SRZD


04/03/2009 12h44

O carnaval da reflexão
Eugênio Leal

É verdade, demorei um pouco para escrever após este carnaval. Estava procurando o que dizer. Não me basta mais apenas ficar discutindo as justiças e injustiças do resultado oficial. Elas fazem parte de um sistema falido que neste momento é minha maior preocupação.

Não escrevo aqui por esta ou aquela agremiação. Escrevo pelo samba, pela festa, pela manifestação cultural inigualável que é o nosso carnaval. E confesso que termino este ciclo de certa forma angustiado. 

Recebemos o "rei", o presidente e - surpresa geral - a "voz oficial" da seleção brasileira (que caiu feito um cometa no desfile das campeãs ao lado de Quinho). Vimos um prefeito se fantasiar para tocar agogô na bateria da Portela. 

Por outro lado testemunhamos a reedição da invasão de pista por uma pequena multidão (só que desta vez todo mundo estava credenciado); a pouco comentada queda de uma câmera de trezentos quilos sobre as frisas; a valorização junto aos cambistas de ingressos para o "setor 1" que deveriam ter sido distribuídos às comunidades; a volta das tentativas de virada de mesa no grupo de acesso e com ela as brigas entre entidades organizadoras de desfiles; e a perpetuação de julgamentos não fundamentados e injustos. 

Não vimos, entretanto, o brilho do sambista. 

Deixo claro que não questiono o título do Salgueiro, pelo contrário. Talvez ele tenha sido o grande ponto de salvação do carnaval. Uma vitória justa e digna, que por ser a notícia de mais relevância aos olhos do grande público, revigora a imagem da festa. Mas o que os jurados fizeram com Vila Isabel, Império Serrano e Estácio de Sá (no acesso) não é aceitável. 

A esperança está no fato de que esta sensação de que muita coisa precisa ser melhorada é compartilhada por figuras fundamentais na organização da festa. O prefeito não descarta a entrada de uma empresa para dividir com a Liesa a organização do carnaval e o próprio presidente da liga (que não sabe se continuará no cargo) fala na realização de um simpósio para discutir a festa. Haverá mudanças fundamentais na gestão do carnaval. 

A gente tem críticas à Liesa sim, mas é preciso saber quais são as verdadeiras transformações a serem implantadas por uma terceira empresa. Mudar para pior não interessa. Quanto ao simpósio, desde que seja plural e ouça o sambista de verdade, é uma iniciativa excelente que nós pedimos aqui há algum tempo. 

Este período de entressafra promete ser o mais importante e ao mesmo tempo o mais perigoso das últimas décadas. É fundamental que estejamos atentos e que sejamos participantes neste processo. O crescimento e fortalecimento da imprensa carnavalesca através da internet é inegável. É nessa hora que nosso papel se acentua. O carnaval não acabou, está apenas começando. Não vamos nos desmobilizar.


Comentários
  • Avatar
    11/03/2009 08:05:24visãoMembro SRZD desde 08/04/2009

    Falam em colocar um empresa para ajudar a liesa na organiza ção do carnaval. A liesa pode até ter falhas mas lembram-se co mo eram os desfiles antes de sua criação,uma bagunça total,e ou tra que interesses estarão por trás disso:Trocas de votos,influên cias políticas.Cuidado!O tiro pode sair pela culatra.

  • Avatar
    10/03/2009 18:22:57naldoMembro SRZD desde 09/04/2009

    Concordo plenamente com Donga, certissímo. Assuistoos desfiles desde 76 e me pergunto, para onde as escolas estão caminhando? Daqui um pouco teremos além dos desfiles de trens(exagero dos acoplamentos), marcha olímpica(não se samba, apenas de marcha) e aula de aeróbica!?!?! Se melhorar o andamento do Samba (o nível das composições), com certeza a harmonia e evolução só ganharão com isso.

  • Avatar
    10/03/2009 16:42:01curiosaAnônimo

    por falar em mestre de bateria onde anda o mestre paulo renato ex. caprichosos de pilares pelo que sei sempre foi nota 10 e ta fora do carnaval podem me dizer sobre ele.

