SRZD


23/06/2009 09h39

Projeto de revitalização do Porto do Rio é apresentado pela Prefeitura da cidade
Laura Machado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes participaram da cerimônia de lançamento do projeto Porto Maravilha, na manhã desta terça-feira, na Zona Portuária da cidade. O projeto prevê a revitalização do Porto do Rio de Janeiro com investimentos de R$359 milhões.

Durante a solenidade foram assinados 11 documentos, decretos e convênios, entre as três esferas de governo, que  viabilizam a execução das obras necessárias, como um novo acesso para veículos de carga ao Porto. As obras têm o início previsto para quarta-feira.

A primeira etapa do projeto prevê a realização das obras de infraestrutura, habitação e cultura no prazo de dois anos. O Píer da Praça Mauá será transformado em um parque, com anfiteatro, chafarizes, restaurantes, quiosques e estacionamento. No local, ainda serão recuperadas e urbanizadas as principais vias da região, entre elas a Avenida Rodrigues Alves, onde será demolida a alça de acesso ao elevado da Perimetral. A área do Porto será a sede da Pinacoteca do Rio e o Museu do Amanhã. O Morro da Conceição também passará por obras de reurbanização e os antigos imóveis serão recuperados.

O prefeito explicou que para a segunda fase do projeto de reurbanização do Porto está previsto um investimento de R$ 3 bilhões com recursos privados, que serão possíveis com estatuto da cidade aprovado, a exemplo do que aconteceu em São Paulo. Ele ressaltou a importância do trabalho de parceria entre as três esferas de governo para realizar o trabalho de reurbanização.

Autoridades culpam gestões passadas por atraso nas obras

O governador criticou as administrações anteriores que não fizeram investimentos na área por apostar na inviabilidade da região portuária com ações geradoras de renda diferentes das focadas com trabalho do Porto.

"Quem dizia que há incompatibilidade entre a atividade turística, atividade cultural e atividade comercial da área (Zona Portuária), era exatamente quem gostava de ver o Rio de Janeiro em um impasse. O que estamos fazendo aqui é quebrando este impasse. Estamos trazendo equipamentos importantes do ponto de vista econômico, social e urbanístico", alfinetou Cabral, em seu discurso depois de assinar os convênios.

Lula também afirmou que o atraso no desenvolvimento do país é por culpa dos governos passados. "Temos que levar em conta a quantidade de anos que o Brasil foi governado por gente de mau humor. Gente que levanta azedo de manhã e dorme mais azedo ainda".

O presidente explicou ainda como deve ser o trabalho dos gestores públicos. Segundo Lula, os eleitos seriam cidadãos comuns que cumprem a tarefa de governar. Ele mandou inclusive um recado especial para os administradores do Rio.

"A tarefa que chamamos de governar, deveria ser cuidar. Eduardo Paes você tem que cuidar do Rio de Janeiro do mesmo jeito que você cuida da sua casa, do mesmo jeito que você trata os seus filhos trata as pessoas do Rio. Isso vale para Sérgio Cabral e para mim, isso que é governar", ensinou o presidente.

Em seguida, ele novamente alfinetou as administrações passadas do Rio, quando  descreveu as condições que encontrou pelo caminho que percorreu até o Porto. "No caminho, vi prédios históricos bonitos sem pintar, com reboco caindo, parte do telhado. Pensei, isso é economia ou burrice de quem governou esse estado?",  questionou Lula.

O presidente declarou que o Rio precisa ser tratado de uma forma especial, pois é o cartão de visitas do Brasil. Segundo ele, no exterior quando alguém pensa no Brasil está pensando na capital fluminense. Ao final, Lula ressaltou a possibilidade de ser mudado o padrão de governância atual para que a administração seja feita para todos, mas com uma política voltada para os mais necessitados.

"As coisas não funcionavam porque não tinha gente para tocar. Estamos aqui vivendo um novo momento. Há possibilidade de mudar o paradigma de governância. Acabar com a pirotecnia, tentar fazer as coisas para essa gente que produz a riqueza do país", concluiu.

Além do presidente, do governador e do prefeito, os ministros Márcio Fortes (Cidades), Luiz Barreto (Turismo) e Pedro Brito (Portos) estarão presentes na solenidade.

