SRZD


12/10/2016 04h43

Salgueiro escolhe samba de Marcelo Motta para cantar 'Divina Comédia' em 2017
Rodrigo Trindade e Pedro Leite*

Foto: SRZD-Thony Serdoura

Compositores: Marcelo Motta, Fred Camacho, Guinga do Salgueiro, Getúlio Coelho, Ricardo Neves e Francisco Aquino

A Acadêmicos do Salgueiro levará para a Marquês de Sapucaí, em 2017, o samba da parceria de Marcelo Motta, Fred Camacho, Guinga do Salgueiro, Getúlio Coelho, Ricardo Neves e Francisco Aquino para cantar o enredo "A Divina Comédia do Carnaval".

- Mais fotos! Confira a galeria com a festa na quadra da vermelha e branca

- Mais vídeos! Veja a apresentação das quatro parcerias na final de disputa

Veja o momento em que a presidente Regina Celi anuncia samba vencedor:

Foto: SRZD-Thony Serdoura

Em final de disputa durante a madrugada desta quarta-feira (12), tais compositores realizaram uma apresentação que visivelmente agradou o público presente e a direção da vermelha e branca. Nos bastidores, já rolava conversa que era o samba preferido. Na enquete promovida pelo SRZD, os leitores também mostraram preferência por esta obra.

Após anúncio do samba campeão, sambistas vão para rua e quase promovem minidesfile: 

Foto: SRZD-Thony Serdoura

Um show dos segmentos, com destaque à ala de passistas de Carlinhos Salgueiro

Com uma apresentação de gala dos segmentos, em especial os casais de mestre-sala e porta-bandeira e ainda a ala de passistas, coreografada por Carlinhos Salgueiro, a madrugada foi embalada por sambas históricos como "Peguei um Ita no Norte", de 1993, e "Tambor", de 2009, com as vozes dos intérpretes Leonardo Bessa e Serginho do Porto.

Foto: SRZD-Thony Serdoura

Foto: SRZD-Thony Serdoura

O leitor do SRZD Carnaval acompanhou toda a festa pelo portal, ao vivo, através da parceria com a Rádio Arquibancada e ainda com as reportagens especiais. Também acessando a página do Facebook e por outras plataformas disponibilizadas nas redes sociais.

Foto: SRZD-Thony Serdoura

Foto: SRZD-Thony Serdoura

Sobre a disputa de sambas e resultado oficial

A primeira parceria subiu ao palco por volta de 2h20 da manhã. Xande de Pilares, Dudu Botelho, Miudinho, Betinho de Pilares, Jassa e Ralfe Ribeiro contaram com uma torcida grande. Bandeiras e balões nas cores vermelha e branca fizeram parte da apresentação. Os compositores contaram com a força de Ito Melodia, intérprete da União da Ilha, para embalar o samba.

Foto: SRZD-Thony Serdoura

A segunda obra a se apresentar foi a de Luiz Pião, Gilma L. Silva, Ivan Ribeiro e João Conga. Em seguida, se apresentou Demá Chagas, Antônio Gonzaga, Renato Galante, Leonardo Gallo e Vanderlei Sena, com a força dos intérpretes Tinga, da Unidos da Tijuca, e Leozinho Nunes, da São Clemente.

Foto: SRZD-Thony Serdoura

Foto: SRZD-Thony Serdoura

Marcelo Motta, Fred Camacho, Guinga do Salgueiro, Getúlio Coelho, Ricardo Neves e Francisco Aquino fecharam a disputa com chave de ouro e com o gosto do bicampeonato. Apostaram na voz do intérprete Igor Sorriso, da Unidos de Vila Isabel, e ainda em Diego Nicolau, da Renascer de Jacarepaguá.

