SRZD



Sidney Rezende

Sidney Rezende

ATUALIDADE. Jornalista, diretor do SRZD e um dos profissionais mais inovadores do país.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



05/06/2009 08h36

A política ambiental brasileira explodiu
Sidney Rezende

O estilo exibicionista do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, prejudica a visão mais clara do que está acontecendo nos bastidores do poder brasileiro. Perde-se tempo discutindo a cor do colete do ministro. Irrelevante. A ofensiva da chamada bancada ruralista e dos conservadores assaltando os focos de decisão, é séria. E trará enormes prejuízos ao país. Mais atraso.

O que essa turma quer é acelerar o desmonte. São passos largos no sentido de impor mudanças na Lei Florestal, alterações nas regras de licenciamento ambiental, redefinição da reserva legal da Amazônia, liberação de vias de acesso localizadas em áreas protegidas.

Desde a saída da ministra Marina Silva que o carro dos ambientalistas desandou. Cá pra nós, o presidente Lula é o responsável pelo que está acontecendo. Ele sempre desdenhou a luta em favor do meio ambiente. Lula tem identidade com a indústria metalúrgica de São Paulo e até hoje não entendeu o papel que joga no cenário internacional.


Comentários
  • Avatar
    21/04/2011 04:04:55YaOXBtpbeyIsTTBDXHiAnônimo

    Www sidneyrezende.. Nifty :)

  • Avatar
    07/06/2009 16:16:06MLIMAAnônimo

    QUANDO COMEÃ?AR A FAZER 10 GRAUS EM JANEIRO NA REGIÃ?O SUDESTE, QUANDO COMEÃ?AR A TER CHUVAS TORRENCIAIS NA REGIÃ?O DE SECA DO NORDESTE, PARECIDAS COM AS QUE ESTÃ?O HAVENDO NO NORTE, QUANDO COMEÃ?AR A FAZER CALOR DE 35 GRAUS QUASE TODOS OS DIAS EM JULHO NA REGIÃ?O SUDESTE, AÍ VÃ?O OLHAR PARA A AMAZONIA E PERGUNTAR: UÃ?, CADÃ? A MATA???? JA ERA, PERDEU MANÃ?!!!!!!

  • Avatar
    06/06/2009 12:16:09Paulo ZAnônimo

    Você tem razão. O nosso carro está desandando mesmo. Neste país poucos (poucos mesmo) tem noção do que é o ambiente em que vivemos. Na Escola a matéria mais negligenciada pelos alunos é Geografia, em que pese o esforço dos professores. Creio que o ministro Minc é um mal menor, já que a maioria dos governantes nem é folclórica, nem entende do assunto! Vida que segue.

  • Avatar
    06/06/2009 09:14:58Dinoã DiasAnônimo

    Essa é uma questão muito polêmica, pois não existe uma educação ecológica séria, eu mesma tenho alguns cuidados porque minha mãe com o pouco estudo que possui é sabia, ela sempre orientou a economizar água - luz - não jogar lixo no chão, ela não gosta das sacolas de supermercado usa bolsa e carrinho desde de que eu me conheço por gente, e depois assistindo a televisão começou também a separar o lixo e assim ela passou os ensinamentos para os filhos e netos. No nosso país na há uma politica séria sobre o assunto, o Nosso Ministro e Presidente deixam muito a desejar, por um lado a um travamento e burocracia para que empresas sérias continuem a operar e por outro as não sérias continuam operando de forma totalmente irregular. Mas quero acreditar que haverá uma mudança comportamental s/o assunto, oxalá as pessoas entendam o quanto é precioso o nosso planeta, água e a qualidade de vida. E vamos nessa! Um grande abraço ecológico a todos!!!

  • Avatar
    05/06/2009 22:31:35ZappaAnônimo

    A questão terra, latifúndio, desmatamento, enfim, todo o contexto degradativo ambiental advém do Tratado de Tordesilhas, Sesmaria, Capitanias Hereditárias, enfim, todo o conjuntamento buscante de riqueza e poder no Brasil Colonial. Lula pressionado pelos chamados ruralistas não move-se, está comprometido por demais e por isso esses embates entre Minc e os latifundiários tem lhe causado tantos problemas e foi justamente por causa desses enfrentamentos se viu impelido a demitir a senadora Marina Silva. O governo já tentou acordos, cedeu, calou-se, mas os latifundiários que se intitulam os principais provedores do crescimento econômico do país querem mais e esse mais está sendo conseguido aos poucos, sob distenções como essa da terra e do Meio Ambiente. Que Deus nos ajude!

