SRZD


08/03/2009 23h31

Prêmio SRZD-Carnaval 2009 é entregue em ritmo de festa e feijoada
Guilherme Marques

Foto: Laura Machado A entrega da segunda edição do prêmio Estrela do Carnaval, oferecido pelo site SRZD-Carnavalesco, foi um sucesso. O evento aconteceu na tarde deste domingo, no Hotel Intercontinental, em São Conrado, Zona Sul do Rio. Servidos por uma feijoada completa, os convidados e premiados festejaram com muito samba e integração entre as agremiações.

A entrega do prêmio começou com a escola que fez o Melhor Desfile do Ano, segundo o corpo de jurados, o Salgueiro. Ao lado do segundo intérprete, Celino Dias, da bateria comandada pelo mestre Marcão, e do carnavalesco Renato Lage (que levou os troféus de Melhor Desfile, Melhor Carnavalesco e Melhor Conjunto de Fantasias), a presidente Regina Duran agradeceu à iniciativa do site e também à Liga. "O prêmio é de todas as escolas que fizeram um belíssimo carnaval não só do Salgueiro", disse a representante da vermelho-e-branco, campeã do Carnaval 2009, e bicampeã do Estrela do Carnaval.

Outra mulher que subiu ao palco representando a alma feminina, no Dia Internacional da Mulher, foi a presidente da Mocidade Alegre, escola campeã de São Paulo, Solange Bichara. Ela fez questão de agradecer e declarou estar emocionada. "É uma honra estar participando desse prêmio no Rio. Gostaria de parabenizar o nosso intérprete Clóvis Pê, que faz aniversário hoje, e todas as mulheres que fazem o carnaval neste dia tão especial".

Em clima de amizade, todos puderam curtir e se divertir com a apresentação de cada vencedor. O ponto alto ficou por conta do intérprete Neguinho da Beija-Flor, que ainda se recupera de um câncer e cantou o samba-enredo da Mangueira com Luizito e compositores da verde-e-rosa. Houve também o momento em que o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Jorge Castanheira, fez um desabafo sobre o carnaval e o julgamento do Grupo Especial.

Pouco antes de seguir com a premiação, o presidente da Liesa foi ao palco para falar sobre sua visão do carnaval e do prêmio. "Eu quero dizer que nossa instituição é da maior lisura. Temos como exemplo o Império Serrano, que desceu, mas desceu com honra. Nosso carnaval foi marcado pela grandiosidade. Destaco também a integração, vemos Beija-Flor, Mangueira, Portela e outras dando a dignidade ao título do Salgueiro. O que acontece aqui é bem diferente do que acontece na liga de baixo (referência a Lesga, que comanda o Grupo de Acesso A)", afirmou Castanheira, que chamou o jornalista Sidney Rezende para mediar o seminário sobre o julgamento do carnaval, que a Liesa pretende realizar ainda este ano. Sidney aceitou e disse que o SRZD-Carnavalesco estará presente e fará a cobertura em tempo real.

O segundo premiado a subir ao palco foi o coreógrafo da comissão de frente da Vila Isabel, Marcelo Misailidis. Os integrantes estavam com a fantasia do desfile oficial e fizeram a coreografia apresentada no Carnaval 2009.

O casal de mestre-sala e porta-bandeira da Vila Isabel, Julinho e Rute, recebeu o troféu na categoria. A dona do pavilhão da escola do bairro de Noel fez uma homenagem ao bailarino e coreógrafo Misailidis. "Não podemos esquecer da ajuda fundamental que recebemos do Misailidis e da sua esposa", afirmou.

A Vila Isabel continuou no palco, mas desta vez sob o comando do coreógrafo Marcelo Sandrini, do carro "Bota-Abaixo", o abre-alas da escola, que venceu na categoria Originalidade. "Nossas verdadeiras estrelas do carnaval são vocês", disse, empolgado, referindo-se ao integrantes da alegoria. O carnavalesco Alex de Souza disse que o reconhecimento do trabalho é dele e do carnavalesco Paulo Barros, que não pôde comparecer. Sobre o enredo para 2010, ele declarou: "Não sei ainda qual será, mas se for sobre Noel Rosa ficarei muito feliz. Espero que seja".