Foto: SRZD-Thony Serdoura

A apresentação dos sambas foi dinâmica e aparentemente não causou cansaço ao público, um modelo a ser seguido: cada parceria se apresentou por cerca de 30 minutos, da seguinte forma: duas primeiras passadas sem a bateria de mestre Marcão; na metade do tempo, outras duas passadas sem bateria e cantores, apenas com a comunidade. Depois, todos juntos.

Foto: SRZD-Thony Serdoura

Enquanto os cantores oficiais do Salgueiro relembravam sambas antigos das agremiações cariocas, a direção da escola se reuniu em sala fechada para definir qual hino cantar em 2017. O resultado foi anunciado por volta das 4h45 da manhã desta quarta-feira, após a presidente Regina Celi discursar de forma breve e revelar o campeão.

Saia justa?

Foto: SRZD-Thony Serdoura

Ainda na noite de terça-feira, antes de anunciar a entrada dos segmentos da agremiação para o show que daria início à festividade no Salgueiro, o locutor da quadra conclamou a comunidade a votar em Marcelo Crivella (PRB) para prefeito do Rio, a pedido da presidente Regina Celi. O retorno desta empreitada, porém, não foi positivo: em coro claramente de reprovação, precedido por vaias, sambistas gritaram: "É Freixo! É Freixo! É Freixo!", em alusão a Marcelo Freixo, candidato do PSOL à Prefeitura do Rio de Janeiro.

Visivelmente constrangido, o locutor tentou contornar a situação dizendo o seguinte: "Vocês têm liberdade de expressão e manifestação". Regina não se manifestou.

SRZD Carnaval ouviu principais segmentos sobre atividades para 2017

O SRZD Carnaval conversou com os profissionais da agremiação durante a festa. Você pode conferir abaixo os links para as entrevistas, um por um:

A presidente Regina Celi contou ao SRZD Carnaval o que espera para 2017, relembrou a saída de Dudu Azevedo da direção de Carnaval (atualmente na Grande Rio), fez elogios e explicou a oportunidade concedida a Alexandre Couto, atual diretor de Carnaval da escola. "O Dudu Azevedo foi para outro caminho, é uma pessoa que eu gosto muito, uma pessoa com quem aprendi muito, ele aprendeu muito comigo e o nosso diretor de Carnaval é tão bom quanto o Dudu". Ouça mais abaixo:

Foto: SRZD-Thony Serdoura

A dupla de carnavalescos Renato e Márcia Lage falou sobre o enredo de 2017 do Salgueiro, "A Divina Comédia do Carnaval", e ainda disse que o samba deve passar de forma clara o que pretende mostrar ano que vem na Marquês de Sapucaí: "Não importa o tema, mas a imagem que a gente faça. A preocupação é de dar leitura para que todos entendam perfeitamente o que a gente quer passar". Ouça mais abaixo:

Foto: SRZD-Pedro Leite

Sidcley e Marcella Alves, detentores do pavilhão do Salgueiro, explicaram o desafio de ensaiar em busca da nota máxima na Marquês de Sapucaí e abrem o coração sobre a pressão em representar uma agremiação como casal de mestre-sala e porta-bandeira. "O mais difícil não é a gente alcançar, mas a gente manter [a nota máxima]". Ouça mais abaixo:

Foto: SRZD-Thony Serdoura

Sem querer dar muitas entrevistas e posar para fotos, a rainha de bateria Viviane Araújo disse que não precisa mais inovar. Será mesmo? Ouça a entrevista:

Foto: SRZD-Thony Serdoura

O comandante da bateria "Furiosa" explicou as características e peculiaridades de sua atividade no Salgueiro, além de opinar sobre as obras que concorriam na disputa: "Tem que ter uma boa cadência, para que eu possa manter o trabalho que já venho fazendo faz tempo. Cada ano é um samba diferente, devido à proposta diferente de enredo. Vamos esperar o resultado para poder definir a quantos batimentos por minuto levaremos nossa bateria". Ouça a entrevista completa com mestre Marcão:

Foto: SRZD-Pedro Leite

Hélio Bejani, que junto com sua esposa, Beth Bejani, faz a coreografia da comissão de frente do Salgueiro, explicou até que ponto a escolha de um bom samba influencia na concepção do trabalho realizado neste quesito. Ele também comentou sobre o uso de elementos alegóricos e deu pequenas dicas do que pode vir em 2017. Ouça a entrevista:

Foto: SRZD-Pedro Leite

A dupla de intérpretes Leonardo Bessa e Serginho do Porto deram suas opiniões sobre o "samba ideal" para a vermelha e branca antes do anúncio final. Bessa: "Aquele samba que conquiste a escola e leve o Salgueiro a fazer um bom desfile". Serginho: "A obra campeã é aquela que arrebenta a boca do balão". Ouça entrevistas dadas ao SRZD Carnaval.

Foto: SRZD-Thony Serdoura

*Em colaboração ao SRZD Carnaval.

Letra do samba de 2017 do Salgueiro:

Compositores: Marcelo Motta, Fred Camacho, Guinga do Salgueiro, Getúlio Coelho, Ricardo Neves e Francisco Aquino

VOU EMBARCAR EM ILUSÕES
À LOUCURA ME ENTREGAR
PRAZER...
SOU POETA DELIRANTE, O AMANTE
NA PROFANA LIBERDADE
DEVOTO DA INFERNAL FELICIDADE
QUERO O GOSTOSO VENENO DO BEIJO
SACIAR O MEU DESEJO
ME EMBRIAGAR
NOS BRAÇOS DA FOLIA ME JOGAR

VOU ME PERDER PRA TE ENCONTRAR
ENLOUQUECER, MORRER DE AMAR!
PRA QUE JUÍZO, AMOR? A NOITE É NOSSA...
DO JEITO QUE O PECADO GOSTA!

SINTO MINH´ALMA SE PURIFICAR
VISLUMBRAR...
O PARAÍSO, NO FIRMAMENTO
TRÊS "COM SAGRADOS" TALENTOS
"VÊ, ESTÃO VOLTANDO AS FLORES..."
LÁ, ONDE RESSOAM TAMBORES
TOCA BATUQUEIRO, DOBRE O RUM
AOS PRESENTES DE ORUM...
GIRA BAIANA E FAZ DO CÉU UM TERREIRO
TINGE ESSA AVENIDA DE VERMELHO
É NOSSA MISSÃO, CARNAVALIZAR A VIDA...
VIDA É FEITA PRA SAMBAR!
DESSA PAIXÃO QUE ENCANTA O MUNDO INTEIRO

SÓ ENTENDE QUEM É SALGUEIRO...
SÓ ENTENDE QUEM É SALGUEIRO...

Acompanhe a cobertura do Portal SRZD na final de disputa de sambas do Salgueiro:

- Salgueiro escolhe samba de Marcelo Motta para cantar 'Divina Comédia' em 2017

- Mais fotos! Confira a galeria com a festa na quadra da vermelha e branca

- Mais vídeos! Veja a apresentação das quatro parcerias na final de disputa

- Final Salgueiro: 'Não tem mais no que inovar', opina rainha Viviane Araújo

- Final Salgueiro: dupla de carnavalescos fala sobre o enredo de 2017

- Final Salgueiro: coreógrafo conta o que pode vir na comissão de frente em 2017

- Final Salgueiro: 'Regina é um espelho para mim', elogia Solange, da Mocidade Alegre

- Final Salgueiro: primeiro casal Sidcley e Marcella Alves fala da pressão em conquistar 40 pontos

- Final Salgueiro: intérpretes Leonardo Bessa e Serginho do Porto falam de 'samba ideal'

- Final Salgueiro: presidente Regina Celi relembra saída de Dudu Azevedo

- Final Salgueiro: mestre Marcão opina sobre samba ideal para sua bateria

- Final Salgueiro: escola se aproxima do início da festa que decidirá hino de 2017

- SRZD-Enquete: Veja qual é o samba mais votado pelo leitor do SRZD para o Salgueiro

- Acompanhe ao vivo a final de disputa no Salgueiro, através da transmissão Portal SRZD e Rádio Arquibancada

- Clique aqui e saiba tudo sobre o Carnaval carioca

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?


