SRZD


01/05/2009 01h23

Ayrton Senna da Silva, o mito sobrevive
Rafaella Javoski

Há 15 anos, o Brasil perdia um ídolo. No dia 1º de maio de 1994, aos 34 anos, Ayrton Senna da Silva fazia sua última corrida na Fórmula 1. Foi na curva Tamburello, no GP de San Marino, que o piloto perdeu o controle do carro e faleceu, deixando um sentimento profundo de tristeza no coração dos brasileiros. Porém, o amor por Senna sobrevive na vida dos seus fãs, que não esquecem suas conquistas e mensagens.

* Vídeos da carreira de Senna

Campeão mundial nos anos de 1988, 1990 e 1991, Ayrton Senna disputou 161 grandes-prêmios, conquistou 65 pole positions e esteve em 80 pódios, concretizando uma trajetória de sucesso que começou ainda no kart, que tornou-se o seu brinquedo preferido e o levou à primeira vitória, em 1973.

* Ayrton Senna e a estreia numa corrida de kart

* Ayrton Senna e o Mundial de Kart


O segundo passo foi a Fórmula Ford, quando estreou na categoria 1600 com um quinto lugar em 1981. O troféu da vitória está guardado até hoje na Inglaterra pelo seu primeiro patrão, Ralf Firman. O piloto venceu ainda na categoria 2000 antes de ser campeão da Fórmula 3, em 1983.

* Senna e o golpe da fita

* O primeiro teste de Ayrton Senna na Fórmula 1

O autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, foi o palco da primeira corrida de Ayrton Senna na Fórmula 1, em 1984. O 16º lugar não desanimou o piloto, que iniciava ali uma brilhante trajetória na principal categoria do automobilismo.

Com as vitórias, Senna tornou-se um ídolo, para mais tarde se transformar em um herói. Ainda hoje, no dia 1º de maio, fãs prestam homenagens àquele que é considerado um dos maiores esportistas do país.

"Trabalhei muito para chegar ao sucesso, mas não conseguiria nada se Deus não ajudasse". (Ayrton Senna)

A grandiosidade de Ayrton Senna e o seu reconhecimento como um mito pode ser percebido pela quantidade de fãs que o piloto tem até hoje. Em um site de relacionamentos na internet, criado aproximadamente dez anos após a morte do piloto, há inúmeras comunidades em homenagem a ele. A maior delas possui cerca de 750 mil membros.

O piloto Bruno Senna, sobrinho de Ayrton, revelou que os fãs de seu tio agora torcem por ele. "O número de mensagens que recebo em meu site, não apenas do Brasil, mas de diversos países do exterior, é cada vez maior", disse ele. Segundo Bruno, as pesquisas mostram que a popularidade do Ayrton não diminuiu nestes 15 anos.

"Mesmo pessoas que praticamente não o viram correr, porque eram ainda muito novas quando ele morreu, continuam apontando o Ayrton como o maior ídolo do esporte brasileiro. Isso mostra que a imagem que ele deixou, de talento, determinação, garra e a identidade com a bandeira brasileira, permanece vivíssima entre o público", destacou Bruno Senna.

Entre as principais lembranças da pedagoga Rosmary Mariano está um momento não de velocidade, mas um instante em que Ayrton Senna parou o carro durante um treino no GP de SPA Francochamps, em 1992.

"Eric Commas se acidentou em um treino classificatório e Ayrton parou o seu carro e correu em direção ao piloto. Aquela atitude salvou uma vida. Senna foi até o carro na intenção de desligar o motor. Commas estava desmaiado com o pé no acelerador e uma explosão era questão de segundos", lembrou ela.

A pedagoga contou ainda que, através da internet, conheceu admiradores de Senna nos cinco continentes e uniu ao imenso grupo de fãs do piloto seus sobrinhos adolescentes que não viram Ayrton nas pistas, mas assistiram os vídeos amadores produzidos pela tia. "Ele faz parte da história de nosso país. Ele continua presente no nosso dia-a-dia", afirmou Rosmary.

O auxiliar de tráfego marítimo Leandro Santos da Silva começou a admirar Ayrton Senna no ano de 1988, quando o piloto foi campeão mundial pela primeira vez. Ele se refere ao ídolo como "gênio do automobilismo mundial".

