SRZD


27/01/2009 16h59

Especial barracões: Intrépida Trupe no abre-alas do Salgueiro no Carnaval 2009
Isaac Ismar

Foto: Isaac IsmarSimples e objetivo. "Tambor" é o enredo do Salgueiro para este carnaval. Um enredo fácil de ser entendido e rico em conteúdo. Não há grandes invenções mirabolantes por parte do carnavalesco Renato Lage, que assina o desfile. Quando as fantasias e carros alegóricos da vermelha-e-branca passarem pela Sapucaí a leitura será evidente.
 
- A ideia surgiu porque o tambor faz parte da nossa vida. Foi criado na pré-história. Vamos abordar o tambor como um instrumento de comunicação entre a humanidade. Queremos mostrar a diversidade que ele traz não só na música, como no ritual religioso e numa série de quesitos. Ele dá o ritmo a nossa vida. É um tema muito forte, que as pessoas já trazem isso consigo no inconsciente, e isso é muito bacana - explica Renato.

* Fotos do barracão
 
Durante a fase de pesquisa, o carnavalesco percebeu que a idéia podia se tornar um belo carnaval e apostou nela.
 
- Foi um enredo muito fácil de ser pesquisado. É algo que está na nossa frente quase todos os dias. Não haveria samba e nem escola de samba sem o tambor. Ele é justamente o elemento que gera alegria e emoção. Busquei nos primórdios da pré-história, quando o homem primitivo descobriu o tambor através de um tronco seco de árvore, esticou a pele onde fazia a caça e percebeu um som poderoso. Dali começou tudo, acho que pode ser chamado até de religião - empolga-se.
 
Confiante em um bom resultado, ele vibra também com a força que o enredo despertou nos torcedores da escola. Na opinião dele, o samba será importante no momento do desfile. 
 
- O salgueirense está muito motivado. Durante os ensaios tenho percebido isso. A escola está cantando muito e existe a motivação do último vice-campeonato. O Salgueiro pensa em chegar ao título. Com certeza, entraremos no desfile para fazer um grande desfile e acredito que estaremos na briga. O samba-enredo tem um apelo, com refrão forte. As pessoas se identificam. Espero que no dia do desfile a empolgação e motivação serão muito mais fortes no componente do Salgueiro. Acredito que a escola irá contagiar a Avenida - conta.

* Confira o organograma do desfile do Salgueiro
 
Ao contar a ordem cronológica do desfile, Renato preferiu separar os setores do Salgueiro como "quadros", denominação que para ele tem mais sentido. A Academia do Samba será a segunda a se apresentar na segunda-feira de folia.


Comentários
  • Avatar
    20/02/2009 21:38:53fred souzaMembro SRZD desde 01/07/2010

    Sou Salgueirense desde criançinha, assim como quase todos na minha família, quando menor, ficava muito chatiado com aquelas notas e colocações não muito animadoras. Mais cresci e aprendi que com as escolas de samba, a coisa não funciona como no futebol, a maneira de se torçer é muito diferente. Amo muito o Salgueiro, me faz lembrar da minha infância e de meus pais. Hoje já não moro no meu Rio de Janeiro e a distância fez meu amor crescer ainda mais. Hoje torço pra que dê tudo certo, e que o meu Salgueiro continue me emocionando como sempre fez e se deus quiser vai continuar fazendo por muitos anos... Salve o Salgueiro.!!!!! Ganhar campeonato é outra história...! mais pra mim não é o mais importante.!!!

  • Avatar
    30/01/2009 10:12:12Fernando AugustoAnônimo

    Faço minhas, essas palavras, e eu comecei em 1974, essa é a única diferença !!!!!!!!!!!!!!! Para onde foram seus BALUARTES....???????????

