SRZD


20/02/2009 15h32

Opinião dos comentaristas do SRZD-Carnavalesco sobre o carnaval
Redação SRZD-Carnavalesco

Eugênio Leal

Mirim: "A expectativa é de um carnaval mais organizado. As crianças merecem respeito. É importante tratá-las bem para que não fiquem com trauma com relação à Avenida. No ano passado vi algumas delas chorando porque não conseguiram chegar a tempo do desfile por causa da confusão de horários. Aliás, os desfiles nunca terminam até meia-noite, como é o certo. Este ano, com duas escolas a menos no grupo, é provável que isso aconteça".

Grupo de Acesso: "Não dá pra dizer as favoritas, pois o grupo está bem nivelado. Será a prova de fogo da Lesga. O resultado apontará de a entidade continuará ou não. Algumas escolas têm mais tradição, enquanto outras se estruturaram e conseguiram verba. Aquelas que conseguirem aliar esses dois fatores vai se dar bem".

Grupo Especial: "Beija-Flor, Grande Rio, Vila Isabel e Salgueiro são as favoritas. A Imperatriz corre por fora. Fica a torcida para que o Império Serrano consiga superar a história de que a primeira escola a desfilar sempre cai para o Grupo de Acesso. É uma agremiação tradicional. E torço também para que seja um julgamento justo, assim como o resultado do carnaval".
 
Jorge Mendes

Mirim: Acho que uma grande novidade para a gurizada sambista é que a avaliação das escolas mirins será feita de forma diferente dos anos anteriores. Ao invés de premiar várias escolas em um mesmo quesito, cada quesito será avaliado, sendo que cada jurado só vai poder dar uma única nota máxima; de forma que haverá só uma escola vencedora de cada quesito.
 
GRUPO A
 
Como trata-se de um ano atípico (leia-se crise financeira, nova prefeitura e fundação da Lesga), a preparação para o carnaval 2009 para estas escolas ficou um tanto prejudicada, com algumas exceções como a Estácio; por isso, eu acho que vai ser uma briga acirrada e equilibrada tanto pelo título quanto para permanecer no Grupo.

Especial
 
Acho que a Viradouro deixou de ser a escola mais esperada, dando seu lugar para a Vila Isabel. Não só pelas polêmicas de jogo político, mas principalmente por mesclar estilos diferenciados: Paulo Barros e Alex de Souza. Na minha opinião tem tudo para dar certo, pois, assim como acontece na Renascer de Jacarepaguá (Paulo Barros e Paulo Menezes), o ponto menos forte de um é exatamente o ponto mais forte de outro. Obviamente que permanecem na briga pelo título a Beija-Flor e Grande Rio que só saem do desfile das campeãs acontecendo sérios problemas no desfile. Também são aguardados os desfiles, só que por outros motivos, a Mocidade e Mangueira.
 
Anderson Baltar

Mirim: Mais uma vez, o carnaval será aberto pelas escolas mirins, que tantos talentos já revelou para o mundo do samba. Escolas como Mangueira do Amanhã, Aprendizes do Salgueiro e Estrelinha da Mocidade são garantia de desfiles animados, com muito samba no pé e alegria. Outras escolas não têm o mesmo capricho e recursos para fazer seus carnavais, mas também merecem todo nosso carinho e respeito, por manter a chama do samba acesa nos corações infantis. É um desfile sem disputa e assim tem que permanecer. O mais importante é promover a renovação do samba.
 
Grupo A
 
No primeiro carnaval organizado pela Lesga, devemos ter um desfile muito equilibrado e marcado por algumas incertezas - a principal, a questão do rebaixamento de uma ou duas escolas para o Grupo Rio de Janeiro 1. Escolas como Rocinha, Estácio de Sá e Renascer de Jacarepaguá despontam como favoritas. Porém, São Clemente e Santa Cruz sempre surpreendem no desfile de sábado e União da Ilha e Caprichosos têm tradição e um chão respeitável.
 
Grupo Especial
 
No "carnaval da crise", Beija-Flor, Vila Isabel e Grande Rio tiveram menos problemas para tocar os barracões e, juntamente com o Salgueiro, largam na frente. O problema é que estas três escolas desfilam no domingo e, muitas vezes, os jurados "guardam" as notas máximas para o desfile de segunda. Espero que a Portela mantenha sua trajetória ascendente dos últimos anos e que o Império Serrano consiga fazer um ótimo desfile, com um samba antológico. A Imperatriz promete um desfile leve para comemorar seus 50 anos e quer se livrar de vez do rótulo de "certinha". Confio no poder de Mocidade, Viradouro e Mangueira para reverter o pré-carnaval tumultuado que tiveram. Estou curioso para ver o que Max Lopes pode fazer no Porto da Pedra, assim como a Unidos da Tijuca promete se reinventar na avenida e mostrar que o carnaval de alegorias humanas não está esgotado.


