SRZD


06/08/2006 00h00

Estação Cantagalo do metrô será inaugurada em dezembro
Julieta Thomé

O governo do estado marcou neste fim de semana uma data para a inauguração da estação Cantagalo do metrô, em Copacabana: 15 de dezembro.

As obras estao abertas à visitação pública. 'O programa de visitação começou na semana passada e temos fila de pessoas que querem conhecer essa obra gigantescaâ?, conta o secretário estadual de Transportes, Albuíno Azeredo.

A terceira estação do metrô em Copacabana terá capacidade para receber cerca de 25 mil passageiros diariamente e, com uma área de manobras, vai permitir a redução do intervalo de espera entre as composições da linha 1, passando de quatro minutos e 20 segundos para três minutos. De acordo com Azeredo, prosseguem as negociações com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para continuar a expansão do sistema metroviário, chegando até a Praça General Osório, em Ipanema. O objetivo é transportar 50 mil pessoas por dia.

'Estamos aguardando ansiosamente a liberação desse empréstimo. O BNDES está consultando a Advocacia Geral da União e estamos fazendo o possível para deixar essa obra, que terá duração mínima de 18 meses, já encaminhadaâ? explicou o secretário.


Novos trens no sistema ferroviário

Esta semana, o governo do estado vai disponibilizar mais quatro novos trens coreanos, cada um com capacidade para 1,3 mil passageiros por dia. Com os outros quatro que já foram entregues, serão oito novos trens atendendo as linhas de Bangu e Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, e de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. No total, o governo do estado comprou 20 trens coreanos, com financiamento do Banco Mundial e recursos próprios previstos no PET (Programa Estadual de Transportes).


Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.