SRZD


24/02/2009 00h50

Salgueiro entra na briga pelo título
Equipe SRZD-Carnavalesco

O Salgueiro entra na briga pelo título após desfile de muito luxo, lindas fantasias e bom acabamento nos carros. A bateria, que se apresentou de forma impecável, foi ovacionada pelo público próximo ao setor 13. O Salgueiro encerrou seu desfile com 78 minutos de duração e ouvindo das arquibancadas o grito de "é campeão".

Apesar de ter agradado o público, a escola teve alguns problemas. Alegorias apresentaram defeitos técnicos, que em alguns momentos chegaram a atrapalhar na evolução. Problemas que não aconteceram com o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira e a comissão de frente, protagonistas de belas apresentações nos módulos de jurados.

O Salgueiro foi a segunda escola da noite de segunda-feira a entrar na Avenida, com o enredo "Tambor", do carnavalesco Renato Lage, que fala sobre "um instrumento que atravessou milhões de anos e que não poderia ser mais pertinente para uma escola como o Salgueiro (...) um enredo que traz toda a magia, a mística, a ancestralidade, a brasilidade e a contemporaneidade desse instrumento que atravessou os tempos sem perder sua força".

*Veja as imagens do desfile do Salgueiro

 

Salgueiro começa desfile devagar e com problemas em alegorias

O Salgueiro começou o desfile num ritmo devagar, chegando a ficar cerca de quatro minutos parado na Avenida, o que diminuiu um pouco da vibração das arquibancadas. O terceiro carro "Raízes Místicas do Tambor" quebrou e ficou preso num sinal de trânsito, e acabou causando um buraco na Sapucaí.

A segunda alegoria "Essência Rural", também demorou a andar e deixou buraco no início do setor 3 até o primeiro módulo de jurados. Outro espaço na Avenida foi percebido entre o abre-alas "Tambores da Academia" e uma ala formada só por homens. Quando chegou no segundo módulo de julgadores, a alegoria, muito grande e com efeitos sonoros, abriu um pequeno buraco.

O terceiro carro chamado "Raízes Místicas do Tambor" também deu dores de cabeça. Apesar de ser grande e estar muito bonito, quando passou pelo módulo 4, estava totalmente apagado. Mais um ponto negativo que pode ter sido anotado pelos jurados.

O quarto carro "Sagração dos Deuses" teve problemas de acoplagem com um tripé. Os componentes da escola conseguiram corrigir o defeito somente quando a alegoria já estava no setor 1. As demais alegorias seguiram sem mais complicações pela Marquês se Sapucaí.

Depois que os problemas com a quarta alegoria pareciam solucionados, o carro bateu em algum lugar da Avenida e ficou com o lado esquerdo bastante danificado. A madeira da parte inferior ficou quebrada, e a escola pode perder pontos preciosos para a briga pelo título.

Casal e comissão fazem apresentações quase perfeitas

O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, formado por Ronaldinho, de 42 anos, e Gleice Simpatia, de 35, tivem excelente atuação. Somente no primeiro módulo de jurados Gleice girou bastante a bandeira, mas não conseguiu esticá-la completamente. O problema foi corrigido no módulo seguinte.

A fantasia dos dois recebeu o nome de "A Essência do Tambor". O casal "conduziu o pavilhão da escola com uma fantasia que mistura desenhos africanos com traços futuristas, revelando a essência ritualística da dança executada".

Já a comissão de frente se apresentou com 15 componentes, todos homens. A fantasia se chamou "No Princípio era o Tambor..." e os componentes representaram "uma tribo de homens pré-históricos num ritual de adoração a um Deus futurista, a quem atribuem o poder sobre a vida e a morte". teve atuação perfeita.

A atuação dos integrantes foi impecável. Em todos os módulos eles se apresentaram muito bem, sem comprometer a escola. No terceiro módulo de jurados as coreografias foram muito aplaudidas pelo público, assim como no quarto.

Recuo da bateria é comemorado

A bateria do Salgueiro, comandada por Mestre Marcão, levou 286 componentes para a Avenida. O recuo foi perfeito aos 50 minutos de apresentação. Depois da excelente manobra realizada, os diretores de harmonia da escola comemoraram como se fosse um gol.

Após o bom movimento protagonizado pela bateria, o Salgueiro encerrou sua apresentação com 78 minutos de desfile.

OPINIÉO

Anderson Baltar

Salgueiro entra forte na briga pelo título. Ela foi até agora a melhor escola a se apresentar nestes dois dias de desfiles, com um enredo maravilhosamente bem desenvolvido. O Samba funcionou bem, ao contrário do que muitos pensavam, e todos cantaram com empolgação. A bateria também teve grande atuação, sem deixar a desejar, e sem comprometer a escola. Salgueiro é um dos grandes cadidatos ao título, glória que não vem desde 1993.