  • Avatar
    10/03/2009 08:27:30AllanMembro SRZD desde 08/04/2009

    Caros amigos, plásticamente Fábio de Melo e a Rocinha vieram para ganhar, e foi a plástica mais bonita do acesso. Acho até superior ao Estácio, que também tinha plástica boa, mas a Rocinha esqueceu do samba enredo que era um desastre, errou feio na comissão de frente que ficou francesa demais, sem carnavalização, e sim cópia fiel do can-can francês. Bola pisada, nota tirada, justamente. O Estácio desfilou como a Beija. Com medo de errar, deixou a desejar. Poderia ter sambado mais e cantado mais, apoiada apenas na boa plástica e no desfile técnico. A Ilha não foi certinha demais, mas não pecou, sacudiu e levou. Parabéns. O lance da Ilha foi o sacode igual ao do Sal, e isso foi privilegiado.

  • Avatar
    09/03/2009 16:39:49DANIELAnônimo

    FORA PAULO VIANA A COMUNIDADE DE PADRE MIGUEL PEDE QUE VC SAIA O MAIS RAPIDO POSSIVEL PARA MOCIDAE CONSEGUIR PELOMENOS DESFILAR NO SABADO DAS CAMPEÃ?S SOU MOCIDADE SOU UNIDOS DE P MIGUEL FORA PAULO VIANA

  • Avatar
    07/03/2009 20:21:33dongaMembro SRZD desde 07/04/2009

    De tudo, o mais importante está na msg do convite do Luzinho da Cuíca para um encontro de velhos ritmistas para uma água de S. Jorge e ouvir BONS e velhos sambas. A Escola de Samba que nos dava prazer por isso, samba e batuque, acabou. E o império se não se modernizar vai continuar sendo essa escola ioiô TAPA-BURACOS da LIESA, a não ser que o Carnaval sofra uma profunda reforma e passe a se exigir andamento, ritmo e qualidade nos sambas, se deixar do jeito que tá, cada vez mais as escolas vão se tornar em PANCADÃ?ES e desfiles de alegorias porque é isso que movimenta a roda (dinheiro). Pq é muito difícil pras pessoas de 35 anos em diante que assistiu grandes desfiles, grandes baterias e SAMBAS MARAVILHOSOS se acostumar com o que é feito hoje em dia em termos de Escola de Samba.....

  • Avatar
    07/03/2009 20:21:02dongaMembro SRZD desde 07/04/2009

    ....com esse ritmo acelerado, sambas feios e sem poesias e sem nenhuma emoção. Qdo era garoto e meu pai todo ano comprava o LP de Sambas e era presente de Natal dos filhos, a gente ouvia dos cascudos que não se fazia mais samba como antigamente. Comparando com o que pensamos hoje, tem uma diferença profunda: 1o) O samba mais feio do LP de 82, do São Carlos, "Onde há rede há renda", se fosse hoje seria melhor do que a maioria dos sambas de 2009. 2o) Esse LP de 82 tocava em todo o dial do Rádio e vendia mais de 1 milhão de cópias. Hoje os sambas não tocam em lugar nenhum e o CD não vende e em 82 já havia pirataria em K7 e meu pai só comprava o LP porque eu e meus irmão pedíamos, mas o velho comprava como sendo presente de Natal "dos muleques". Mas pra minha alegria e alívio no último domingo no Monobloco, os velhos sambas levantaram a Galera na Rio branco lotada de jovens, uma espécie de Bola Preta da garotada e de 2009 só o samba da Manga e Império de 1976 ?!?!?

  • Avatar
    07/03/2009 13:01:59NaldoMembro SRZD desde 09/04/2009

    Sucesso merecido: Salgueiro e Ilha! Injustiça do Ano! Imperio Serrano rebaixado ( o único, depois da virada de mesa com conivência da PMRJ e RioTUR).Estácio em 5º Lugar. Piada do ano! Mangueira no 6º e Mocidade não ser rebaixada!