Comentários
  • Avatar
    22/02/2009 19:25:13alekAnônimo

    Se formos falar de barracão acho que beija-flor como sempre sai na frente, fantasia, evolução e harmonia, conjunto, alegorias, hj ninguem supera a beija flor, talvez empatem ou fiquem 1 decimo atras como nos ultimos anos, bateria se nao inventar tira nota dez selminha e claudinho as vezes dao alguns vacilos perdendo decimo mais vem a dois ano tirando nota dez acho que esse ano nao sera diferente comissao de frente parece estar afiada garantindo a nota maxima enredo e samba enredo esse ano acho que a beija flor errou, mais no enredo se tiver tudo no lugar sem exageros garante o dez o negocio e o samba enredo o neguinho vai ter que fazer um trabalho daqueles na avenida e concertar o samba tem que ser e um tom maior daqueles que a beija apresentou nos ultimos anos se encaixar como no tri de 2005 e no bi do ano passado quando o samba foi cantado em um tom a mais nenhuma escola hoje supera a beija flor. se formos falar de surpresa acho que somente a unidos da tijuca, vila isabel mais problema e ser a terceira de domingo, na segunda feira somente a viradouro seria uma pedra no caminho da beija flor mais ta meio confuso aquilo talvez atrapalhe a escola mais a grande surpresa desse ano talvez seja a portela como a muito nao se via acho que para esse ano falando de disputa de titulo beija flor e portela brigam pelo titulo a outras so empatariam principalmente a imperatriz

  • Avatar
    21/02/2009 19:20:07augustoMembro SRZD desde 07/04/2009

    o clima foi otimo na imperatriz esse ano, uma alegria que não vejo desde liberdade, liberdade em 1989. a escola fez seu ultimo ensaio na rua veio do alto da grota como não fazia a 20 anos , rua lotada muita festa ta com cheiro de campeã.

  • Avatar
    21/02/2009 18:24:27thiago rodrigoAnônimo

    claro que não vou descartar grande rio e beija flor, por tudo que os amigos já disseram, mais acho que o samba das duas podem atrapalhar. a tijuca vai incomodar e tirar na comparação pontos preciosos das duas favoritas em matéria de evolução vai dar um banho com samba bem melhor. vila é umasuspense a escola conseguiu levar bem o samba pesadão nos ensaios, melodia dificil que não vai dar tempo da sapucai com publico de turistas entender, quando pegar ja acabou o desfile. salgueiro e portela vão fazer bons carnavais memso a portela na correria mais não vencem. e a esperança de novidade quem diria vem logo da escola de ramos, parece surpresa ao mundo do samba que a imperatriz faz samba também, logo ela que sempre foi tradicional, quando inovou errou, e agora ta equilibrada e vai dar um trabalho danado. quando rolar aquele esquenta que depois do chico da mangueira é a coisa mais linda que ja vi na sapucai, se a escola não cometre nenhum erro, acho dificil perder o carnaval, castanheira ja até sabe que tava tentando atrapalhar o esquenta mais luiz pacheco ja falou que paga, ai parceiro fudeu, lá vem ela e ta todo mundo morrendo de medo.

  • Avatar
    21/02/2009 18:08:57LuisMembro SRZD desde 11/04/2009

    Só para confundir um pouco: apesar do favoritismo, o q pode pesar contra GR, Vila, BF e Tijuca é desfilar no Domingo, principalmente GR e Vila, que pegaram um horário que considero ruim. Ã? só notar que das poucas campeãs de Domingo desde que passou a vigorar o desfile em dois dias, só ganharam da quinta escola em diante, a GR é a segunda, e a Vila vem logo depois...

  • Avatar
    21/02/2009 18:02:00LuisMembro SRZD desde 11/04/2009

    Achei os prognósticos dos comentaristas bem razoável, mas estão um pouco em dúvida em relação a Mangueira e Mocidade. Como adoro palpitar e não sou colunista, também me arrisco: BF, GR, Vila e Salgueiro realmente são as favoritas, mas também incluo Tijuca e Imperatriz. Concordo que minha Mangueira, Mocidade e Viradouro são incógnitas, mas não acredito que farão feio, e se algumas favoritas não corresponderem as expectativas, podem ficar até mesmo entre as três ou beliscar o título. Porto da Pedra e Império disputam quem não cai, mas admito que a competência do Max pode fazer da PP uma grata surpresa. Deixando o raciocínio lógico de lado, estou com uma intuição de que a Portela vai fazer algo especial na avenida, não sei pq, isso é meio maluco, mas... Já no acesso, Tuiuti e Império disputam o rebaixamento, já entre as outras, equilíbrio total, mas destaco Estácio e Renascer, com a Rocinha um pouco atrás pelo seu chão fraco, apesar do visual sempre belíssimo.

