SRZD


13/03/2009 11h56

Após 30 anos, mestre Mug deixa bateria da Vila Isabel. Átila é o substituto
Alberto João

Foto: Lincoln Caldas O comandante mais antigo à frente de uma bateria de escola de samba deixou o cargo. Mestre Mug, da Vila Isabel, não vai mais comandar os ritmistas do bairro de Noel, o seu substituto é mestre Átila, do Império Serrano, um dos profissionais mais talentosos do carnaval carioca e que venceu o Estrela do Carnaval 2009, oferecido pelo SRZD-Carnavalesco, com a bateria da escola da Serrinha.

Átila recebeu uma proposta irrecusável da Vila Isabel, mas não queria assumir o comando da bateria, pois sabia que lá, mestre Mug tinha 30 anos de experiência e respeito da comunidade. Porém, o próprio Mug fez o pedido para que Átila assumisse seu posto, já que está com problema de saúde. O contrato de Átila com a Vila Isabel é de dois anos.

- Ainda estou emocionado com esse convite do Amadeu (mestre Mug) e da direção da Vila Isabel. O próprio Martinho da Vila (presidente de honra da escola) participou da reunião. O Mug me abraçou e disse para o Moisés (presidente) que eu sou sobrinho dele e estava satisfeito com o meu nome para comandar a bateria da Vila Isabel. Vou chegar com humildade e disposto a conversar com todos os ritmistas - disse Átila.

Ensaios da bateria vão ser nas segundas e quartas

A primeira mudança de mestre Átila no comando da bateria da Vila Isabel será a troca do dia de ensaio. Agora, os ritmistas vão ensaiar nas segundas e quartas. Antes, o treino acontecia na quinta-feira.

- Os ensaios já começam em abril. Vamos trocar o dia, porque queremos ensaiar na quarta, junto com o Salgueiro e aí vamos descobrir quem é da bateria da Vila Isabel e quem é da bateria do Salgueiro. É necessário ter essa disciplina para o sucesso da bateria. Os ritmistas podem ter certeza que vão ralar - explicou Átila.

Mudanças técnicas na bateria

Segundo mestre Átila, a principal mudança na bateria da Vila será na posição dos instrumentos. Além disso, o novo comandante dos ritmistas do bairro de Noel quer uma disciplina ritmica de todos os integrantes.

- Não vou mudar a essência da bateria da Vila Isabel. A marcação vai continar com seu timbre, mas vou alterar a posição dos intrumentos. Vou tirar o choque entre as caixas e tamborins. Além disso, a bateria está com 18 surdos de terceira, que é um número alto. Fica com oscilação e complica na retomada das paradinhas. Também quero ver quem comparece nos ensaios.

Amor pelo Império Serrano

Átila disse que apesar de assumir o cargo de mestre de bateria da Vila Isabel, ele não vai esquecer do Império Serrano, a sua escola do coração.

- O Gilmar será o mestre de bateria e vou ser o coordenador da bateria do Império. Nunca pensei que receberia uma proposta que fosse dar um conforto para minha família. No Império, eu recebia uma ajuda de custo e fazia tudo pelo amor. Essa ida para Vila é fruto de uma pressão psicológica positiva. O Mug aplaudiu meu nome e agora espero o encontro com os ritmistas, porque sei que é sempre complicado uma bateria de comunidade receber outo integrante de fora, mas chego com muita humildade e disposto a escutar todos.


Comentários
  • Avatar
    17/03/2009 16:24:51Luís Fernando de CarvalhoMembro SRZD desde 26/09/2011

    Parabéns, ótima escolha! Agora só nos resta aguardar a confirmação do enredo para 2010 e torçer para que o próximo samba-enredo, seja um pouco melhor do que os dois últimos! A Vila perdeu pontos onde tinha que perder, samba e bateria, quanto ao resto, o nosso desfile foi um verdadeiro show!!! "sou da Vila não tem jeito comigo eu quero respeito o meu negócio é sambar..."

