SRZD


12/02/2009 19h38

Especial barracões: Mocidade quer ser a mais moderna do carnaval
Isaac Ismar

Foto: Isaac Ismar Dois gênios da literatura brasileira são os grandes homenageados do enredo da Mocidade para o carnaval 2009. Machado de Assis e Guimarães Rosa viveram em épocas completamente diferentes. Enquanto um morria, ou outro nascia. Suas inspirações literárias também eram opostas, mas como no carnaval tudo pode dar samba, a verde-e-branca decidiu fazer a sua própria literatura com o enredo "Mocidade Apresenta: Clube Literário - Machado de Assis e Guimarães Rosa... Estrela em Poesia!", que leva a assinatura do carnavalesco Cláudio Cavalcanti, o Cláudio Cebola.

* Fotos do barracão
 
- Faremos uma homenagem a um dos maiores autores da literatura brasileira, que é Machado de Assis, justamente no centenário da morte dele. Sabíamos que eram remotas as chances de uma ajuda financeira. Se fosse o "Créu" teria patrocínio, mas como é literatura brasileira, é outra história. Pesquisei toda a vida de Machado. Seria hipocrisia minha dizer que conhecia tudo dele. Os meus conhecimentos não passavam de "Dom Casmurro". Resolvi ir à Academia Brasileira de Letras e pedir ajuda aos acadêmicos. Machado é idolatrado por lá, pois foi o primeiro patrono da ABL e um imortal. Neste momento, o governo de Minas Gerais deu um sinal de que poderia nos ajudar se houvesse uma ligação com Guimarães Rosa, que é um autor mais contemporâneo e faria 100 anos em 2009 se estivesse vivo. Achei legal esse link ao descobrir que quando Machado estava morrendo, Guimarães nascia - conta Cebola.

* Veja o organograma de desfile
 
Por muito pouco, o enredo da Mocidade seria o Chile, mas os patrocinadores desistiram na reta final. Como a homenagem a Machado já estava engatilhada, a verde-e-branca optou por abordar um pouco da literatura nacional. Durante a conversa com Cebola, ele disse que um dos desafios ao começar a desenvolver o enredo foi dar sentido à união de dois escritores tão diferentes.
 
- Os dois têm vertentes literais completamente diferentes, mas esse foi o bacana do desafio, juntá-los no enredo. Talvez se tivessem vivido na mesma época, nem se encontrariam, pois cada um tinha atitudes diferentes. Em um país que de ler pouco, me sinto lisonjeado de estar falando da vida desses dois grandes personagens da literatura brasileira.
 
Estreante no posto de carnavalesco da Mocidade e no carnaval carioca, esse carioca de Padre Miguel afirmou que algumas pessoas não confiam na sua capacidade por ter trabalhado no carnaval de São Paulo.
 
- Existe o preconceito. Agradeço muito ao carnaval de São Paulo, onde aprendi a me superar. Tudo o que eu estou passando hoje, pois o este carnaval é o da adversidade, tenho que agradecer à oportunidade que consegui lá. Équeles que acham que o artista que faz São Paulo, não faz Rio de Janeiro, eu não sei o que dizer. O que sei dizer é que sou Cláudio Cebola, nascido e criado em Padre Miguel, 20 anos de carnaval e nove deles na Mocidade Independente de Padre Miguel. Vou honrar o meu posto e lutar até o fim, com talento e modernidade. Porque quero ser o mais moderno. Se serei eu não sei. Será muita pretensão? Mas é o que eu quero. Ser o mais moderno dos carnavalescos - planeja ele, que deu expediente na paulistana Mancha Verde.

Conheça a Lojinha do Carnavalesco


Comentários
  • Avatar
    18/02/2009 02:21:44Alsan MatosMembro SRZD desde 08/04/2009

    Primeiro vem um retardado dizer que o carnaval (?) paulista é melhor que o samba (agonizante) carioca porque eles tem trem de pouso em alegoria. Ahn... quer dizer que o bailado de uma Danielle Nascimento, que a ginga de uma Sônia Capeta, que a elegância marota de um Ronaldinho, que a poesia de um Arlindo Cruz, que a arte de um Max Lopes, tudo isso é menor que um... TREM DE POUSO. Então tá, falou aí, Boa sorte, meu (não discuto com maluco, eles podem avançar no meu pescoço).

  • Avatar
    16/02/2009 00:34:53Rafael MeneguetiAnônimo

    hahahaha... Ahhh Gina... Vá Gina hahahaha... Va te catar! Invejosa do caralho

  • Avatar
    14/02/2009 23:45:13ginaAnônimo

    Sinceramente o barracão está horrivel. Muito ruim mesmo.Ã? só dar um pulinho na CDS para ver um festival de mau gosto e amadorismo...é uma pena.. a Mocidade não merece isso...

  • Avatar
    14/02/2009 19:46:42PaulMembro SRZD desde 27/04/2009

    O que seria dos FOLIÃ?ES se não existisse a PONTE ÁEREA ou a RODOVIA PRESIDENTE DUTRA Quanta bobagem essa história de SP E RJ. Tudo acaba em samba. Vida que segue

  • Avatar
    14/02/2009 16:37:08imperatrizAnônimo

    http://www.4shared.com/file/87124700/7c0 9a659/Novo_Imperatriz_2009.html

  • Avatar
    14/02/2009 16:35:47imperatrizAnônimo

    http://www.4shared.com/file/87124700/7c0 9a659/Novo_Imperatriz_2009.html

  • Avatar
    14/02/2009 16:34:25IzurinaAnônimo

    A mocidade ta se achando e ta se preparano pra colocar seus juiz na avenida e ganha o carnaval robado igualsinho faz a manguera e a beija flor, ,,esse negoço de se a mais moderna não vale nada o que vale ´´e samba dno p´´e ,, samba no p é só tem em madureira e na tijuca.