"Vocês nunca conseguirão saber como um piloto se sente quando vence uma prova. O capacete oculta sentimentos incompreensíveis". (Ayrton Senna)

Para Leandro, Senna conquistava pela "vontade de vencer e o orgulho de levar o nome do seu país para o mundo todo", o que pode ser notado pelo capacete verde e amarelo usado pelo piloto. "Morreu o homem, mas vive o mito. E ainda hoje é impossível falar de automobilismo sem fala de Ayrton Senna", avaliou Leandro.

Conhecido na internet com o pseudônimo de Flávio Senna, o representante comercial Flávio Ribeiro adotou o sobrenome do ídolo como uma forma de homenageá-lo. Para ele, o piloto se destacava pela determinação e o amor pelo que fazia. "Ele só aceitava ser o melhor, então trabalhava duro. Para ele não bastava apenas vencer, ele queria mostrar que era superior aos outros", disse ele, lembrando o GP de Mônaco em 1988.

"Ele bateu quando tinha cerca de 1 minuto de vantagem para o [Alain] Prost porque o francês apertou o ritmo na corrida, então o Ayrton foi voltar a virar mais rápido. Terminou errando e batendo", recordou ele.

* Cinco grandes duelos entre Senna e Prost


"Brasileiro só aceita título se for de campeão. E eu sou brasileiro". (Ayrton Senna)

Leandro e Flávio concordam que o país não teve mais um ídolo como Ayrton Senna. "O Brasil ficou carente de ídolos, talvez pela forma trágica em que perdemos o Ayrton. Esse buraco ficou. Temos grandes esportistas, mas nenhum tem o carisma que o Ayrton tinha. Não temos um ídolo como ele", lamentou o representante comercial.

Ayrton Senna parecia inatingível para o estudante Sergio Roberto Junior. Por isso, foi tão difícil acreditar na sua morte após a batida na curva Tamburello. Ele comentou que o piloto já havia sofrido outros acidentes, o que dava esperança àqueles que aguardavam informações após o resgate na pista.

Mesmo morando em Londres, o estudante Fernando Polotto mantém sua admiração por Ayrton Senna. Ele não tem recordações do piloto correndo, mas a partir de vídeos, fotos e histórias, tornou-se mais um fã. Em julho de 2008 ele visitou o circuito de Ímola e afirmou que, neste momento, sentiu-se mais próximo do ídolo. "O seu tributo fotográfico e a sua estátua em bronze direcionada à curva Tamburello nos trazem diversas recordações. As cartas e fotos de várias partes do mundo pregadas na grade já estão bem apagadas, mas com sentimentos verdadeiros que podem durar anos", descreveu ele.

Ayrton Senna da Silva deixou para os brasileiros mais do que três títulos mundiais e lembranças de belas ultrapassagens. Deixou o exemplo de amor ao país e dedicação. Mostrou que é possível ser o melhor, quando esta é a vontade. Quinze anos sem ele. Quinze anos de saudade.

"Você pode ir embora numa fração de segundos, então se dá conta de que não é ninguém, não é nada. Sua vida pode acabar de repente. Isso é parte da vida. Ou você encara com profissionalismo ou não faz automobilismo. Eu gosto muito do que faço para desistir". (Ayrton Senna)


Comentários
  • Avatar
    24/09/2012 17:57:30nara lucia de avila de ulguimAnônimo

    Sempre fui muito fã de Airton ;eu comecei a assistir a todas as corridas de Fórmula 1 por causa dele., quando eu o conheci até então eu não gostava e nem assistia e foi então que eu me apaixonei. Primeiro pela pessoa que eu vi que ele era, sempre o admirei muito; aquela alegria e a sua humildade e muito mais. Nunca me decepcionei com Airton ele era tudo aquilo que eu pensava. TUDO DE BOM.

  • Avatar
    15/08/2012 16:12:10Alex Moura ConceiçãoAnônimo

    Como ser humano, Ayrton Senna foi uma pessoa extraordinaria, como esportista sem comentários, lembro quando o mesmo diminui a velocidade do carro para seu companheiro de equipe passar. O único que teve a coragem de falar que nasceu no berço de ouro. Saudações SENNA, ATÃ? A GLORIA DE DEUS.