  • Avatar
    05/06/2009 22:01:28Camila SilvaAnônimo

    O engraçado é que quando alguém de fora vem meter a mão no que é nosso todo mundo se manifesta e diz que "não!", preservar que é bom: nada. O que chateia ainda mais é o fato de as pessoas só pensarem nisso durante esta época do ano. Coisa engraçadinha, tem verde pra tudo quanto é lado, só que em apenas uma semana. Fora isso é o de sempre: descaso com o verde; descaso com os números, que por sinal, já foram esquecidos; descaso com o Pantanal, esse... coitado, ninguém liga mais. Ã? triste. Deveriam lançar o programa descaso zero para todos quantos fossem os problemas negligenciados pelo governo, ou seja, todos os que não o levam a um décimo mandato.

  • Avatar
    05/06/2009 21:27:00Claudia MacielAnônimo

    A questão eleitoreira na mente do político brasileiro é a única prioridade. Por ela passam por cima de toda a floresta amazônica.

  • Avatar
    05/06/2009 15:46:30Paulo MedinaAnônimo

    Xará, concordo plenamente. E digo mais, o presidente Lula ignora que o Brasil poderia ser um exemplo de preservação. Ele deveria aprender mais com o governador do Amazonas. No nosso estado é muito diferente do que acontece no Pará, Mato Grosso e Goiás. Nestes estados os fazendeiros mandam e desmandam.

  • Avatar
    05/06/2009 15:44:01Paulo CesarAnônimo

    A sociedade brasileira é passiva. Ninguém fará nada. O dia que os gringos descerem aqui com bombas e tomarem a Amazônia essa gente fará mobilização dizendo que a "Amazônia é nossa"! Povo frouxo e desinformado.

  • Avatar
    05/06/2009 11:16:42Maria Eduarda NovaesMembro SRZD desde 09/04/2009

    Concordo plenamente. Marina era a melhor ministra de Lula, e ele deveria ter lutado por ela, e não aceitado seu pedido de demissão. Minc é um PALHAÃ?O, adora aparecer na mídia. A solução é o meio parar de dar IBOPE pra ele...

  • Avatar
    05/06/2009 10:48:57Julinho di OjuaraMembro SRZD desde 13/04/2009

    A PROPÃ?SITO O CLETE DO MINISTRO, NÃ?O Ã? A PROVA DE BALAS !!!. SEU RACIOCÍO E REFLEXOS NÃ?O SÃ?O TÃ?O BONS !!!. E O BRASIL Ã? O PAÍS DOS SALVA-FLORESTAS QUE EDITAM ABAIXO-ASSINADOS DA VIEIRA SOUTO !!!. O QUE PODERIA DAR CERTO ???. AO CONTRÁRIO DISTO OS RURALISTAS SE ENTRANHAM MATA A DENTRO, DESBRAVAM, EXPLORAM, MATAM E DÃ?O CHIBATADAS EM QUEM SE ATREVE A ENFRENTÁ-LOS. SENDO ASSIM Ã? MELHOR OS AMBIENTALISTAS DO ASFLATO COMEÃ?AREM A AUMENTAR A PLANTA DE SEUS APARTAMENTOS E CRIAREM UM JARDIM SUSPENSO. A MARINA CONHECIA TANTO QUANTO OS RURALISTAS, POR ISSO NÃ?O PRESTAVA !!!. PODERIA ATRAPALHAR E MUITO AS COISAS, PRINCIPALMENTE POR NÃ?O FALAR A MESMA LÍNGUA, NEM DOS AMBIENTALÃ?IDES DE PLANTÃ?O NEM TÃ?O POUCO A DOS SENHORES DA TERRA !!!

  • Avatar
    05/06/2009 10:36:01M MattosAnônimo

    Nesse jogo de empurra entre um governo que não quer se comprometer com ninguém e um Min. cuja lucidez já interrogo o único prejudicado é o Brasil que até agora não tem uma política Ambiental clara ,onde todos os interesses devem ser jogados na mesa , discutidos e a sociedade esclarecida dos prós e contras referendar tal política . Se é para sucumbir que todos assumamos nossa responsabilidade . O que não dá é para continuar como está . Até o país mais predador do mundo , os EUA já mostram um esboço de política ambiental .

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.