  • Avatar
    30/01/2009 02:49:46Fernando AugustoAnônimo

    Souza Lima, meu caro, para seu conhecimento, já fui campeão pelo Salgueiro por diversas vezes, isso de 1975 até os dias de hoje. Não desfilo na Academia (sim, já foi um dia, uma academia de samba) desde 2001, pelo simples fato de termos por aí hoje, pessoas que jamais foram salgueirenses, e que hoje se intitulam salgueirenses, deteriorando a imagem da escola, e eu não compactuo com diversos atos, até hoje cometidos. E com certeza só deve ter lido o slogan da escola, mas pouco assimilou dele, O SALGUEIRO NÃ?O Ã? MELHOR NEM PIOR, APENAS UMA ESCOLA DIFERENTE, para você que aí está, respeite-a mais e procure conhece-la ( a escola ) melhor. A propósito, não guardo mágoas, só tenho muita pena da escola, e de seus BALUARTES QUE FORAM ESQUECIDOS, a contra gosto.

  • Avatar
    29/01/2009 19:28:53SOUZA LIMAMembro SRZD desde 26/10/2009

    de acordo com os comentarios supracitados é um verdadeiro blá-blá, pois estão criticando o enredo do salgueiro, que de qualquer forma são verdadeiros invejosos e não veem as escolas de si próprio e não olham para seus proprios rabos e o importante é na hora do desfile, e analisar a bateria o samba e ver se vai ser acelerado ou não, e ressaltando temos uma escla de samba maravilhosa e o melhor samba do mundo.....CALEM - SE

  • Avatar
    28/01/2009 23:07:32eduardoAnônimo

    Acho que muita gente por aí não sabe quem é Renato Lage e nem conhece sua trajetória! Estamos falando de uma das mentes mais brilhantes do carnaval. Aguardem, o Salgueiro vai realizar um belíssimo desfile, pode até não ganhar, mas vai fazer bonito, como fez em 2007 com Candaces, e foi garfado!

  • Avatar
    28/01/2009 23:04:08PaulMembro SRZD desde 27/04/2009

    Ok!!!!!!! Deve fazer parte de uma nova modalidade de profissionais de uma geração espontânea surgida. Certamente darei parabéns à Marcia, ao Lage, ao Alex e Paulo Barros, ao Laíla, a minha amiga Magalhães, ao Quintaes, ao camarada Alexandre, ao bem humorado Milton e por aí vamos. Não estou debochando; estou achando muito legal esta no profissão......como já dise, anteriormente, fico imensamente feliz em saber , e enquanto isso, vou seguindo com a minha vidinha mansa pelas quadras e barracões da vida e me divertindo com as novas modalidades de profissionais que o samba (coitado do diretor de carnaval - estará com os dias contados?) exige. Assunto encerrado

  • Avatar
    28/01/2009 22:05:21José CarlosAnônimo

    Jorge Castro, vc que é das elites, explique para os simples mortais o quê faz o assessor de fantasias. Seria uma espécie de "Kiko Alves" que ainda não encontrou o sucesso? Apenas um nome "glamouroso" para o cara que trabalha com pistola de cola? No Salgueiro, te garanto, não existe isso. Nem existiu jamais.

  • Avatar
    28/01/2009 22:00:00Jorge CastroAnônimo

    Além do ti-ti-ti você adora ser zombeteiro, se diz entendido, mas nota-se que não é por aí. Este cargo de assessor de fantasia já existe a muito tempo, e não é idéia da Estácio de Sá, e sim do Mago João Trinta. Deves conhecer alguma coisa o Paul, mas dos outros grupos, não aqui da ELITE, continue seguindo sua vida.........

  • Avatar
    28/01/2009 21:28:55PaulMembro SRZD desde 27/04/2009

    O carnaval do Rio foi invadido por profissionais competentes que circulam pelos barracões. Agora, sem que soubessemos, surge uma nova profissão, que certamente garantirá, pelo menos neste quesito "fantasia" nota 10 para todas as escolas. Muito Bom. Isso deve ser coisa da Faculdade da Estácio de Sá. Vida que segue

  • Avatar
    28/01/2009 20:49:12José CarlosAnônimo

    Assessor de fantasias? Que criatividade!!!! Tá comprovado que o carnaval realmente gera uma infinidade de empregos. Só falta agora vc explicar o quê faz um assessor de fantasias. Jorge Luiz, vai comer muito feijão antes de criticar o trabalho do maior carnavalesco em atividade.