Veja mais sobre:SalgueiroCarnaval 2017

Comentários
  • Avatar
    13/10/2016 10:46:10Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Oswaldo Fernandes Filho, salgueirense parceiro de Juiz de Fora (MG), agradeço-lhe pelo alerta. Não é ´surpresa´ que a ótima presidenta do Salgueiro sendo do PMDB apoie e peça votos p/Crivella (PRB). É uma ´natural´ atitude conservadora e reacionária dela ao que significa a candidatura de Freixo (PSOL) inclusive para nosso mundo do samba. A presidenta salgueirense fez o mesmo em 2012 quando então ainda era discriminada, oprimida e relegada à mera suplência no Conselho Fiscal da LIESA nos dois sexistas/machistas mandatos anteriores do presidente do órgão, Jorge Castanheira. Embora este não seja o seu caso, parceiro Oswaldo Fernandes Filho, rejeitemos tanto o sectarismo quanto o analfabetismo político. Vide o comentário do leitor & adepto de nosso mundo do samba, Xavier de Macaé. Aqui, o atual e reeleito alcaide, o médico Dr. Aluízio (PMDB) é egresso do PV e é originário do PSDB. No qual foi arrependido-aliado da corrupta oligarquia burguesa que dominou o povo pobre e oprimido durante 35 anos (1977 a 2012). A ´referência´ do leitor Xavier de Macaé é o alcaide anterior que é torcedor União da Ilha, mas desfilava pela Deusa da Passarela enquanto padrinho de casamento de Neguinho da Beija Flor. Neste ano nem houve desfile das escolas de samba de Macaé onde me afastei da verde-rosa Princesinha em 1983 enquanto diretor campeão 1982. Por último, apesar da ótima presidenta salgueirense ser conservadora e reacionária. Junto com o presidente portelense Luiz Carlos Magalhães, somente presidentes de escolas de samba podem fazê-lo, ela e ele são nossas esperanças de algum tipo de mudança na caixa-preta LIESA e em nosso indevidamente mercantilizado mundo do samba. Saudações carnavalescas do portelense, Almir de Macaé.

  • Avatar
    12/10/2016 19:55:14Xavier di MacaéMembro SRZD desde 13/06/2010

    Com exceções do lindo Salgueiro, Estácio de Sá, etc o mais importante no momento é o Brasil sair do vermelho e os sambistas terem novamente emprego para curtirem muito SAMBA. Política e samba não combinam.

  • Avatar
    12/10/2016 18:43:12Oswaldo Fernandes FilhoMembro SRZD desde 09/04/2009

    Almir da Silva Lima , sua pergunta sobre quem a Presidente apoia é Respondida abaixo de onde está Escrito Saia Justa? A pedido da Presidente Regina o locutor solicitou que a Comunidade votasse em Marcelo Crivela. Onde parte do Público começou a entoar canto de apoio a Freixo.

