SRZD


26/03/2009 18h49

Giovanna: "A Tijuca é hoje nossa bandeira. A Mangueira está no coração"
Ramiro Costa

Foto: Ramiro Costa "Deu um nervoso". O mestre-sala Marquinhos resumiu, dessa forma, sua chegada, ao lado de sua parceira de dança, Giovanna, na Unidos da Tijuca. O casamento dos dois com a escola do Borel poderia ter acontecido antes. Na apresentação oficial, nesta quinta-feira, para a equipe de barração, na Cidade do Samba o presidente Fernando Horta admitiu que olhava há algum tempo o ex-casal mangueirense.
 
- Vocês já eram um sonho de consumo da Tijuca. Não estavam sendo valorizados - afirmou Horta.
 
O presidente da Tijuca fez o seu discurso logo depois da aniversariante do dia, a porta-bandeira Giovanna, falar sobre sua chegada ao Borel.
 
- A Tijuca é hoje nossa bandeira. A Mangueira carregamos no coração - confessou Giovanna.
 
E não poderia ser diferente. Cria da verde-e-rosa, Marquinhos desfilava na escola desde 1977. Foi mestre-sala mirim até alcançar o primeiro posto no ano de 92. Giovanna estreou como primeira porta-bandeira em 1995.
 
- Eu comecei a desfilar quando a Mangueira estava mal. Hoje saio com meu dever cumprido. Ajudei a escola para que voltasse no desfile das campeãs e ano passado ajudamos para que ela não caísse - desabafou Giovanna, ao lembrar os últimos dois desfiles da Mangueira, no qual ela e Marquinhos tiraram os 40 pontos possíveis na apuração.
 
A saída dos dois acontece num momento difícil para a Estação Primeira de Mangueira. O atraso no barração para o carnaval de 2009 e uma eleição conturbada, que vai aclamar Ivo Meirelles como o novo presidente da escola, deixaram marcas. Marquinhos chegou a pensar em se inscrever ao pleito, mas preferiu voltar a atrás.
 
- Nunca tive cacique para ser candidato. Era apenas para assustar uma pessoa. Minha saída da Mangueira não foi nenhum desgaste. E eu conheço mais de 30% das pessoas da Tijuca, meu coração é verde e rosa, mas ninguém vai morrer por causa da nossa saída.

Quando recebeu o convite do presidente Horta, Giovanna ligou para sua amiga e ex-porta-bandeira da Tijuca, Lucinha Nobre.
 
- Liguei para Lucinha e ela disse que eu estava saindo de uma família e indo para outra. Sempre pedi a Deus para me tirar na hora certa para o lugar certo - afirmou Giovanna, que segurava um buquê de flores, presente da diretoria.
 
Vestidos com a camisa da Tijuca, eles esperam começar os ensaios em breve. Os dois mantiveram a coreógrafa Beth Tinoco, que vai auxiliar o mais novo casal tijucano.


Comentários
  • Avatar
    05/07/2009 23:18:01BrazilCarnival.com.brMembro SRZD desde 01/07/2009

    Parabéns pela contratação!! A profissionalização do carnaval faz parte de sua evolução natural. Conheçi hoje o casal na bacalhoada da Tijuca e eles são nota 10 de simpatia, elegância. Muito sucesso para vocês. Andre

  • Avatar
    28/03/2009 01:12:59LUIZ PAULO (CORREÃ?Ã?O)Anônimo

    Já ia esquecendo, a "Família", como citam no texto acima, é tão unida......!!!! Basta ver o que fizeram com o CELINHO, cria do Borel, excelente ritmista, e tambem excelente diretor. Cadê o Celinho, que alguem aí o chamava de "meu filho". Mas tudo bem, nada como um dia após o outro, e a verdade sempre vem a tona, sempre aparece, e vocês veram, "com quantos paus se faz uma canoa" !?

  • Avatar
    28/03/2009 01:11:14LUIZ PAULOAnônimo

    Já ia esquecendo, a "Família", como citam no texto acima, é tão unida......!!!! Basta ver o que fizeram com o CELINHO, cria do Borel, excelente ritmista, e tambem excelente diretor. Cadê o Celinho, que alguem aí o chamava de "meu filho". Mas tudo bem, nada como um dia após o outro, e a verade sempre vem a tona, sempre aparece, e vocês veram, "com quantos paus se faz uma canoa" !?

