passar. Boa preparação a todos e muito boa sorte nessa grande prova que se aproxima.


Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.