  • Avatar
    16/03/2009 16:26:32brunoteteMembro SRZD desde 11/08/2009

    Fico triste com a saida do meu amigo atila que é com certeza imperiano como eu. Lembro aos esquecidos, que em 2008 ele também recebeu várias proposta mais ficou no imperio. O amor ao Império continua, mas com tanto desmando no carnaval não dá mais para acreditar em jurado e/ou resultado. Deceeram o imperio, subiram a ilha ao invés da Estácio, deceram a caprichosos que não caiu. Tenho orgulho de ser de uma escola de raiz, como a vila que ficou um bom tempo no acesso. Que Atila seja feliz, ele é um ótimo profissional, não é atoa que é diretor de bateria da cidade do samba. Aos meus amigos do tamborim da portela vocês vão ensaiar agora na vila ou na portela?

  • Avatar
    16/03/2009 15:32:02MarcosAnônimo

    GILMAR, A COOMUNIDADE DO IMPÃ?RIO SERRANO GOSTA E ESTÁ COM VOCÃ?. GILMAR Ã? Ã?TIMO E SERÁ UM EXCELENTE MESTRE DE BATERIA!!!!

  • Avatar
    16/03/2009 09:04:52IMPERIANA DE FÃ?Anônimo

    GENTE, QUANTA BOBEIRA FALA ESSE PESSOAL. PRIMEIRO, O ÁTILA VAI CONTINUAR NO IMPÃ?RIO COMO COORDENADOR DE BATERIA E SEGUNDO, QUE A PESSOA QUE VAI SUBSTITUÍ-LO, O GILMAR, Ã? SUPER COMPETENTE E ERA 1º DIRETOR DE BATERIA DO IMPÃ?RIO, BRAÃ?O DIREITO DO ÁTILA. ENTÃ?O NÃ?O TEM PQ OS IMPERIANOS FICAREM PREOCUPADOS, PQ A QUALIDADE E DISCIPLINA DA BATERIA DO IMPÃ?RIO VAI CONTINUAR A MESMA. AGORA OS RITMISTAS DA VILA VÃ?O RALAR MUITO, PQ O ÁTILA Ã? SUPER EXIGENTE, NÃ?O Ã? A TOA QUE A BATERIA DO IMPÃ?RIO Ã? A PAPA PRÃ?MIOS DO CARNAVAL.

  • Avatar
    15/03/2009 20:33:38tavinhoAnônimo

    Ué..... cadê o pessoal do Império Serrano??? Eles diziam que o mestre Átila era um imperiano que nunca decepcionaria a comunidade...o próprio Ã?tila havia dito que ficaria no Império....num tô entendendo nada! Num sobrou quase nada pra coitadinha da Serrinmha que vive se fazendo de pobre e inferior....vão fazer protestos contra o mercado do samba agora!!

  • Avatar
    15/03/2009 15:36:16LUIZINHO DA CUÍCAMembro SRZD desde 07/04/2009

    Pessoal conheço o Átila já a alguns anos, um cara honesto, excelente carater, e um tremendo profissional. O cara em 06 anos como 1o. Diretor de bateria, porque em seu primeiro ano (2002), ele dividiu a bateria com o falecido Macarrão, e foram 04 Estandartes de Ouro, e alguns ainda duvidam de sua capacidade ? Assistia eu, a um ensaio técnico do Império, quando derrepente surgi o Mug a frente da bateria imperiana, e o Átila com sua humildade, ajoelhou a seus pés, numa cordial reverência, e o Mug levantou o cara do chão, e lhe disse, - Coe Mané, tá maluco ! Esse é o Átila que muitos aí com certeza, ainda terão o prazer de conhecer, e depois farão nova análise sobre sua pessoa, abraços

  • Avatar
    15/03/2009 15:17:10Rodrigo da VilaAnônimo

    Caro "Vi lá" os tamborins da Vila não estão com medo, e qntdade de desenhos não é sinônimo de qualidade, nunca foi! Qnt aos prêmios foram merecidos, e não foi a ala de tamborins da Imperío quem ganhou, foi a bateria...conjunto. Que ele venha e corrija os erros! Apesar de não ter concordado com parte de sua entrevista, como o fato de jah dizer q 18 terceiras é muita coisa, vai mudar a posição dos instrumentos, e vai trazer 5 diretores...uma dúvida há qnt tempo eles estuda a bateria para ter esse conhecimento todo?! Tem algo errado q n está certo...primeiro ele tem q chegar e ver como está a casa, p depois tomar atitude.

