SRZD



Sidney Rezende

Sidney Rezende

ATUALIDADE. Jornalista, diretor do SRZD e um dos profissionais mais inovadores do país.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



16/05/2009 11h39

CPI da Petrobras é um crime
Sidney Rezende

A criação da CPI da Petrobras será um enorme erro. Uma empresa com influência multinacional e com investidores espalhados pelo mundo todo ficará à mercê de parlamentares que objetivam meramente atingir o coração do Governo. O jogo é para embaralhar 2010. Um absurdo.

Os oposicionistas dirão que absurdo é o Governo fazer uso político da empresa. De acordo. Realmente a interferência é um descalabro, fruto de uma prática que, lamentavelmente, se sustenta no tempo.

Certa vez alguém lembrou que o senador Roberto Campos era um fiel defensor da livre iniciativa e da diminuição do estado, mas que, curiosamente, tinha indicado apaniguados para a Petrobras e outras companhias públicas.

O político brasileiro não consegue separar o joio do trigo. Ele precisa "empregar", ter cargos em todo o canto, fazer rede de influência que o ajude na próxima reeleição. Esta praga que não consegue diferenciar o transitório do permanente destrói o país.

Esta CPI comandada por gente como o senador amargurado por sucessivas derrotas, Álvaro Dias (PSDB-PR,) e pelo PSDB, pode se transformar num tiro no pé.

A Petrobras e ANP não estão acima do bem e do mal. E precisam ser investigadas. Fiscalizadas. Auditadas. Existem mecanismos isentos para isso. Trazer para o parlamento através de uma CPI é um crime. E só reforça a velha frase do deputado Ulysses Guimarães: "Comissão Parlamentar de Inquérito se sabe como começa, mas não se sabe como termina". Eu sei: "esta aí vai terminar mal para o país".

Enquanto tiver CPI, o investidor sensato não vai botar um centavo lá. Ninguém é louco de rasgar dinheiro.


Comentários
  • Avatar
    25/05/2009 18:39:14MARCOS ITAREDAnônimo

    Estou de volta !

  • Avatar
    24/05/2009 13:44:18Regina BarbozaAnônimo

    A Petrobras virou uma caixa preta. Precisa ser aberta. Uma empresa como ela não pode ser usada para fins políticos, que é o que sempre foi feito. Na gestão PT, isso ficou ainda mais evidente.

  • Avatar
    20/05/2009 18:20:55Paulo ZAnônimo

    Caro Sidney Rezende, chamo a sua atenção para o fato de que o atual ministro das Minas e Energia quando em exercendo mandato parlamentar tomou medidas contrárias aos acionistas MINORITÁRIOS!

  • Avatar
    18/05/2009 20:50:02José RaposoMembro SRZD desde 07/04/2009

    Fernando Curi, meu amigo, sua análise é perfeita. Foi criada uma dicotomia, maniqueísta a mais não poder, na qual para uns Lulla é Deus e FHC o demo e a recíproca (dependendo da camisa vestida) é verdadeira. Parece que nenhuma opção é possível. Factível. Crível. Realmente a premissa é absolutamente falsa. Defendo o voto em branco como forma de protesto. De negação à qualidade de qualquer dessas opções maniqueístas apresentadas. Tome lá um grande abraço, meu amigo.

  • Avatar
    18/05/2009 15:39:20Fernando dos Santos CuriMembro SRZD desde 22/04/2009

    Sidney: Na minha opinião o que de mais grave se apresenta no Brasil de hoje é exatamente a ausência de uma oposição . Uma com responsabiliade e atuante de tal forma que possa influenciar em um melhor acompanhamento da vida política brasileira. O que acontece é que os supostos opositores do governo Lula não conseguem encontrar a linha de atuação que possam se fazer presente, motivados por fatores diversos, sendo que, na minha opinião, dois se destacam: 1º. A continuidade da política econômica, originada no governo de FHC, levada a cabo, com largo sucesso, pelo governo Lula, calou àqueles dos partidos opositores, que pudessem esboçar qualquer contestação. E, 2º. O desenrolar da operação Satiagraha, largamente noticiada e discutida pela opinião pública, levantou hipóteses de irregularidades nas cúpulas dos dois governos, o de FHC e do Lula, além dos outros poderes e mídias, quebrando, com isso, as condições da oposiçao questionar o governo Lula num ponto reconhecidamente forte e que pudesse resultar em algo: o da corrupção. Com isso temos um lamentável quadro político, sem os contestatórios necessários e que faz com que a oposição se apegue a essas CPIs que acabam não dando em nada, com o simples propósito de se fazer presente, sem a eficácia necessária. O governo certamente, via base aliada, dominará os trabalhos e o conduzirá da forma que melhor lhe convier. Em 2010, aí sim, a coisa será outra, com todos nós, convidados para a festa, via Internet, adentraremos cada vêz mais em maior número, ao grande salão. Fernando Curi (Curitiba)

  • Avatar
    17/05/2009 15:00:26ZappaAnônimo

    As acusações contra a Petrobras vão desde crimes ambientais, a ações administrativas duvidosas como essa que gerou toda esta polêmica. A maioria no senado é composta por políticos/empresários, quer dizer, gente estabelecida economicamente, que usa a política como um instrumento para seus lucros profissionais. Teoricamente fazer oposição deveria ser rejeitar o que não fosse efetuado objetivando a progressão societária, mas por aqui ser opositor significa dizer não a tudo, até o que está correto, positivo. Ã? uma gente com ódio e rancores imbecis, como Álvaro Dias, Arthur Virgílio, Agripino Maia e outros tantos, que na verdade não passam de infelizes brasileiros acidentais.