  • Avatar
    21/02/2009 12:57:31portelenseAnônimo

    Não muda nada, todo ano aconteça o que acontecer com determinadas escolas, mesmo depois do desfile para eles estas serão sempre as favoritas.

  • Avatar
    21/02/2009 12:36:00Henrique CésarAnônimo

    Não tenham dúvidas que a Imperatriz leopoldinense irá fazer um dos maiores desfiles dos ultimos anos! Se formos ver o retrospecto dos ensaios técnicos, podemos coloca-la como uma das favoritas do carnaval 2009. A escola tem uma bateria, que hoje é uma das melhores do RJ, tem um casal de ms e pb, que se apresentam muito bem. Uma comissão de frente resgatada, lembrando as dos bons tempos de autrora, que marcou nota dez de 92 à 2002. A Imperatriz conta com uma comunidade que estar com vontade de ser campeã. O refrão do samba da um sacode e quando a bateria fazer a bossa, o sucesso será certo! Certinha da Leopoldina sim! Não entendo quando escrevem dizendo que a escola quer apagar essa marca, essa história de ganhar só na técnica, foi pura maldade. Pois em 2009 mostraremos que a Imperatriz, a Leopoldina toda faz e sempre fez samba também!!!

  • Avatar
    21/02/2009 11:30:33O PROFETA CONFUSOMembro SRZD desde 09/04/2009

    Pois é meus amigos bolado e Zezinho, eu sou muito novo para lembrar alguns sambas do passado (são apenas 200 anos) o sonho continua sendo indecifrável, o rapaz enfeitado dizia que a resposta estava nele e nesse samba da Beija-Flor. A princípio pensei ter previsto mais um título da Beija-Flor, mas alguma coisa diz que não é isso. Hj tive dois sonhos que me pareceram não dizer nada sonhei que era pai de muitos filhos, sonhei com coelhos e sonhei tb com um cara teimoso pra dedéu. Tem alguma coisa a ver? Não consigo entender, alguém me ajuda?

  • Avatar
    21/02/2009 10:44:58alekAnônimo

    BEIJA-FLOR CAMPEA IMPERATRIZ VICE ESSE ANO VAI

  • Avatar
    21/02/2009 09:31:47WallaceMembro SRZD desde 16/01/2013

    Sinceramente, eu não sei pq perco meu tempo lendo esses comentários!

  • Avatar
    21/02/2009 09:16:14bruno uodson pereira silvaMembro SRZD desde 30/12/2009

    Gostaria de saber, quando é que a beija-flor vai mudar de tema, pois ela só fala sobre água.

  • Avatar
    21/02/2009 08:06:55DeMembro SRZD desde 08/04/2009

    No especial ganha Imperatriz, cai a Porto da Pedra. No A ganha a São Clemente, cai a Tuiuti No B sobem Padre Miguel e Lins Imperial.

  • Avatar
    21/02/2009 07:21:51claudio costaAnônimo

    titulo grande rio, beija flor, imperatriz e vila campeãs salgueiro, tijuca permanece império, portela,mocidade, porto da pedra, mangueira rebaixada viradouro se eu acertar vou abrir uma casa de adivinhações ou monto um site de carnaval.

  • Avatar
    21/02/2009 03:02:36menino de ramosMembro SRZD desde 07/04/2009

    qum viver verá, e da prfeitamente pra ficar vivo pois faltam apenas dois dias, e como sabemos essa altura do ano os grandes bandidos já dvem esta pela região dos lagos é só fugir das poucas balas perdidas que nos restam, bom carnaval e fiquem vivo. esses comentaristas destes sites classificaram o samba da imperatriz o pior do ano, se lascaram, agora nem a colocam entre as 6 melhores tenho um prencentimento que vão errar de novo.

  • Avatar
    21/02/2009 01:33:27ZezinhoAnônimo

    Samba histórico da Beija Flor???? Ã?...realmente seu sonho foi muito confuso...quem sabe quando a Beija Flor fizer um samba histórico, podemos decifrar esse mistério...pq hj é impossivel...

Comentar