  • Avatar
    28/01/2009 20:02:33Jorge LuizMembro SRZD desde 15/04/2009

    José Carlos - Vivo na praticamente na cidade do samba. Sou assessor de fantasias em vários barracões. Realmente somente tambores em tamanho, cores e formas diferentes. Além disso mais nada. Não é porque o enredo é tambor que devem colocar somente tambores em alegorias. Por favor! Se não a beija-flor então iria trazer somente banhos, o império as praias e a porto da pedra pontos de interrogação.rs rs rs rs. Vc que não está sendo um bom crítico, quer defender a sua escola, mas ainda não é o ano do salgueiro. Renato Lage, deixa falhas em alegorias e adereços veja o quadro de notas desde 2004 para cá e depois me diga. ok.

  • Avatar
    28/01/2009 19:32:19PaulMembro SRZD desde 27/04/2009

    Ã? mesmo!!!!!!!! Fica combinado assim. Se a carapuça entrou, o recado então foi bem dado. Aliás, só os desprovidos de genoma faria este comentário sobre mim; e, possívelmente, sei e vivo muito mais o carnaval do Rio que voce possa imaginar; e o meu entendimento não fica apenas no grupinho da elite, mas em todas as escolas. Certamente voce será a pessoa mais indicada então, para discutir comigo, o que está acontecendo nos barracões do grupo A, B e C, bem como os enredos. O Salgueiro tem hoje na cidade do samba, até onde é possível observar, um dos conjuntos mais interessantes de alegorias. Vida que segue

  • Avatar
    28/01/2009 19:04:06Jorge CastroAnônimo

    O Paul, já a algum tempo noto em sua filosofia, que queres mostrar que sabes alguma coisa sobre o carnaval, mas também já notei que és totalmente crú, sobre o tema (carnaval). Mal comparando o vejo como um torcedor de futebol, que jamais chutou uma bola, e que pensa, que conhece e muito do assunto, mas pelo radiozinho de pilha. Se o trabalho que será mostrado na pista está aqui, com um organograma, e muito bem explicado, não vejo problema algum, para quem tem raciocínio, mesmo que lento, como me parece o seu, onde qualquer um saberá dissertar algo sobre ele. Sobre as intrigas, só noto isso em seu comentário, que deveria é ficar trancado a sete chaves, para não teres que ouvir o que não quer !!!!!!!

  • Avatar
    28/01/2009 18:44:16PaulMembro SRZD desde 27/04/2009

    Como alguns torcedores adoram futruquice. ; parece que estão contra o samba. Na verdade são (generalizando) quase todos mexeriqueiros de plantão; vulgarizam e dão pitacos desnecessários, como se o profissional que desenvolve o tema fosse desqualificado. Se pode não gostar do samba, pois a obra já é de domínio píublico; mas analisar um trabalho que só será mostrado na avenida durante o desfile, já é um pouco demais. Vida que segue

  • Avatar
    28/01/2009 17:24:38José CarlosAnônimo

    Corrigindo os erros de digitação. Realmente, é completamente inútil escrever ou ler qualquer comentário aqui. Sobra ranço e falta conhecimento. Um diz que no barracão do Salgueiro só tem tambores. Não deve ter passado na porta. Outro, que o desfile será repetitivo porque a sonoridade dos tambores é sempre a mesma. Não se deu ao trabalho de ler nada. Criatura, existem dezenas de tambores diferentes, em forma e tamanho, e cada um deles, justamente pela forma e tamanho, emite sons diferentes. Ressalto que o enredo não trata disso. Repito o que escrevi abaixo, o Salgueiro terá as melhores alegorias de 2009. Aguardem o abre-alas, com a Intrépida Trupe, de fato.

Comentar