Conheça o Shopping do Carnavalesco


Comentários
  • Avatar
    16/06/2009 19:47:52Rodrigo Soares AlvesMembro SRZD desde 06/05/2009

    Chorem, Falem o que quiserem, esperneiem invejosos secadores e alvi-rubros tijucanos vamos gritar durante o restante desse ano CAMPEÃ?O DO CARNAVAL 2009 e vamos preparar a garganta para comemorarmos o bi-campeonato em 2010! saudaçoes salgueirenses.

  • Avatar
    07/04/2009 21:10:08victorMembro SRZD desde 07/04/2009

    O Neverdie vc estava na sapucaí? Pois eu estava então fica quieta e aceite que o SALGUEIRO FOI A MELHOR DE 2009 tanto que foi consagrada CAMPEÃ? do CARNAVAL 2009

  • Avatar
    27/02/2009 21:57:02RobertoAnônimo

    Em resposta ao Zé Brasil e a todos os que cometem o mesmo engano. Ele comenta do "buraco" no setor 1. Tecnicamente o setor 1 não existe; é área de armação; nada que acontece ali pode ser julgado. provavelmente ele nunca pisou na avenida, senão veria entre o setor 1 e 3 um portão e uma faixa amarela pintada na pista onde se lê: "INÍCIO DE DESFILE".

  • Avatar
    26/02/2009 13:19:07ROGERAnônimo

    Para os que falavam do samba do salgueiro, o samba foi nota 40,fantasias nota 40 e alegoria e adereços unica escolha com nota 40,o titulo foi merecido e vao ter que nos aturar salgueiro é o caldeirao

  • Avatar
    26/02/2009 13:14:54ROGERAnônimo

    Para os que falavam do samba do salgueiro, o samba foi nota 40,fantasias nota 40 e alegoria e adereços unica escolha com nota 40,o titulo foi merecido e vao ter que nos aturar salgueiro é o caldeirao

  • Avatar
    25/02/2009 22:24:31salgueirense campeã 2009!!!!!!!Anônimo

    PRA VC LEANDRO,E PRA TODOS QUE MALHARAM O MEU SAL,EU DESFILEI,E Ã? CLARO TIVEMOS PEQUENOS PROBLEMAS,MAS QUEM DECIDIU FORAM OS JURADOS,ENTAÃ? VCS VÃ?O TER QUE NOS ENGOLIR!!!!! SALGUEIRO Ã? CAMPEÃ?O!!! " E QUANDO SALGUEIRO PASSOU ALGUEM COMEÃ?OU A FALAR Ã? ESSA ESCOLA QUE VAI GANHAR....." ATÃ? 2010!!!!!!!

  • Avatar
    25/02/2009 10:04:20DeniseMembro SRZD desde 08/04/2009

    o Salgueiro fez um excelente desfile (Renato Lage é demais), mas ela apresentou um tema e isso ficou claro para quem viu. Todas as alegorias estavam ligadas ao tambor, não tinha uma concepção linear. Vila e Beija fizeram do tema um enredo. Compare os setores de cada uma e vc vai verificar que há uma cronologia no desfile. Se o Salgueiro ganhar, ótimo. Ã? uma escola de samba na essência e vai dar uma mexida nos bastidores do carnaval. Mas não acredito em título. Acho que Beija fez o melhor desfile, apesar da comissão de frente horrorosa. Vila poderia levar, mas cometeu excessos em coreografias que fez o desfile ficar chato demais. Ainda colocaria na briga a Imperatriz, que, fez um desfile correto, tinha um enredo, e que errou pouco na avenida. Em suma, se der uma dessas, eu não me surpreendo, mas se der Grande Rio, eu confesso que ficarei surpresa. Para mim, o estandarte de enredo (no meio de tantos fracos esse ano no especial) tinha que ter ido para a Imperatriz.

  • Avatar
    25/02/2009 01:01:36tricolorAnônimo

    Olha...o Salgueiro não levará esse título não! Fez um desfile muito atrapalhado. Aliás...se o Salgueiro tem chances mesmo desfilando com todos aqueles erros, por que descartaram a Grande Rio que cometeu erros como o Salgueiro?? Na quarta-feira tudo será revelado. Muita hipocrisia por parte dos analistas....

  • Avatar
    25/02/2009 00:59:51tricolorAnônimo

    Olha...o Salgueiro não levará esse título não! Fez um desfile muito atrapalhado. Aliás...se o Salgueiro tem chances mesmo desfilando com todos aqueles erros, por que descartaram a Grande Rio que cometeu erros como o Salgueiro?? Na quarta-feira tudo será revelado. Muita hipocrisia por parte dos analistas....