Em seguida foi a vez da Melhor Bateria do Grupo A. Comandados por mestre Riquinho, os ritmistas da União da Ilha fizeram uma performance impecável, que rendeu os 40 pontos e o prêmio Estrela do Carnaval. Ao mesmo tempo foi ao palco a coreógrafa da comissão de frente da escola, Luciana Yegros, que também foi premiada, junto aos seus integrantes. Ela dedicou a vitória a eles, quem chamou de "meus meninos".

Ainda no Grupo A, a Estácio de Sá foi representada por seus componentes fantasiados, pelas baianas e pelo casal de mestre-sala e porta-bandeira, Tuninho e Patrícia, vencedores na categoria. Além deles, esteve presente também o carnavalesco Cid Carvalho, que recebeu o prêmio de Melhor Desfile no Grupo A. Emocionado, ele fez um desabafo revoltado com a posição da escola, que ficou no quinto lugar. "Ninguém vai conseguir convencer nenhum integrante da Estácio de que fizemos um desfile mediano, porque quinto lugar para mim é o meio, já que são dez escolas. Ninguém na escola entendeu as notas e dessa vez não vou ficar calado. Estou revoltado e triste, porque nós e o carnaval estamos perdendo uma representante tão importante, nossa querida presidente Lílian Martins", desabafou.

De volta a premiação do Grupo Especial foi a vez dos passistas vencedores receberem seus troféus. No masculino, Anderson Lima, da Viradouro, deu seu show de elasticidade e irreverência. No feminino, Vânia, da Mocidade, mostrou toda sua beleza, leveza e sensualidade na dança.

Em seguida, a bateria do Império Serrano fez uma demonstração espetacular, assim como na Avenida no domingo de carnaval. Comandada pelo incomparável Mestre Átila, a vencedora da categoria fez sua performance dando o tom na apresentação da Melhor Ala das Baianas, vencida pela Imperatriz, e embalando o Melhor Samba-Enredo, da Mangueira.

Este foi o momento em que aconteceu o mais emocionante fato da festa. O Melhor Intérprete, Neguinho da Beija-Flor, cantou o hino da Verde-e-Rosa do Carnaval 2009 ao lado do intérprete oficial da Mangueira, Luizito e dos compositores Lequinho, Jr. Fionda, Gilson Bernini e Gustavo Clarão.

Neguinho também cantou o samba da sua escola e fez um discurso, interrompido pela emoção do momento. "Agradeço principalmente ao meu médico que está cuidando de mim. Eu também não poderia estar bem se não fosse minha esposa. É aquela frase "na alegria e na tristeza, na saúde e na doença" e, infelizmente, ela só pegou a parte da doença. Eu repito: agradeço a Deus e a todos que rezaram e continuam orando pela minha recuperação", disse.

Antes do último prêmio ser entregue à Portela, como vencedora de Melhor Escola (segundo a Associação dos Correspondentes Estrangeiros), o mestre de bateria da Porto da Pedra, Thiago Diogo, recebeu o troféu na categoria Revelação. Com a responsabilidade de substituir Mestre Louro, ele ficou muito feliz pela homenagem.

A Águia de Oswaldo Cruz e Madureira encerrou a festa de premiação do Estrela do Carnaval com uma apresentação de se tirar o chapéu e que contou com a participação dos integrantes de diversas alas. O diretor da carnaval Junior Scafura recebeu o prêmio e fez questão de exaltar a harmonia da escola.

O encerramento da festa foi com muito samba e um até a próxima edição do Estrela do Carnaval, já premiando os melhores do Carnaval 2010.