  • Avatar
    01/08/2010 22:13:51sérgio roberto paiva rodriguesAnônimo

    gostaria de fazer contato com a flamenguista maria das graças sardo de carvalho participante deste saite qualquer meio de comunicação desde já fico agradecido

  • Avatar
    01/06/2010 14:28:03sergio roberto paiva rodriguesAnônimo

    concordo com maria das graças sardo de carvalho, sergio roberto (brink´s transp.de valôres)

  • Avatar
    25/01/2010 19:49:58edson silvaAnônimo

    A imagem do acidente que matou o homem e não o mito; é difícil de acreditar no que aconteceu até hoje . Tenho a impressão que é um filme. Ã? tão absurdo quanto o atentado nas torres gemeas.ue

  • Avatar
    12/12/2009 10:37:19alfredo alexandre ribas de jesusAnônimo

    realmente ele era mas q um homem q amava o q fazia, amante d automobilismo, ele e mas q um heroi, nunca irei d me esquecer o quanto ele faz falta na f1, ja não e a mesmas coisa, não sei por quê, mas nos deixou um grande vazio, sentimos muito a falta deste grande homem q nos deixoi grandes aligrias com suas corridas, q ja mas consiguemos esquecer, os domingos de f1 sem ele ja não são a mesma coisa.

  • Avatar
    21/10/2009 10:16:30ROSIEDI SCHORN RSMembro SRZD desde 21/10/2009

    Para mim a cada temporada é um sofrimento, pois procuro entre tantos pilotos alguma semelhnça com o Airton, e quando chega na metade da temporada já perdi tantas corridas que não consigo mais torcer por alguem. Mas o que consola é que voce fez parte da minha vida, por mais que nunca tenha chegado pessolmente perto dela. Hoje com certeza eu posso dizer que um gênio fez parte da minha historia. Muitas, muitas saudades.

  • Avatar
    21/10/2009 10:15:44ROSIEDI SCHORN RSMembro SRZD desde 21/10/2009

    Para mim a cada temporada é um sofrimento, pois procuro entre tantos pilotos alguma semelhnça com o Airton, e quando chega na metade da temporada já perdi tantas corridas que não consigo mais torcer por alguem. Mas o que consola é que voce fez parte da minha vida, por mais que nunca tenha chegado pessolmente perto dela. Hoje com certeza eu posso dizer que um gênio fez parte da minha historia. Muitas, muitas saudades.

  • Avatar
    21/10/2009 10:03:23rosiedi schorn rsMembro SRZD desde 21/10/2009

    Apesar de ser uma pessoa feliz, no fundo de minha alma existe o vazio de sua partida. Os domingos ficaram mais tristes e infelizmente não tem nenhum piloto que se iguale a tua capacidade, não só como piloto, mas como pessoa humana. Sinto tua falta e procuro sempre mostrar teus exemplos para meus filhos,porque voce deixou para nos a certeza de que podemos chegar ao lugar que queremos sem perdermos nossa identidade. Tenha PAZ, aonde voce estiver, e com certeza é ao lado do MAIORAL, porque voce trabalhou para isso. Com saudades.

  • Avatar
    02/08/2009 07:51:19sandro ailer londeAnônimo

    gostaria de mandar esse recado para bruno sena, olha vai e vença igual teu tio viver e vc fazer o que vc sabe fazer essas sao as palavras do seu tio. entao corra por prazer e dedicaçao.torço por vc como sempre torci pelo teu tio. sempre quando ganhar pare o carro e pegue essa bandeira gloriosa que e a nossa e levante como seu tio a levantava. que DEUS lhe abençoe.abraço.

  • Avatar
    28/06/2009 20:41:39cesar nascimentoAnônimo

    você sempre será o melhor e o maior piloto de todas as geraçoes.

  • Avatar
    10/06/2009 23:14:00WILIANAnônimo

    airton senna roubou a cena.

  • Avatar
    31/05/2009 18:47:40wellingtonAnônimo

    muito legau

  • Avatar
    05/05/2009 11:47:44Mellody MontezAnônimo

    Ola u so tenho apenas 7 anos , queria tanto conhece-lo Mas a Sorte naum foi boa ..Eu tenho bones chapeu Videos camisas capacetes dele ... Beijos Mellody Montez Te amo Senna >>>â?»>>>

  • Avatar
    04/05/2009 11:06:43DuduAnônimo

    Linda história. Cada vez mais fã.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.