  • Avatar
    12/10/2016 17:54:34Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    A propósito da ´campanha´ dos leitores do site Carnavalesco pela volta/retrocesso do intérprete Quinho ao carro de som oficial do Salgueiro, eu afirmo o seguinte. Por não ser apartado da sociedade, o nosso mundo do samba reproduz mazelas como o retrocesso do impeachment da presidenta da República sem prova do crime de responsabilidade, para pôr no cargo de chefe da nação o vice que é do maior partido político da burguesia no Brasil (PMDB). Isso, apesar de o partido de trabalhadores da presidenta ter governado junto e muitíssimo mais para burguesia, que para o povo pobre e oprimido. Fora Temer e esse Congresso Nacional! Pela Assembleia Popular Nacional Constituinte! Pelo Governo dos Trabalhadores! Quanto à improvável volta de Quinho ao Salgueiro, ele faz ´marketing´ posando de salgueirense, apesar de ter iniciado carreira profissional de sambista na União da Ilha em 1985. Tá certa a ótima presidenta salgueirense Regina Celi Fernandes quando descarta a volta dele ao carro de som oficial. Ela que também preside o Conselho Fiscal da LIESA, deve ignorar seus detratores que a acusam sem provar de ´adepta´ da agremiação de Noel. Além de deixar claro agora se votará e ou/indica corretamente o voto em Freixo ou equivocadamente no nefasto Crivella, ela precisa ficar ligada. Ao invés de cogitar candidatar-se novamente à vereança carioca em 2020, ela desde já deve buscar compor na eleição presidencial da LIESA em meados de 2018, uma chapa concorrente independente com o presidente da Portela, Luiz Carlos Magalhães. Afinal, a menos que o Salgueiro e a Portela realizem desfiles três notas 10 em todos nove quesitos avaliados, ambas prosseguirão sendo ´roubadas´ conforme o foram em 2014/5 e 2016. Saudações carnavalescas do portelense, Almir de Macaé.

  • Avatar
    12/10/2016 11:45:28Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Nas enquetes, eu tinha mesmo votado pra este sambão se sagrar ´hino´ oficial 2017 do Salgueiro. Ao qual ´atribuí´ nota 10, com as imprescindíveis justificativas acerca dos subquesitos letra/poesia/rimas e melodia/ritmo/identidade musical salgueirense em relação ao enredo ´A Divina Comédia´ do Carnaval´ dos casal de carnavalescos, o mago do neon Renato & Márcia Lage. Esta tem razão em relação às esdrúxulas justificativas do ´suspeito´ quadro de julgadores da caixa-preta LIESA neste ano. Quanto ao injusto (´roubado´) bi vice do Salgueiro em 2014/5, a melhor declaração à imprensa foi dada pelo carnavalesco: ´Sinto-me enojado com as campeãs que ´conquistaram´ seus títulos através de desfiles militarizados, apelidados de técnicos & competitivos, supostamente sem erros, frios, monótonos e sem ser apoteóticos, alegres, contagiantes e emocionantes para o público´. Já eu anteriormente afirmei, o 5º & semifinalista samba concorrente/parceria liderado pelo compositor-bamba Tiãozinho do Salgueiro era o meu ´preferido´. Assim, conforme ensinou o filósofo dos filósofos, Marx, o critério da verdade é a prática. Ou seja, eu não estou convencido que o ´hino´ oficial 2017 salgueirense necessite dos tais ´ajustes´ ditos pela ótima presidenta Regina Celi Fernandes. A propósito, é discriminatório & nefasto o apelido ´sinhá´ que lhe foi dado pelos preconceituosos humoristas Sambistas da Depressão. Agora, depois de ter equivocadamente concorrido a vereadora pelo maior partido político da burguesia no Brasil (PMDB). Ela, por isto obteve pífios 4.280 votos comparativamente ao menos votado (Dr. João Ricardo, 14.994 votos) da majoritária bancada de 10 edis cariocas peemedebistas. É fantasioso o discurso dela: ´Fiz mais de 70 lideranças (sic) em toda cidade´. Urge ela dizer se votará e ou indica votar acertadamente em Freixo ou equivocadamente em Crivella. Saudações carnavalescas do portelense, Almir de Macaé.

  • Avatar
    12/10/2016 08:58:47Oswaldo Fernandes FilhoMembro SRZD desde 09/04/2009

    Regina Celi Golpista. Também concorreu por Partido GOLPISTA, só podia seguir o Golpista Maior #FORATEMER

Comentar