* O nome do prêmio foi Estrela do Carnaval da edição de 2008 até 2011. A partir de 2012, passou a se chamar Prêmio SRZD-Carnaval



Comentários
  • Avatar
    11/02/2010 11:30:01Everton AndradeMembro SRZD desde 26/10/2009

    muitos bem colocados mas acho que na vz devia ser o wautir e ms e pb sdclei e squel que fizeram um otimo camaval a frete da grande rio.:

  • Avatar
    27/08/2009 19:32:25Edson silva de souzaMembro SRZD desde 24/08/2009

    senhor castanheira, o imperio desceu por erro dos seus jurados é muito facil falar q o imperio desceu com honra, honra nao ganha carnaval e nem mantem uma escola no grupo especial nao é mesmo se eu fosse vces ficaria quieto e nao falava mais sobre o imperio serrano.

  • Avatar
    07/05/2009 14:29:55dylanMembro SRZD desde 07/05/2009

    neguinho é uma prova que vc der a volta por cima vence

  • Avatar
    11/03/2009 08:34:09FilipeMembro SRZD desde 12/05/2009

    Engraçado... Os passionais torcedores da simpática União da Ilha insistem em desmerecer o campeonato que a Estácio conquistou com a reedição do enredo "Quem é Você ?"... Neste mesmo ano (2006), julgam os apaixonados insulanos que a Estácio "ganhou roubado"... Antes de criticarem nosso carnaval, será que têm em mente o que a Grande União da Ilha apresentou num enredo que falava sobre a barroca São João Del Rey ?... Sinceramente, qual a nota que mereciam por (acabamento e concepção estética de) alegorias e fantasias ?... O que era aquela horrenda e gigantesca criatura dourada no carro abre-alas que soltava faísca pelas axilas ?... Onde foi parar o senso estético ao confeccionar aquela insólita locomotiva Maria-Fumaça azul-metálica ? (a que está em SJDR é do século XVIII...). E o carro que desacoplou antes do final do desfile, já chegando à Praça da Apoteose ?... Havia um mínimo de cuidado e simetria na bandeira do estado de MG, retratada na parte frontal de um dos carros alegóricos da Ilha ?... Enfim, vocês acham mesmo que mereciam ter subido no lugar da Estácio ?... Com o carnaval que fizeram ?... Nosso desfile não foi perfeito, reconheço, mas naquele ano, ninguém foi melhor que nós... Enfatizo que nada tenho contra a simpática agremiação insulana, que aliás, faz muita falta ao GE. Mas sejam menos passionais e tenter enxergar que não estão sendo superiores a quem julgam estar superando... Se é pra reclamar de carnavais onde foram absurdamente prejudicados, vamos falar do ano de "Maria Clara Machado", por exemplo. Mas neste carnaval (2009), vocês brigariam pelo 3º lugar com a Santa Cruz. Só torcida na arquibancada gritando a todo ano "é campeã" e uma escola empolgada, cantando o samba na pista, NÃ?O SÃ?O FATORES SUFICIENTES PRA SE GANHAR CARNAVAL !!!! A Estácio só perderia pra Rocinha... Mas... Aliás, no ano em que chegou ao Especial com "O Ti-Ti-Ti do Sapoti" é público e notório que a Estácio não c

  • Avatar
    11/03/2009 02:51:25DanielAnônimo

    Será que tem como achar pelo menos o audio dessa festa? Bateria do Império, voz do Neguinho e o samba da Verde e rosa? PERFEITO DEMAIS!!!

  • Avatar
    10/03/2009 16:33:39SamuelMembro SRZD desde 07/04/2009

    Por favor para um sambista coloquem o audio do Neguinho cantando o samba da Mangueira por favor, deve ter sido lindo demais. Parabéns a todos que amam o carnaval e aos vencedores. Presidente Solange a Morada do Samba está emocionada com mais um título.

  • Avatar
    09/03/2009 20:43:30Celso RodriguesAnônimo

    Parabens ao Sidney Rezende e toda a equipe do Carnavalesco pela brilhante iniciativa e pela belíssima festa.Foi um dia de glória para o mundo do samba.Obrigado pelo carinho.Saudações Mangueirenses.

  • Avatar
    09/03/2009 17:11:33RUTE ALVESMembro SRZD desde 16/04/2009

    A TODOS OS RESPONSÁVEIS PELO SITE ,MAIS UMA VEZ OBRIGADA E PARABÃ?NS PELA MARAVILHOSA E ORGANIZADA FESTA.

