SRZD



Celso Sabadin

Celso Sabadin

CINEMA. Jornalista, crítico de cinema, professor, escritor, curador e cineasta. É autor dos livros "Vocês Ainda Não Ouviram Nada - A Barulhenta História do Cinema Mudo", "Éramos Apenas Paulistas", biografia do cineasta Francisco Ramalho Jr., e "O Cinema como Ofício", biografia do cineasta Jeremias Moreira. Roteirizou e dirigiu o longa metragem "Mazzaropi", lançado em 2013, e o curta "Nem Isso", a partir da obra de Luís Fernando Veríssimo, lançado em 2015. Corroteirizou e codirigiu a série de TV "Mazzaropi, Uma Série de Causos", exibida no Canal Brasil. É editor do site "Planeta Tela", especializado em Cinema, e sócio-fundador da Abraccine - Associação Brasileira de Críticos de Cinema.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



13/10/2016 09h36

'Terra Estranha': início promissor de um bom trio de estreantes
Celso Sabadin

Depois de alguns curtas e documentários bem sucedidos, a diretora Kim Farrant estreia no longa ficcional de maneira bastante convincente: "Terra Estranha" pode não trazer uma história das mais originais, mas demonstra grande competência no quesito criação de clima. Que envolve, direta e incisivamente, o talento direcional.

Terra Estranha. Foto: Divulgação

Aos poucos, sem pressa, o espectador vai tomando contato com o drama que se abateu sobre Catherine (Nicole Kidman) e Matt (Joseph Fiennes), que ao lado dos dois filhos tenta se adaptar a uma nova vida numa desolada cidadezinha do interior da Austrália. Sob todos os pontos de vista, o clima é denso e árido. Inclusive literalmente. Debaixo de sua imaculada roupa de farmacêutico e sem um fio de cabelo fora do lugar, Matt busca hipocritamente esconder um passado do qual se envergonha. Catherine traz a perturbação no seu olhar e nos seus gestos. As crianças trilham aos trancos e barrancos os caminhos do crescimento, da maturidade e da descoberta da sexualidade. Paira sobre a cidade e sobre a família uma pesada nuvem de mágoas, tensões insuportáveis e segredos inconfessáveis. 

"Terra Estranha" marca a estreia no longa de ficção não apenas da diretora, mas também de seus roteiristas, Fiona Seres e Michael Kinirons (este também autor do argumento), nomes até o momento mais ligados à TV que propriamente ao cinema. Um bom início de carreira cinematográfica coroado com indicações tanto aos principais prêmios da crítica australiana como também ao prêmio do júri no Sundance Festival.

A estreia é nesta quinta, 13 de outubro. 


Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.