SRZD



Nyldo Moreira

Nyldo Moreira

TEATRO E MÚSICA. Jornalista, especializado em cultura e economia. Ator e autor de peças de teatro. Apresentou-se cantando ao lado de artistas, mas não leva isso muito a sério. Pratica a paixão pela música em forma de textos e críticas. Como diretor, esteve a frente de dois curtas, um deles que conta a vida no teatro. 

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



18/10/2016 13h47

Anitta e Paula Fernandes: o novo temor dos tenores!
Nyldo Moreira

Os dois dias de shows do tenor Andrea Bocelli em São Paulo tiveram a grandiosidade de todos os seus espetáculos ao redor do mundo. Em tour com o álbum "Cinema", o italiano recheou de sucessos o encontro com os brasileiros e deixou as novidades um pouco de lado. Anitta e Paula Fernandes foram o assunto do show, a funkeira desafinou ao fazer dupla com Bocelli, e Paula Fernandes calou-se, ao invés de cantar.

Andrea Bocelli. Foto: Nyldo Moreira

 

O fiasco das participações das cantoras brasileiras não deteriorou o show de um dos tenores mais populares do mundo. Aliás, nem mesmo a chuva que caiu na quinta-feira, segundo dia de show, conseguiu desarmar o que estava programado. Tudo estava lindo até que Anitta tomasse o microfone. Sozinha ela cantou "Somewhere Over The Rainbow" e nem escorregou tanto assim, mas quando resolveu partir para o repertório do dono do espetáculo aí a coisa ficou feia. Tentando alcançar notas impossíveis para sua extensão vocal, Anitta buscava reproduzir o gestual de uma soprano, impulsionava braços, peito, diafragma, tudo... e só piorava. Foi horrível! Eu a acho uma boa cantora, de verdade... mas, cantando o que ela canta. Talvez uma bossa nova tivesse sido uma boa.

No segundo dia foi a vez de Paula Fernandes ganhar o alvo dos comentários! Cantou sozinha "Além da Vida", que permitiu demonstrar a beleza que tem na voz... isso quando ela não parece travar os dentes pra cantar. Enfim... chegaria a hora de cantar com Bocelli. Foi ao seu lado e nem abriu a boca - também em uma canção do repertório do tenor, certamente sabendo a impossibilidade de atingir as notas, abandonou o microfone, mas ficou de corpo presente. Bocelli desconcertou-se e desconsertou-se! Onde caberiam as entradas de Paula, a imensidão da Orquestra Jovem do Estado preenchia. O Coral Jovem do Estado e o Coral do Guri deixaram tudo mais bonito. Não sabe-se de onde vieram as escolhas de Anitta e Paula Fernandes para o show, mas, realmente para esse número foi um péssimo negócio - sobretudo em um país de Zizi Possi e Bibi Ferreira, por exemplo, que dariam tudo num repertório desse. E elas têm esse tudo pra dar!

Andrea Bocelli com Paula Fernandes e Anitta. Fotos: Nyldo Moreira

Essa mania de misturar ritmos só para infiltrar artistas que estão na "crista na onda" é de uma estratégia de marketing tão furada que só poderia resultar em fiasco!

Mas, ainda bem que a grande estrela era o Bocelli! Um cantor de acertos, de uma limpeza impecável na voz e um olhar totalmente notável que é exprimido pelo som que sai de sua boca!

Confira um compacto que gravamos dos dois dias de shows de Andrea Bocelli no Allianz Parque, em São Paulo. Neste vídeo você poderá ver e ouvir as participações de Anitta e Paula Fernandes, além de duetos com a violinista Caroline Campbell e com a soprano Maria Aleida Rodriguez, que faz um ótimo trabalho, mas com ressalvas também.

Infelizmente parece ter faltado ensaio com as cantoras, porque todo defeito já teria sido identificado. Já com o coral e a orquestra, tudo impecável e belo! Confira o compacto no vídeo abaixo:

 


Comentários
  • Avatar
    18/10/2016 22:53:25Jose PaivaAnônimo

    Que bom que corrigiu o nome da música. Parabéns!! Aliás, vale a pena ouvi-la.

  • Avatar
    18/10/2016 16:06:14AlexandreAnônimo

    E você deveria aprender a pontuar e acentuar corretamente, não é mesmo, José Paiva!?

  • Avatar
    18/10/2016 15:30:56Jose PaivaAnônimo

    Como é mesmo o nome da musica? Summer over the rainbow? Parece ser mais facil criticar que fazer nao é? Voce deveria saber o nome desse classico do cinema antes de criticar alguem.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.