  • Avatar
    09/03/2009 15:50:51GLORIOSOMembro SRZD desde 12/04/2009

    Valeu pela premiação daqueles que se fizeram merecer,mas continuo dizendo:festas e eventos sobre carnaval onde o povo é penétra,pra mim perde todo e qualquer valor. Sugestão: que o próximo seja feito na quadra da campeã,ou mesmo na Cidade do Samba,dando com isso ao povo,a possibilidade de com honra e orgulho,comprar seu ingresso,esse mesmo POVO que é parte IMPORTANTE no CARNAVAL.

  • Avatar
    09/03/2009 15:49:49Paulo Paixão PuraAnônimo

    Valeu Marcos da Estácio, vc está certo! Realmente algums notas não foram merecidas mesmo principalmente as de alegorias. Mas as da comissão de frente foram muito justas já que inventaram um tal "guarda chuva" para abrir e pendurar as bonecas/componentes e não funcionou em nenhum momento. Sem contar que o Handerson Big tem que parar de fazer colagem dos trabalhos do Fabio de Merllo de qdo ele era integrante da comissão da Imperatriz Gde abraço

  • Avatar
    09/03/2009 15:42:54JuanAnônimo

    Que isso Ginha, pq eu teria que levar seguranças??? Eu mesmo faço a minha segurança. Sei que ninguem aki me odeia, só não concordam com algumas opiniões minhas. Mas e aí, como vc tá??? Maior tempão que não vejo um comentário seu. Como estão as crianças??? Espero que bem. Um abraço!

  • Avatar
    09/03/2009 15:23:57pauloAnônimo

    Sidney, parabéns pelo site. Ã? muito importante para o samba ter esta divulgação que vc vem fazendo. A TV não divulga, pelo menos nos outros estados como é o caso aqui de Minas Gerais. Quem gosta de samba como eu, tem que buscar informações e no seu site temos informação completa e direta. Gostaria de estar na entrega do prêmio Estrelas do Carnaval, imagino que foi outro carnaval. Assim como outros comentaram, fica a sugestão para a participação dos internautas. Um abraço e continue a divulgar esta maravilhosa festa que é o carnaval e o mundo do samba. Parabéns para os agraciados pelo prêmio. Aguardo a premiação do ano que vem.

  • Avatar
    09/03/2009 14:59:34Ana C. TropianoAnônimo

    Parabéns a toda equipe SRZD pela tarde maravilhosa! Nota 10!!

  • Avatar
    09/03/2009 14:16:44GinhaAnônimo

    Meu caro amigo Juan, como vc é convencido, hein? Pra vc ir a um evento desses, só se passar anonimamente ou levar uns seguranças para te acompanhar rsrs

  • Avatar
    09/03/2009 14:16:43fã sambistaAnônimo

    Grande festa realizada pela equipe do site carnavalesco estive lá e não posso negar um festa maravilhosa e sem preconceito para qualquer um dos sambistas de todas as classes mas sou portelense e não posso deixar de postar uma pequena reclamação a o site se a encerração foi com muito samba deve se os parabens a igor viana que fes uma bela apresentação ao cantar portela na avenida contos de areia e por falar em amor onde anda você mas o site nem se quer sitou o nome do rapas só por que ele é o segundo poxa mas o celino tamben foi citado se é por não conhecelo ai vai igor vianna é o segundo interprete da portela a 2 anos ja tendo passagen de 3 anos pela vila isabel onde deixou muitos amigos e é o interprete oficial da tradição o eugenio leal o conhece deve de ser pela falta dele no evento que ele não foi citado mas voltando o igor ainda por cima vem a ser filho do saudoso interprete da mocidade independente de padre miguel ney vianna o igor esta começando o seu trabalho mas esta se tornando um grande proficional parabens a todos do site e me desculpe por ter me desbafado pois sou muito fã do site carnavalesco e não podia deixar esta falha acontecer sussesso a todos da equipe !!!

Comentar