  • Avatar
    15/03/2009 13:51:32TatianeMembro SRZD desde 15/04/2009

    Não gostei da mudança, mas amor a escola de samba não tem mas. Intendo que a proposta da vila tenho cido muito boa. Como vai fica o imperio sem Atila sera que o outro que vai assumir a bateria vai ser tam bom conto Átila. Já gostava de Átila sem conhe-ser quanto entrei pra faz parte da familia imperiana come-sei a adimira muito mas tinha um pençamendo e agora tenho outro sober ele. Pençava que todo mundo podia sair do imperio menho ele,mas a proposta falou mais alto. VOLTA ATILA OS IMPERIANOS PRECISA DE VC E A BATRIA MUITO MAS.

  • Avatar
    15/03/2009 12:08:07vi láMembro SRZD desde 11/01/2010

    Não entendi ainda pq o grupo de tamborins da vila se é um grupo tão bom assim estão com medo de mudanças e ainda nem sabe se vai mecher no grupo ou mudar.Se parar pra pensar o átila está indo para corregir onde está os erros naum onde está acertando,agora se os tamborins do império são fracos como vcs dizem naum sei mais oq eu vejo nos últimos anos o grupo de lá fazendo 2 desenhos todos anos e ganhando as notas máximas em bateria sem contar premios como estandarte de ouro samba net.vamos deixar 1º otrabalho do átila começa pra depois criticarmos!

  • Avatar
    15/03/2009 11:48:39viniciusAnônimo

    mestre atila continue fazendo um otimo trabalho no imperio mas nao vila NAAAAAAAAAAAOOOOOOOOOOOO

  • Avatar
    15/03/2009 11:26:37Rodrio da VilaAnônimo

    O que n pode acontecer é trazer o diretor de tamborim e alguns dakela ala do Império...que é fraquíssima...quanto a ala de tamborins da Vila, os que são prata da casa compõe ales como da Portela, da Rocinha, entre outras...que foram elgiadas demais! Enxerto no tamborim da Vila não rola...

  • Avatar
    15/03/2009 03:28:25AzulAnônimo

    Otima contratação. Execelente mestre de bateria....parabéns Vila Isabel....

  • Avatar
    15/03/2009 03:12:18BiantezMembro SRZD desde 07/04/2009

    Marcello, concordo com vc, A Padre Miguel vai dar trabalho pra não volar pra terça de carnaval, não acredito que ela brigue com Estácio, Rocinha, Renascer de Jacarepaguá, São Clemente e Império Serrano, que apesar de ganhar no chão, como foi em 2008, acredito que nesse carnaval não voltar para o Grupo Especial.

  • Avatar
    15/03/2009 03:05:41BiantezMembro SRZD desde 07/04/2009

    Maria de Fátima, você está completamente enganada, a Quitéria Chagas não sera rainha de bateria da Vila Isabel, ela continuará como rainha de bateria do Império, a rainha de bateria da Vila Isabel será a Juliana Alves e quanto ao diretor de bateria do Cubango, o Gilmar não vai continuar lá, pois ele dirigirá a bateria do Império

  • Avatar
    15/03/2009 01:19:21LUIZ PAULOMembro SRZD desde 07/04/2009

    Você é maluco ou se faz de maluco, o quero dizer é que a Vila não é como a Mangueira, o Império, que por sinal tem uma bela escola para fazer ritmistas, e também a Mocidade. A Vila, assim como o Salgueiro e outras escolas não tem, quase que na totalidade os ritmistas da casa, e por isso recorre e aceitam ritmistas de outras agremiações, isso é enxerto, e não vejo como outra coisa, em momento algum, IDIOTA, escrevi que haviam 270 roupas no caminhão, isso quem afirma é você, a minha citação é de que a grande maioria dos ritmistas que desfilam pela Vila e tantas outras, são de fora. Sua cabeça é bastante ruim para entender algo de tão facil, ou você é bastante maldoso, ou é mesmo um idiota.

Comentar