  • Avatar
    28/03/2009 01:01:30LUIZ PAULOAnônimo

    TAÍ O PROFISSIONALISMO QUE O LUIZ F. REIS SEMPRE PERGUNTOU ! E como bem descreveu Alsan Matos, será que amam mesmo a Mangueira. E o que me importuna é ver notar a total passividade, principalmente do MS que volta e meia estava aqui no site, comentando e/ou elogiando colegas/amigos de "profissão", não vir aqui dizer nada. Antes era "candidato" a presidência da escola, "por amor a ela", e derrepente vira as costas ! O que houve para decisão tão radical ? Abandonar o "Barco", porque, imaginou que iria afundar ? Alsan não é a Mangueira uma instituição "desolada" como dissestes, e muito menos o IVO é um "fanfarão", é sim um homem de coragem, porque muitos poucos a teriam, num momento como este. Dizer que a Mangueira não tem vida, e base sólida...... Ã? parece-me que ao invés dos desfiles, ficastes assistindo ao programa da XUXA, ou sei lá, coisa parecida. E esse "poder" que falas de BJF e Vila, todos sabem qual é ! Deixe você de ser FANFARRÃ?O, e só escrever bobagens. Falas tanto de "samba", que nem "sambistas" pareces que o é. O sambista de verdade, une, colabora, integra, você não ! Se sente "comentarista de verdade", sem o ser, porque estes sim, escrevem coisas absurdas, e até inaceitáveis, mas eles são pagos para isso e você, recebe algum ($), ou será você um comentarista, escondendo-se por trás de um pseudônimo.

  • Avatar
    27/03/2009 17:01:55xicoAnônimo

    Tijucaaaaaaa... Escola Vagabundaaaaaa...

  • Avatar
    27/03/2009 16:58:08Mary PopAnônimo

    Alsan Matos quem disse prá vc que eles ganhavam 2.000 reais, o que se fala a boca míuda é de 800 reais por mês ainda com desconto, pois é o carnaval tem desta coisa; muito brilho, paetês, purpurina para disfarçar a realidade, nem tudo que reluz é ouro! Isto que é uma vergonha, quantas notas este casal já trouxe para Escola????? Garantindo desfile de campeãs(dinheiro) e a permanência no grupo especial! Não seja leviano fale o que vc tem certeza!

  • Avatar
    27/03/2009 16:01:04Alsan MatosMembro SRZD desde 08/04/2009

    Pessoal, sem hipocrisias sobre a condição financeira do casal. Não tem nenhuma "criança pra dar de comer" não! Se estivessem mal financeiramente, não teriam condições de ensaiar tanto durante mais de seis meses, nem fazer parte de vários eventos extras que a Mangueira faz pelo mundo afora. Podiam não serem os mais bem pagos, mas eram bem pagos. Pra mim, dois ou três mil por mês é um bom dinheiro, não? A maioria do povo mangueirense não chega nem perto de pagar isso, e alguns poucos abnegados ainda gasta com fantasia pra poder desfilar pelo amor. Se tivessem mal de grana, teriam saído antes, pois propostas sempre houveram. Tão saíndo porque cresceu o olho mesmo! Uma proposta surreal que, convenhamos, o Horta talvez não tenha condição de honrar. De onde vem a Tijuca tira tanta receita pra ser considerada "rica". Cadê a "riqueza" da Tijuca no desfile desse ano? Ou seja, Marquinhos e Giovanna saíram por entreguismo, por egoísmo e por implicância (justa, diga-se de passagem) com o Ivo. A Mangueira é hoje uma instituição desolada, que muitos amam mas poucos tem peito pra cuidar. E o Ivo, que é um fanfarrão, é o símbolo dessa degradação. Quem diria, hein? Há três anos atrás, a Manga era uma das potências políticas e financeiras do samba, mas sem base sólida, sem alma, sem vida, não tem nome ou poder que resista. Tudo desaba. Só o amor prepondera. Especialmente numa manifestação cultural popular como é o Samba. Daí vem o verdadeiro poder da BF e agora Vila, que as "grandes-rios" da vida jamais terão. Uma pena a Mangueira se mediocrizar tanto, chegar ao ponto de ser apenas mais uma "grande-rio"...