  • Avatar
    14/02/2009 14:00:31AntenadoMembro SRZD desde 16/04/2009

    O que esses manés não sabem, ou sabem e não querem dizer, é que todo ano sai uma enxurrada de ritmistas do Rio, devidamente remunerados, pra segurar a cadência das bateriazinhas de São Paulo. Quem quer conhecer o que é um "ritmista" da paulicéa, é só entrar no You Tube e ver a prova irrefutável de que os caras não entendem cacetas de ritmo.

  • Avatar
    14/02/2009 13:54:37Zé BrasilMembro SRZD desde 12/10/2009

    O carnaval de sampa é um lixo luxuoso, meu.

  • Avatar
    14/02/2009 07:31:52AndréAnônimo

    Putz, da raiva ver essa birra entre rio-sampa, porra é tudo carnaval, trabalho, suor, samba, cada um a seu estilo, mas ambos belos e incomparáveis. Acredito que nunca devemos julgar um trabalho antes de ver o resultado final, pois é na avenida onde artesãos viram príncipes e príncipes viram mendigos...

  • Avatar
    14/02/2009 00:28:24angélicaAnônimo

    Ceedooooooooooooo!! Horriiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiveeeeeee eeeeeeeeell!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Avatar
    13/02/2009 22:56:10CariocaMembro SRZD desde 11/01/2010

    Esta vai para Paulistano Sim ! e "Trem de pouso SP 2009": Inveja é foda!!! Essas Escalas de samba paulistas que vcs falam só paulistas conhecem... Façam o de vcs, que nós fazemos o nosso... não temos culpa de nascermos e morarmos na mais linda cidade do mundo!!! No maior carnaval do mundo!!! Somos o povo mais invejado do mundo!!! O que podemos fazer??? Só nos resta pedir aos Deuses que nos protejam contra os invejosos , pois violência tem em todo o mundo, miséria tb, mas o Rio é incomparável... certa vez veio um estilista paulista fazer sua coleção no Rio, pois os estrangeiros queriam ver modelitos inspirados na cidade, aí esse paulista entendeu o que é o Rio de Janeiro, pois mesmo no engarrafamento de toda cidade grande, ele tinha ao lado de seu carro o mar e nãi o rio tietê...

  • Avatar
    13/02/2009 22:44:19Rio vc foi feito pra mim!!!Membro SRZD desde 11/01/2010

    Só vim aqui pra dizer pra "Trem de pouso SP 2009" que dinheiro não é tudo, afinal o carnaval paulista é muito mais rico que o do Rio e não consegue ser mais empolgante, mais bonito, mais original, mais CARNAVAL!!! E vc sabe pq? Pq ele não foi feliz em nascer CARIOCA!!! Agora não entendo pq diz ANTIGA CIDADE MARAVILHOSA, pois este título sempre será do meu Rio, pois a mídia pode fazer o que quiser que esta cidade é valente e nunca foge à batalha, pois nós temos Copacabana, Ipanema, Barra da Tijuca, Arpoador, Leblon, Jardim Botânico, Carnaval, Pão de Açúcar, Cristo Redentor (uma das 7 maravilhas do mundo moderno), enfim filho... o que SP tem??? "Que me desculpem as feias, mas beleza é fundamental"!!!

  • Avatar
    13/02/2009 19:54:51RBTº SMITHMembro SRZD desde 07/04/2009

    MOCIDADE BOA , MAS BOA MESMO Ã? A MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL , ME DESCUlPEM CAROS AMIGOS DA Mocidade Alegre de São Paulo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Avatar
    13/02/2009 18:57:08AlisonMembro SRZD desde 14/09/2012

    "Mocidade, a sua estrela sempre vai brilhar!" A estrela guia de Padre Miguel vem mais uma vez iluminar seu carnaval, dessa vez homenageando dois grandes gênios da literatura brasileira: Machado de Assis e Guimarães Rosa. Nascidos em épocas totalmente diferentes, quando um morria, o outro nascia. E a Mocidade tenta juntar em um só enredo, as obras e a história de vida desses grandes mestres. Uma homenagem justa, mais que merecida! Um enredo excelente! Com um bom samba, a verde-e-branco da Zona Oeste desfilará sob comando de um carnavalesco "especializado em desfiles de São Paulo". Nada contra! Afinal sempre defendi com unhas e dentes o carnaval paulistano! Mas o preconceito existe, infelizmente! Com muita criatividade, o Cláudio vem dirigindo o enredo da escola com coração aberto e eu acredito que a Mocidade fará um bom desfile, podendo sim brigar pelo título. Mas eu acredito mais ainda, que o importante nisso tudo é a alegria, uma festa popular que une o Brasil em um só coração, uma só raça, um dia em que o preconceito deixa de existir, e o que realmete vale é a união da comunidade, lutando e defendendo a escola que tanto amam. Por isso declaro o meu imenso carinho pela Mocidade e vencendo ou não, eternamente sua estrela hei de brilhar!!!

Comentar