SRZD


22/02/2009 02h24

Império da Tijuca faz desfile correto
Equipe SRZD-Carnavalesco

Foto: Reprodução de TV O Império da Tijuca foi a quinta escola a entrar na Marques de Sapucaí na noite deste sábado. O samba-enredo da escola foi cantado razoavelmente pelos componentes, embora fosse uma reedição. Os carros eram pequenos, mas o acabamento tinham bom gosto. Apesar de não terem muito luxo, as fantasias também não ficaram devendo. A bateria foi um dos destaques da escola, conseguindo manter um bom andamento. No abre-alas, chamou atenção a presença de um destaque todo coberto de barro. 

O Império da Tijuca apresentou o enredo "O mundo de barro de Mestre Vitalino", desenvolvido pelo carnavalesco Fábyo Santos. A escola reeditou o samba-enredo sobre a vida e a obra de Mestre Vitalino, como uma forma de homenageá-lo no ano de seu centenário.

Já no início do desfile do Império da Tijuca, um incidente chamou atenção: a Princesa do Carnaval, Shayene Cesário, foi impedida de desfilar. "Acho que foi um erro de comunicação. Estou na concentração pronta para entrar, mas não me deixam. Não foi desta vez, infelizmente", explicou Shayene à reportagem do SRZD-Carnavalesco . Segundo ela, o presidente da escola, Antonio Marcos, a convidou para ser destaque de chão, na frente da décima segunda ala da escola. Entretanto, os diretores que estavam coordenando o desfile alegaram que não foram informados e não permitiram que a princesa do carnaval desfilasse.

*Fotos do desfile do Império da Tijuca

*Veja como foi o desfile do Império da Tijuca

Comissão de Frente agrada

Foto: Reprodução A Comissão de Frente foi coreografada por Cláudia Ribeiro. Foram quinze integrantes, todos homens. Eles vieram vestidos com a fantasia "A divindade de Deus" e representaram o talento de Deus na utilização do barro durante a criação do mundo e a transferência desse talento para mestre Vitalino. A Comissão de Frente do Império da Tijuca teve uma boa apresentação e mostrou fantasias muito interessantes.

O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Mosquito e Jaçanã, usou uma fantasia que representou o ápice da criação, a inspiração de Deus criando o homem e a transferência do poder da criação para Vitalino. No primeiro módulo, o esplendor do mestre sala caiu e a escola deve perder pontos por causa disso, já que o jurado anotou o erro. No terceiro, os dois acabaram trombando um no outro em frente aos jurados. Além disso, a asa do mestre-sala se soltou.

O abre-alas recebeu o nome de "Do dom divino ao divino dom". Ele retratou o talento do criador em modelar o homem a partir de uma singela matéria prima, do barro ao sopro da vida. Nesta alegoria, a escultura que vinha na parte traseira do carro teve sérios problemas de acabamento. Um pano branco foi colocado para tentar esconder o problema, mas ainda assim o vacilo não era difícil de ser notado.

Destaque do segundo carro desmaia

Foto: Reprodução O nome da segunda alegoria foi "Inspiração Sertaneja". Este carro soltava fogos, algo comum na Avenida, mas um bombeiro abordou os diretores da escola e disse que os fogos estavam proibidos na Sapucaí. Em frente ao terceiro módulo de jurados, uma integrante deste carro passou mal e precisou ser retirada pelos bombeiros.

A terceira alegoria ganhou o nome "Folclóricos" e abordou as festas juninas, o maracatu e o frevo. Dois integrantes da escola foram impedidos de subir nesta alegoria e isso gerou um princípio de confusão. Um deles, identificado como Luiz Eduardo Tanus, se revoltou e partiu para cima dos diretores. A Polícia Militar entrou em cena e tentou apaziguar o clima, mas não conseguiu aliviar a tensão.