  • Avatar
    17/05/2009 13:49:17Tereza MariaAnônimo

    Essa da peruca foi ótima. Da últimavez que o vi parecia implante mal feito. E a plástica que só fez piorar? O rapazinho (Álvaro Dias) além de amargurado é bem vaidoso, gosta de aparecer.

  • Avatar
    17/05/2009 07:07:10Domingos DuateAnônimo

    Acho que deveria-se abrir uma CPI da Peruca,para questionar se aquela do senador Álvaro Dias, do PSDB,foi comprada com o dinheiro público!

  • Avatar
    17/05/2009 00:25:55MLIMAAnônimo

    NÃ?O ADIANTA, ESSA GANGUE DO PSDB NÃ?O GOVERNA MAIS NADA AQUI NO BRASIL!!! ELES CRIARAM ESSA CPI E VÃ?O SE DAR MAL, VÃ?O ACHAR VARIOS PODRES DELES MESMOS!!!! PODEM VIR, NÃ?O CONSEGUIRÃ?O ELEGER O SERRA!!!! SÃ?O UNS VENDILHÃ?ES COMO O SEU CHEFE MOR, FHC, O INSETICIDA DO POVO!!!!!

  • Avatar
    16/05/2009 20:36:53Sérgio RibeiroAnônimo

    Essa raça de tucanos detesta o Brasil e está pouco ligando se a CPI vai trazer preju[izos ao país, e o que importa é desarticular o governo Lula e eleger o Jose Serra, em 2010. E se isso vier a acontecer, adeus Petrobras,Banco do Brasil,Caixa,Bolsa Familia...

  • Avatar
    16/05/2009 19:47:16JosiAnônimo

    Olá, acompanho seu raciocínio também, alias,quando ouvi falar sobre a possivel CPI, imaginei logo os danos que isso causaria ao País.

  • Avatar
    16/05/2009 19:44:29samuel rodrigues de souzaAnônimo

    A CPI foi inventada para o político aparecer. Ã? uma aburdo os parlamentares que tentam até prender pessoas interrogas, mas na verdade o que eles falam não se escreve. Por exemplo, o atual prefeito do Rio, Eduardo Paes, lutou contra tudo e contra todos no Mensalão, até contra os filhos Lula. Quando se tornou candidato á prefeitura do Rio, voltou atrás, para agradar a primeira dama, que estava de mal com ele, por ter difamado seu filho, chegou a humilhar-se, no pedido de desculpas. Nós é que gastamos nosso tempo, enquanto os políticos aparecem e utilizam as CPIs para aparecer e ganhar mais votos dos incautos. Roseana Sarney, na CPI para tirar o Collor do governo, parecia ser uma aguerrida e impoluta profissional da política. Não é que quando foi candidata à presidência da república, teve que retirar sua candidatura, por escândalos envolvendo dinheiro? Ã? um mar de lama, a política do Brasil, como já se falava no tempo do ex-presidente Getúlio Vargas.

  • Avatar
    16/05/2009 19:21:00carlos dóriaMembro SRZD desde 24/05/2009

    Parabéns Sidney pelo seu artigo. Tomei a liberdade de logo mais incluí-lo no meu blog http://blogdeumsem-mdia.blogspot.com Ab ç carlos dória

  • Avatar
    16/05/2009 18:47:08Paulo CesarAnônimo

    CPI em empresas é algo muito sério. A Petrobras é a maior empresa do Brasil. Até parece que os senadores querem parar a companhia, destruir os negócios dela.

  • Avatar
    16/05/2009 18:37:13José RaposoMembro SRZD desde 07/04/2009

    Concordo, meu grande amigo Sidney, apenas em parte com voce. Realmente a forma que foi criada e o momento não são oportunos. Mas os gatunos foram pegos e divulgados pela imprensa. Se há um cheiro desagradável se espraiando a partir da sede da Petrobrás, os investidores, ao contrário do que voce supõe, devem querer maior aclaramento possível, pois, decerto, a má gestão diminui o lucro e, portanto, os dividendos distribuídos. Acionista minoritário quer transparencia e resultado. Eviscerar a Petrobrás, Furnas, os Correios, a Eletrobrás, etc etc faz parte de um processo inevitável de purificação das mazelas (impossível a extirpação dado o risco de levar o paciente à óbito). Sempre, meu amigo, é tempo de apurar, mesmo que o momento não seja oportuno. A CPI não pertence ao PSDB ou ao DEM ou ao PT ou ao PMDB. Ela é do Senado Federal - em que o governo tem maioria folgada (é verdade que não os dois terços para mudança na Constituição) - e, em assim sendo, as forças estarão presentes e atuando. Tome lá um grande abraço, meu amigo Sidney.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.