  • Avatar
    07/03/2009 12:56:09naldoMembro SRZD desde 09/04/2009

    Quando o dinheiro atrapalha! 1 - A mídia em geral, dá mais atenção as pseudo-celebridades que pagam pelo posto de Rainha de Bateria, do que para o trabalho da Agremiação. Fihuras grotescas deformadas pelo excesso de anabolizante e cilicone, e nem sambam!. 2 - O conceito errôneo de que tamanho é documento (os carros alegóricos já romperam a marca dos 50m de comprimento). O tal do acoplamento(brevemente teremos um desfile de trens!. 3 - O componete que deveria sambar(marcha e bate palma?), já não basta estar escondido entre os carros e os destaques de chão(que antes, eram fantazias e agora é só mulher pelada, em busca de revista pra posar nua). 4 - O luxo pelo luxo, sem compromisso com a historia a ser contada, sem falar com a repetição das soluções das alegorias. A criativiade tá escaça. 5 - A submissão da LIE$A a Globo, diminuiu o nº de Escolas para es encaixar na grade de transmissão, e os locutores(da Globo)que não dão uma dentro, e os comentaristas que falam uma coiza e a tela mostra outra! quando não estão com conversas paralelas. A LIESA deveria se impor! Quem tá assistindo quer intender o que se passsa! 6 - Subjulgar a capacidade de percepção do público que gosta do espetáculo, e influir nos resultados atraves dos jurados, isto está provado nas justificativas para as notas. O Corporativismo deveria ser para proteger e não para discriminar o samba(ex. Imperio Serrano) A Ã?nica punida, vide a virada de mesa no Acesso. 7 - Quem vem assistir os desfiles vem ver nossa cultura e suas peculiaridades, a ginga e a criatividade e não um espetáculo engessado. Tudo que se faz é em função de quem vem de fora e do dinheiro, mas e a escencia ? Vamos pagar um preço alto muito em breve, O Especial ta ficando chato, o Acesso tá ficando mais interessante ! Sinto muito! pelo povo que faz o samba e fica na sombra dos donos de uma coisa que não tem dono, ou pelo menos não deveria. As Ligas dependentes do interesse de pou

  • Avatar
    06/03/2009 22:01:52ciro machadoAnônimo

    Amigos, defensores de que o Império deveria ter ficado no grupo especial, não tiro a razão de vocês, mas quero fazer uma reflexão mais profunda sobre o assunto, e a primeira questão é: Se a escola da "Serrinha" não caísse, quem desceria em seu lugar? A Mocidade... Bem, até podia ser, pois, sem dúvida, ela não fez um desfile digno da agremiação, principalmente se lembrarmos dos bons tempos do Renato na escola. A Porto da Pedra, bem, embora esta tenha tido alguns problemas no desfile, acho que superou as expectativas nos quesitos que julgam o visual da escola, ou seja, fantasias e alegorias, que eram de muito bom gosto, além de ter trazido uma bela comissão de frente, para mim, uma das melhores, o enredo era interessantíssimo, no mínimo "curioso". A outra escola cotada para cair no lugar da verde-e-branco, a Tijuca, confesso que acho que faltou um pouco de luxo e beleza plástica, mas, a criatividade do Bruno se mostrou novamente, tanto nas fantasias como nas alegorias, faltou luxo, mas, adorei assistir o desfile da Tijuca, derrubá-la, seria uma grave derrota da criatividade. Uma coisa que quero discutir é o enredo escolhido pelo Império, acho que é preciso pensar e repensar muito quando vai se fazer uma reedição, pois, alguns enredos que funcionaram no passado, certamente não funcionam no presente, podendo mesmo soarem como ingênuos nos tempos atuais, aconteceu com o Império e com a Estácio. O Império não podia ter descido, mas, em 2007, quando tinha um enredo fabuloso, alegorias muito criativas e fantasias bonitas, mas, esse ano meus amigos, infelizmente não tinha jeito, fantasias razoáveis, alegorias de grupo de acesso, comissão de frente sem graça, um enredo que não funcionou, fica essa reflexão em dedicação as escolas que estão subindo para o grupo especial, pensem bem no enredo que vão levar para a avenida e no carnavalesco que vai montá-lo.