O terceiro carro do Império apresentou também outro problema: na frente de um dos módulos de jurados, pedaços de fantasia caíram da alegoria. O jurado percebeu o problema e a escola deve perder pontos. A quarta alegoria foi batizada  o nome de "De Caruaru para o mundo", representando a terra natal de Mestre Vitalino. O quinto carro, "Arlequinadas para Vitalino", celebrou os 100 anos de vida que o "maior artesão popular brasileiro" completaria neste ano.

Harmonia do Império é destaque

Foto: Reprodução A bateria do Império da Tijuca veio fantasiada de "Homem Lobisomem" e foi comandada por mestre Capoeira. No total, foram 210 ritmistas. A modelo Nana Gouvêa foi a madrinha de bateria e Laynara Teles foi a rainha. No primeiro módulo, a bateria tocou a 151 bpm, segundo medição do SRZD-Carnavelesco . O detalhe é que o Mestre Capoeira havia garantido no ensaio técnico que a sua bateria batia a 156 ou 157. No desfile deste sábado, ele foi auxiliado por Mestre Marcão, do Salgueiro. No momento do recuo, que foi feito de maneira perfeita, o metrônomo do SRZD marcava 150 bpm.

O grupo de passistas veio fantasiado de "Maria Bonita e Lampião". Já as baianas desfilaram de "A Rainha do Maracatu". As crianças representaram os "Romeiros de Fé". O desfile da Império da Tijuca se destacou no quesito harmonia. Os componentes da escola cantaram bastante o samba, com muita força. A Império finalizou seu desfile com 57 minutos.

Conheça o Shopping do Carnavalesco


Comentários
  • Avatar
    29/02/2012 21:53:00jurema teixeiraAnônimo

    A escola estava linda merecia o 1ª lugar eu desfilei no 3º carro com a fantasia semi destaque que por sinal ficou muito bonita . parabens para todas as Diretorias e que no proximo ano consiga chegar lá.

  • Avatar
    24/02/2009 02:30:32LaisAnônimo

    O desfile da Império da Tijuca foi lindooooo!! Simplesmente maravilhoso!! Estão de Parabéns!! A homenagem ao Mestre Vitalino foi fantástica!! Muito bom mesmo!

  • Avatar
    23/02/2009 03:46:53MARCELOMembro SRZD desde 03/08/2010

    PARABENS IMPERINHO, CADA DIA A ESCOLA MELHORA MAIS. SÃ? QUE PARA SER CAMPEÃ? AINDA FALTA MUITO, MAS COMC ERTEZA VAI FICAR ENTRE AS 6.

  • Avatar
    22/02/2009 14:05:12Menezes LeopoldinenseMembro SRZD desde 07/04/2009

    Maravilhosa apresentação da Império da Tijuca, carinhosamente chamada de Impérinho! Parabéns ao presidente Tê, ao carnavalesco, harmonia... tudo funcionou bem! Um parabéns muito especial ao GRANDE MESTRE CAPOEIRA! Demonstrou na avenida uma bateria cadenciada, que casou perfeitamente com o samba! Teve a ajuda do grande Mestre Marcão que apresentou a bateria da co-irmã aos jurados. Parabéns Marcão pelo companherismo e humildade junto ao amigo Mestre Capoeira. Parabéns ao intéprete Pixulé, pela bela apresentação e da rapaziada do apoio. Bela comissão de frente! Muito bom desfile! Parabéns Império da Tijuca! Parabéns Morro da Formiga!

  • Avatar
    22/02/2009 11:37:18DeniseMembro SRZD desde 08/04/2009

    Império da Tijuca foi muito bem. Eu não esperava que em tão pouco tempo ela superaria o péssimo desfile que fez ano passado. Parabéns, Fabinho. Vc foi ótimo.

  • Avatar
    22/02/2009 10:31:20RITA DE CASSIA ANDRADE RAMOSMembro SRZD desde 08/04/2009

    tds os anos estou na sapucai no sabado acada ano que se passa vai melhorando + o desfile da IMPERIO DA TIJUCA sem comentario estava lindo sem falha agora espero que os jurados entendao pq falam em reedicao depois sacodem com as escolas ela merece um belo lugar estava linda parabens para o carnavalesco e toda sua equipe e presidente

Comentar