  • Avatar
    27/03/2009 14:05:02Jorge PitangaMembro SRZD desde 03/03/2010

    Parabens Presidente Fernando Horta,o senhor acertou em cheio. Geovana e Marquinhos tudo de bom,vcs merecem . Um grande abraço,para vcs e beijos. Jorge Pitanga

  • Avatar
    27/03/2009 13:38:13Carlos StanleyAnônimo

    Bom, em primeiro lugar venho com o meu coração verde e Rosa dar os parabéns p a Giovanna e p/ o Marquinhos: Pois,14 anos p/ mt gente é como se fosse uma vida... E realmente é. E tem certos momentos da vida que as coisas não andam como nós planejamos e temos que arumar alguma maneira p/ as coisas positivas voltarem a nos rondar. Então, já que a vida é feita de oportunidades e decisões ( Por que não arriscar?). A Giovanna e o Marquinhos estão muito certos em seguir o seu rumo... São coisas do destino. O dia de amanhã ninguém sabe !!! E acho uma vergonha quem faz críticas sem conhecer o casal pessoalmente ou profissionalmente de perto... Muitas vezes nos bastidores acontecem coisas que as pessoas nem imaginam, e isso afeta o coração. Quando um casamento não tem o reconhecimento a altura da dedicação. ( O que acontece?) O casamento acaba ou dar um tempo.Certo? Resumindo: Eles são cria da Mangueira... E o amor deles pela a Mangueira é eterna. Não importa a escola que eles desfilam: O que importa é o amor, respeito e gratidão... A Mangueira fez muito por eles. Mas, eles também fizeram muito pela Mangueira !!! Então deixo aqui o meu pensamento e espero que a nação Verde e Rosa também entenda a situção da Giovanna e do Marquinhos.

  • Avatar
    27/03/2009 13:35:05Edson SiqueiraAnônimo

    O português foi mais esperto e rápido no gatilho. Bela conquista da Tijuca.

  • Avatar
    27/03/2009 13:14:20JoãoAnônimo

    Nesta prova de fogo, que vc's consigam sucesso e o melhor resultado, saibam como estrela infelizmente não tiveram o reconhecimento devido. O mérito é de vc's, em 'terra de cego que tem um olho é rei...' não é culpa de vc's o pensamento limitado de alguns administradores de carnaval! Parabéns casal 80, torço por vc's e saudações em verde e rosas! Amizade-Irmandade e apreço que se construiu para além de qualquer pavilhão!

  • Avatar
    27/03/2009 11:44:05GLORIOSOMembro SRZD desde 12/04/2009

    MARQUINHO- "Nunca tive cacique para ser candidato. Era apenas para assustar uma pessoa. Minha saída da Mangueira não foi nenhum desgaste". GIOVANNA- "Sempre pedi a Deus para me tirar na hora certa para o lugar certo" Então: GLORIOSO- Vejo que a Mangueira só ganhou e muito,com a saída dos dois.....

  • Avatar
    27/03/2009 11:01:09josinaldoMembro SRZD desde 28/06/2009

    enredo otimo para 2010:bruxas ou "Halloween" pode ter certeza que o carnavalesco que trabalhar com esse enredo vai dar um show,principalmente se os EUA patrocinar,vai ser de mais.Escolas de samba escolham um bom enredo tao bom quanto esse,pois eu garanto que esse que eu to dando ideis e muito bom pode acreditar...meu msn para amizades [email protected]

  • Avatar
    27/03/2009 10:25:00JRAnônimo

    Sejam muito bem Vindos Giovanna e Marquinhos, a familia tijucana recebe vocês de braços aberto!! Não liguem para que alguns torcedores apaixonados pela manga dizem por ai...todos nós sabemos que o caração de vocês é verde e rosa, mas vocês são profissionais, tem familia para criar, receberam uma proposta boa e estão mais do certos de terem aceitados...desejo a vocês muita boa sorte na nova casa !!!! Tijucaaaaaa

  • Avatar
    27/03/2009 09:20:49adeilsonMembro SRZD desde 22/01/2014

    Está todo mundo julgando o casal Mas queria que vcs me respondessem uma coisa: Amor,enche barriga? Eu amo o meu trabalho,mas se me oferecerem salário melhor em outro lugar, eu vou!!! mesmo começando na empresa em que estou como auxiliar e hj como Gerente....sou cria daqui,mas amor, não vai matar a fome das crianças em casa!

Comentar