SRZD


15/05/2009 08h42

Imagem do Rio de Janeiro é associada com assaltos em propaganda inglesa
Redação SRZD

Imagem do Rio é associada com assaltos em campanha publicitária na Inglaterra Uma campanha publicitária da rede americana Burger King veiculada na Inglaterra divulgam a nova promoção da lanchonete com cartazes com a seguinte frase: "One way ticket to Rio not necessary. You'll feel like you´re robbing us" (a tradução seria "Não é necessário uma passagem só de ida para o Rio. Você vai sentir como se estivesse nos roubando"). Segundo a especialistas ingleses de marketing, a ideia da propaganda seria uma brincadeira com o caso do inglês Ronald Biggs, de 79 anos, que participou do roubo do trem pagador britânico, 1963. Ele se refugiou no Rio de Janeiro, onde viveu por cerca de 30 anos, até ser extraditado.

O vice-presidente da comissão de Turismo da Assembléia Legislativa do Rio, Glaudo Lopes, classificou como de mau gosto a  campanha da rede de fast food. Ele disse ainda que a publicidade pode afetar a imagem da cidade que disputa como sede para a Copa do Mundo de 2014 e também pelos Jogos Olímpicos de 2016.

"Acho muito ruim fazer essa associação com a imagem do Rio, que vai sediar a Copa do Mundo de 2014 e está lutando pelas Olimpíadas de 2016. Não sei se a intenção é essa, mas a propaganda pode ser intepretada de várias maneiras, e isso prejudica o Rio", declarou o deputado.

Lopes afirmou que pretende propor que a comissão cobre uma explicação à embaixada britânicana no Brasil sobre a campanha publicitária.

O brasileiro Bruno Natal fotografou o cartaz e colocou em seu blog: "Tá brabo...Se bem que essa fama de terra sem lei, onde nada tem maiores consequências, na verdade não é só do Rio, é do país todo", escreveu o internauta.

Ele esclareceu que a foto foi feita em Londres, há menos de uma semana, na Shoreditch High Street,

"O cartaz estava num abrigo de ônibus, e nem tinha Burguer King ali perto", disse em Natal ao jornal O Globo.

A Burguer King tem 44 lojas no Brasil, e pretende abrir mais duas filiais no Rio de Janeiro. Os representantes da rede de fast food foram procurados em São Paulo, mas responderam apenas que os responsáveis pela empresa na Europa podem falar sobre o assunto. Eles ainda não enviaram qualquer resposta a respeito.

Campanha italiana também causou polêmica no Rio

Um campanha publicitária da rede de lojas italiana Relish, em que duas mulheres apareciam sendo revistadas por homens vestidos com uniformes de policiais militares em Ipanema, Zona Sul da cidade, também causou polêmica em feveiro. As fotos desta campanha foram veiculadas em outodoors em Napoles.

Na ocasião, o secretário de turismo e presidente da Rio Tour, Antonio Pedro Figueira de Mello repudiou a propaganda. A PM também declarou que as fotos eram de mau gosto. Já o governador Sergio cabral considerou o assunto uma tolice.

A Relish, por meio de nota, se desculpou pela publicidade. A loja esclareceu que "não teve intenção de transformar as fotos em um incidente diplomático entre Itália e Brasil". A empresa afirmou aind que estava arrependida de terem causado uma reação negativa, reforçando que a campanha representava uma situação ficcional com falsos policiais, interpretados por dois atores usando falsos uniformes.


Comentários
  • Avatar
    15/05/2009 23:47:21R.Anônimo

    O engraçado é que se não houvesse violência e insegurança no Rio, todos estariam rindo agora...

  • Avatar
    15/05/2009 15:53:57Renan CanutoMembro SRZD desde 03/06/2009

    Acho que nossas autoridades, em especial os governantes do estado do Rio de Janeiro, deveriam parar de procurar um adjetivo para propagandas deste tipo e olharem para elas como uma crítica construtiva, digamos. Até acho que esse tipo de publicidade abala nossa cidade no cenário mundial e, inclusive, pode prejudicar a candidatura do Rio nos jogos Olímpicos mas, em vez de procurar explicações com embaixadas, por que não encarar essa realidade e procurar melhorar o policiamento em locais públicos? Por que temos que nos abalar tanto com uma coisa real?

  • Avatar
    15/05/2009 10:52:09Julinho di OjuaraMembro SRZD desde 13/04/2009

    Poderíamos adotar também uma campanha dessas...Viaje a Terra da Rainha e Morra com um Tiro na Espinha !!!..Jean Charles !!!

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.