  • Avatar
    06/03/2009 21:57:46Vinícius Carvalho da Silva MendesMembro SRZD desde 15/04/2009

    SR. EUGÃ?NIO LEAL, QUANDO VOSSA PESSOA SE REFERE AO GRUPO DE ACESSO; DIZENDO QUE NÃ?O Ã? ACEITÁVEL A ESTÁCIO DE SÁ PERDER ( LEMBRANDO QUE ELA FICOU EM 5°LUGAR NA CLASSIFICAÃ?Ã?O). EM SEU COMENTÁRIOS SOBRE O DESFILE DO GRUPO REFERIDO, COLOCASTE A UNIÃ?O DA ILHA EM 6° LUGAR. TALVEZ O QUE NÃ?O SEJA ACEITÁVEL SEJAM OS SEU COMENTÁRIOS DEPRECIANDO UM BELÍSSIMODESFILE COMO FOI O DA ILHA EM 2009.

  • Avatar
    06/03/2009 12:48:06luis carlosMembro SRZD desde 17/09/2009

    CONCORDO PLENAMENTE NO QUE VC DISSE EM RELAÃ?Ã?O Ã? VILA ISABEL, PURA MALDADE, FOI PREMEDITADO SIM. ME APONTEM POR FVR QUAL SAMBA DESTE ANO TINHA UMA MELODIA FAVORÁVEL OU QUE FOSSE RAZOAVEL PELO MENOS? E DÃ?O 9,6 PARA A VILA?FOI OU NÃ?O PREMEDITADO? BEIJA FLOR E SALGUEIRO TIRAM 10 DE TDS OS JURADOS NESTE QUESITO??????MUITO ESTRANHO 2 SAMBAS SOFRÍVEIS COMO O DA VILA MAS SOMENTE CASTIGARAM A ESCOLA DE NOEL? E QUANTO AO ENREDO? QUALQUER IMBESSIL CONSEGUIRIA VER ATRAVÃ?S DE FANTASIAS E ALEGORIAS QUE A VILA FALAVA SOBRE O MUNICIPAL E 2 RETARDADOS DERAM NOTA 9,8. POR ESTES EQUÍVOCOS TIRARAM DA VILA ISABEL UM CAMPEONATO QUE DEVERIA SER DELA POR DIREITO, SERÁ QUE FOI RETALIAÃ?Ã?O DA LIGA PELO FATO DA TAL CARTA ANÃ?NIMA? QUAL A CULPA DA VILA ISABEL QUE SE PREPAROU TÃ?O BEM? M A L D A D E.......UNICA EXPLICAÃ?Ã?O

  • Avatar
    06/03/2009 09:08:47Luiz CondeAnônimo

    RESUMO DO CARNAVAL 2009: DAS ESCOLAS QUE DESFILARAM NO SABADO/DOMINGO/SEGUNDA, NUM TOTAL DE 22 ESCOLAS, SÃ? UMA FOI REBAIXADA: IMPERIO SERRANO(2) IMPÃ?RIO SERRANO, especial é o grupo onde você estiver!

  • Avatar
    06/03/2009 02:12:11dyohAnônimo

    eugenio e amigos o carnaval do sambodromo, enquanto manifestação cultural, ACABOU. centenas de pessoas na frente do cordao de isolamento resultados que nao vao de acordo com o justo expectadores mal tratados farra na direçao do carnaval acabou, gente!

  • Avatar
    06/03/2009 01:15:22DeniseMembro SRZD desde 08/04/2009

    Mas já que a Prefeitura já chancelou a virada de mesa, resta esperar da Lesga que ela defina critérios justos para a ordem do desfile. Por exemplo, as 5 primeiras colocadas (Renascer, Rocinha, SClemente, Estácio e Sta cruz) mais o Império Serrano deveriam disputar da 4a. a 9a. ordem de sábado. As 4 últimas (Tuiuti, Império da Tijuca, Inocentes e Caprichosos) mais as duas vindas do B (Cubango e Padre Miguel) deveriam disputar a 1a, 2a, 3a, 10a,11a e 12a posição. Acho que sempre se deve premiar a competência. Seria injusto, por exemplo, a Rocinha, que foi a terceira colocada, ter de vir nas primeiras posições do desfile ou nas últimas.

Comentar