SRZD


18/02/2009 12h37

Universitários cobram promessa do prefeito Eduardo Paes
Laura Machado

Os universitários cariocas querem concretizar a implantação da meia passagem para estudantes tanto da rede pública quanto da privada, uma das promessas do prefeito Eduardo Paes, que assinou inclusive um documento de compromisso durante a campanha. Segundo o presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE), Daniel Iliescu, só com mobilização irão conseguir o benefício.

"Até agora só conseguimos conversar com a assessoria do prefeito que disse apenas que está estudando como pode ser realizada esta promessa, pois teria que estudar uma forma econômica e tecnicamente possível, mas não deu nenhum prazo", criticou Iliescu que explicou que a própria UEE já tem um documento pronto com estudos sobre formas para implementar a meia passagem feito para ajudar a administração municipal.

O presidente da UEE explicou ainda que o custo da passagem é uma das razões de evasão nas universidades, pois muitos alunos não tem condições financeiras para arcar com o alto valor do transporte na cidade. O benefício já existe em outras capitais brasileiras como Brasília e São Paulo.

Bloco da Meia Passagem

Para protestar contra a demora do prefeito em resolver a questão, os estudantes organizaram o "Bloco da Meia Passagem", que tem feito muito barulho e chamado a atenção dentro das universidades.

De acordo com Iliescu, no início da tarde desta quarta-feira, cerca de 300 alunos participaram da manifestação realizada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Maracanã. Já os estudantes de Realengo participaram do bloco na Universidade Castelo Branco, nesta terça.

"Só com barulho mesmo e chamando atenção vamos conseguir implantar esta promessa do prefeito, que depois de quase 50 dias de governo, nem nos recebeu ainda. Já conseguimos o apoio de reitores e também de alguns artistas para nossa causa", avisou o presidente da UEE a equipe do SRZD ao final da entrevista.

No sábado de ressaca do carnaval, dia 28 de fevereiro, a concentração do Bloco da Meia Passagem esta marcada para Praia do Flamengo, 132, a sede da União Nacional dos Estudantes (UNE).


Comentários
  • Avatar
    18/02/2009 19:42:36Rodrigo PortoAnônimo

    Ã? com mobilização que garantimos as conquistas, e essa reinvidicação da UEE, uma compromisso do Prefeito, tem que ser implantada o quanto antes para dminuir a evasão escolar e melhorar a qualidade de vida dos estudantes. Parabéns UEE!

  • Avatar
    18/02/2009 19:33:07Theófilo RodriguesAnônimo

    Parabéns para a União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ) por esse processo de mobilização para garantir o direito da Meia Passagem para os estudantes universitários do Rio de Janeiro. Se o prefeito Eduardo Paes prometeu, o estudante tem que cobrar!

  • Avatar
    18/02/2009 14:17:25Sinvaldo SouzaAnônimo

    Os universitários estão corretíssimos: é preciso cobrar do prefeito Eduardo Paes tudo o que ele prometeu em sua campanha eleitoral. Aliás, não é somente o compromisso com as meias passagens que o atual prefeito tem deixado de cumprir. A Educação, que foi uma das áreas escolhidas como sua prioridade, ainda vai deixando muito a desejar.Primeiro o prefeito cancelou o pagamento do auxílio-creche, que foi instituído pelo governo Cesar Maia. O pior é que a Prefeitura não dispõe de vagas suficientes em todos os bairros e muitos pais, mães e responsáveis estão encontrado dificuldades para conciliar seus horários de trabalho com os horários para ficarem com as crianças pequenas. Há falta de pelo menos sete mil professores. O prefeito prometeu contratar 1 mil até abril. E até lá? E até o final do ano letivo de 2009? Os alunos ficarão sem professores, ou com suas cargas de aulas reduzidas? Mas não foi o candidato Eduardo Paes, aquele que mais deu ênfase para a necessidade da permanência do aluno na escola durante todo o dia?

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.