SRZD



Ruy Chaves

Ruy Chaves

Tem experiência em implantação, desenvolvimento e reestruturação de instituições de ensino superior. Cursou Altos Estudos de Políticas e Estratégias na Escola Superior de Guerra (ESG), onde foi membro do corpo permanente e do corpo de Conselheiros. Professor universitário, também atuou em cursos da Polícia Militar do Rio de Janeiro e do Pará, em cursos de planejamento estratégico na ACADEPOL de Minas Gerais e na Escola da magistratura do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Cidadão de Aracaju, tem as Medalhas Tiradentes, da ALERJ e da Polícia Militar do Pará, e Marechal Cordeiro de Farias, da ESG.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



17/10/2016 11h14

Feliz dia do professor!
Ruy Chaves

Olá, pessoal. Todos os dias deveriam ser dias de honras aos professores, não? Tragicamente, em 15 de outubro de 2016, como em todos os anos, os professores não têm o que comemorar no Brasil, sequer foram lembrados pela quase totalidade dos poderes públicos, totalmente esquecidos por seus alunos.  A vida toda professor, divido este artigo com meus inesquecíveis professores e com quem ama e respeita os seus mestres da vida toda.

 

PERSIGA AS SUAS UTOPIAS!

 

Vamos combinar, hoje é 15 de outubro, Dia do Mestre, então, hoje é dia de ser feliz. Pare e desconecte-se, sempre é possível. Respire fundo, feche seus olhos, entregue-se às suas lembranças, pense em suas grandes conquistas, na vida que você construiu com sabedoria e honra, superando desafios extraordinários, libertando-se como senhor de seu destino e não escravo de suas circunstâncias.

Seja um com você mesmo neste tempo de reflexão, de reencontro com seu passado, o olhar sobre o passado orientando o olhar para o seu futuro, momentos incríveis de sua vida voltando ao seu domínio, pessoas incríveis em sua vida tomando forma em sua mente absolutamente aberta por seus olhos fechados.

A felicidade somente existe com o outro. É impossível ser feliz sozinho, diz a música.  Muitas pessoas fizeram, fazem e farão você feliz, viveram para você, para a construção de sua sensibilidade e de sua identidade, para a sua formação ética, pessoal e profissional, pessoas que estarão para sempre em você, marcas que o tempo não apagará, embora algumas lembranças se percam em muitos desvios. Por toda a sua vida você tem buscado repetir as melhores lições que a vida e algumas pessoas lhe proporcionaram para que possa fazer outras pessoas felizes. Você segue as melhores lições que recebeu, não?

Continue de olhos fechados, respire mais fundo e lembre-se de seus professores. Afinal, seus professores estiveram e estarão em sua vida toda. Acolheram você com suas muitas lágrimas e temores, alimentaram você, cuidaram de sua higiene e de suas dores, ensinaram você a ler e a escrever, apresentaram a você o mundo que era outro a cada dia, mundo de ameaças e de oportunidades, desafiaram você como verdadeiros artesãos de sua formação, fizeram você pessoa, humano, adulto, profissional, construindo seus valores e sua competência para o bem e para a justiça, para a sociedade e para o trabalho, lições de vida e de cidadania, mesmo.

Falsos profetas do passado insistiram que no futuro os professores deixariam de existir ou teriam importância menor.  Alguns futurólogos míopes e astigmáticos ainda insistem neste erro de avaliação. Mas professores são eternos, insubstituíveis, inesquecíveis, não? Professores educam pessoas para que aprendam a pensar, para que construam com autonomia seu saber de transformação. A educação liberta e faz o homem verdadeiramente humano, outro e melhor a cada dia.

Abra os olhos e responda: que pessoa você seria sem a educação que seus professores tornaram possível? Por que ameaçadores caminhos a vida teria conduzido a sua vida? Qual seria o seu saber, a sua sensibilidade, a sua capacidade, se professores não estivessem a seu lado por toda a sua vida? A quem você teria feito feliz, que filho você seria, que amigo você seria, que pai você seria, que...?

Todos os dias são dias do professor. Mas hoje é o Dia do Professor. Então, feche seus olhos novamente, respire muito fundo, deseje o melhor para seus professores em que mundo estiverem. Dedique preces de reconhecimento e de gratidão aos professores que são referência para toda a sua vida e para a vida que você dedica ou dedicará a seus filhos e a todos a quem você ama tanto. Se você chorar a boa lágrima, ótimo. Lágrimas de gratidão e de saudades sempre honram a natureza humana.

Professores são a vida e a esperança. Sempre. A benção, meus professores! Devo muito a vocês.

 

Panta rei


Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.