  • Avatar
    24/02/2009 22:39:36eduardoAnônimo

    vcs nao podem escribir isto e dar o premio estrela no Salgueiron.me disculpan mais nao pode acontecer: O Salgueiro começou o desfile num ritmo devagar, chegando a ficar cerca de quatro minutos parado na Avenida, o que diminuiu um pouco da vibração das arquibancadas. O terceiro carro "Raízes Místicas do Tambor" quebrou e ficou preso num sinal de trânsito, e acabou causando um buraco na Sapucaí. A segunda alegoria "Essência Rural", também demorou a andar e deixou buraco no início do setor 3 até o primeiro módulo de jurados. Outro espaço na Avenida foi percebido entre o abre-alas "Tambores da Academia" e uma ala formada só por homens. Quando chegou no segundo módulo de julgadores, a alegoria, muito grande e com efeitos sonoros, abriu um pequeno buraco. O terceiro carro chamado "Raízes Místicas do Tambor" também deu dores de cabeça. Apesar de ser grande e estar muito bonito, quando passou pelo módulo 4, estava totalmente apagado. Mais um ponto negativo que pode ter sido anotado pelos jurados. O quarto carro "Sagração dos Deuses" teve problemas de acoplagem com um tripé. Os componentes da escola conseguiram corrigir o defeito somente quando a alegoria já estava no setor 1. As demais alegorias seguiram sem mais complicações pela Marquês se Sapucaí. Depois que os problemas com a quarta alegoria pareciam solucionados, o carro bateu em algum lugar da Avenida e ficou com o lado esquerdo bastante danificado. A madeira da parte inferior ficou quebrada, e a escola pode perder pontos preciosos para a briga pelo título.

  • Avatar
    24/02/2009 22:19:28DENISEMembro SRZD desde 09/04/2009

    ENGRAÃ?ADO, ACHO QUE JÁ TÃ? FICANDO LOUCA, FALEI QUE ERA TEMA, E AGORA VIROU ENREDO.

  • Avatar
    24/02/2009 15:40:54RenataAnônimo

    Aprendam uma coisa!!!!!!!!!!! O público não importa para a LIESA. Oba oba não ganha campeonato!! O desfile do Salgueiro (Candaces 2007) foi infinatamente melhor que este. Muitas alas não cantavam o samba. Salgueiro não ganha o título, no máximo virá entre as 6 primeiras

  • Avatar
    24/02/2009 14:46:34Mariana BispoMembro SRZD desde 20/02/2010

    Salgueiro estava lindão, carros espetaculares, e com a garra e animação de sempre, mas ainda continou achando Vila e Beija-flor melhores no geral. Dizer que a Vila não estava "nada demais " é sacanagem...ela estava apenas com um estilo diferente do tradicional...mas isso parece incomodar muito. Gsotei do salgueiro , mas sinceramente há dois anos atrás, com Candaces, estava mais bonito ainda e mais animado...esse sim, candaces, pra mim foi melhor desfil do salgueiro recentemtne.. Mas vamos aguardar, minha opinião nao vale de nada,,,e de qualquer forma salgueiro esta na briga e se ganhar será merecido.

  • Avatar
    24/02/2009 14:32:56andersonMembro SRZD desde 01/07/2009

    é engraçado, lógico que o salgueiro teve erros, mais quem ñ cometeu erros esse ano? ñ julgo só erros e sim por plástica, desenvoltura e formas...vejo a vila nada demais e a beija, com um carnaval que para os que entendem mesmo, ñ era lá essas coisas em termos de acabamento. Vamos lá, na vila, o que fiseram de interessante para contribuir na luta pelo título, se julgasse por harmonia, evolução ai sim seria show, mais carros? me poupem né, coisas sem vida e sem graça, um verdadeiro montante vazio no meio dos carros, que só funcionam na hora! Dois carnvalescos, que pelo visto aparentemente "se dão", lógico que ñ né, mais a mídia tenta abafar coisas assim e sei que ñ é tão harmonioso como seu chão e ai fica a pergunta: o que é o poder e o jogo de interesses! A agora a beija, uma puta escola de samba isso ela é, mais será que funciona nas mãos de tanta gente assim, vejo um carnavalesco talentoso e bom muito...agora o resto? que isso gente, será que vcs são tão medíocres a ponto de entender de samba? ou ser tão criterioso com umas e outras passam batidas? fala sério! o julgamento de carros esse ano ñ é mérito de nilópolis e sim do salgueiro, no sábado ainda a beija estava decorando o último carro e lógico que isso é prejudicial ao quesito alegorias e adereços, o tripé da comissão micadissímo e acabamento pessímo, coisa que ñ se via na beija a tempos pois sempre foram a primeira a entregar o barracão. Com tudo, acho que mesmo que fosse beija mais uma vez, seria uma grande falha por detalhes que vcs amantes de escola de samba, ñ entendem e nem participam para falar ou julgar, esquecem que a ética é certa e precisa, saber diferenciar as coisas fazem parte do ser humano tb. E com relação ao resto deixo aqui o meu protesto de ñ mero amante e sim de uma pessoa que mete a mão e faz acontecer no carnaval...salve o bom senso!!!