Confira o vídeo de apresentação do projeto:



Comentários
  • Avatar
    17/06/2011 08:15:45amadeu mesquitaAnônimo

    O que será feito na Ladeira João Homem dentro do projeto "Porto Maravilha"?

  • Avatar
    10/10/2010 17:16:08ANA CARLA DA CRUZ SILVAAnônimo

    Excelente projeto, se for executado como o planejado vai ficar maravilhoso, o que me chamou mais a atenção foi a questao de restaurar lugares históricos, preservar a historia do Rio e do Brasil, e ao mesmo tempo trazer a tecnologia e as melhoras para a cidade e a população. Estou cursando arquitetura e atualmente os nossos professores tem falado muito da questão da revitalização, requalificação e reurbanização urbana, pois as grandes cidades já expandiram muito, agora chegou a hora de melhorar os espaços já existentes, para propor mais conforto e qualidade de vida para os moradores, turistas, trabalhadores, enfim a todas as pessoas que frequentam essa região.

  • Avatar
    12/08/2010 16:29:38Sergio HortasAnônimo

    Querido primo Em anexo um video sobre a revitalização do Porto do Rio Alvaro

  • Avatar
    15/06/2010 21:53:23marcos do cajuAnônimo

    Como morador do bairro do caju à 50 anos espero que este novo acesso ao porto melhore um pouco o bairro e, por favor acabem com estas carretas velhas caindo aos pedaços, causando prejuizo a nós moradores deste pobre bairro (total abuso ao código nacional de trânsito).

  • Avatar
    13/10/2009 14:11:06Maria de Lurdes MadureiraAnônimo

    Eu, moradora do Morro da Conceição há 47 anos (desde os 8 anos), vou aguardar ansiosamente pela concretização desse projeto de revitalização do Porto do Rio. Vou adorar poder desfrutar de tudo isso. Com certeza todos teremos mais qualidade de vida. O que é bonito, o que é bom faz bem a todos.

  • Avatar
    10/10/2009 01:37:34paulo sérgioAnônimo

    Eu acredito que o RIO DE JANEIRO pode vim a viver a melhor época de sua geração num futuro proximo, com uma boa estrutura de um modo geral. Pois, logo depois das Olimpiadas viram muitos outro eventos para cidade sem contar com a grande influência que o RIO passara até para todo territorio nacional. Acredito que os Hospitais e Escolas junto com a segurança pública ficaram bem melhores do o hojé que os Nativos e os Imigrantes vivem.

  • Avatar
    26/06/2009 16:05:01PauloAnônimo

    MAIS UM FACTOIDE.... No papel, no fotoshop e no 171 do "trio ternura", tudo é factivel. Contudo, sob a visao social do lugar e do aspecto economico, existem barreiras quase impossiveis de superar. Um projeto realistico para região seria de no minimo de 15 a 20 anos e NAO em 2 anos. Sao tantos pontos a considerar que um estudo profundo teria, no minimo, umas 50 laudas de analise, considerações e provaveis soluções. Alem de toda a mentira apresentada isso causa uma revolta e uma tremenda indignação. Num pais de pessoas cultas, o "trio ternura" ao fim de mandato, com as obras nao cumpridas, no minimo responderiam um processo com uma multa bem pesada para cada um.

  • Avatar
    24/06/2009 09:26:10Edmo Luiz de Souza FalcãoAnônimo

    SÃ? PARA REFRESCAR A MEMORIA DE ALGUNS DESNUTRIDOS DE LEITURA : "Sem 'denuncismo' Lula defende Sarney e diz que denúncias de escândalos não podem parar Congresso" Senado teve 663 atos secretos em 15 anos, diz relatório SABEM QUE ISSO SIGNIFICA ? SIGNIFICA CONTINUAR DEITANDO E ROLANDO NO SEU DINHEIRINHO QUE TU PAGAS AS CONTAS AO GOVERNO . ENTENDERAM SEUS SEM NOÃ?Ã?O - TORCIDA FARJUTA A FAVOR DO BUCÃ?FALO ! Desculpe-me pessoal do SRZD e Abraços

  • Avatar
    24/06/2009 09:16:25Edmo Luiz de Souza FalcãoAnônimo

    PARA O DESBOCADO DE PLANTÃ?O METIDO A FAVOR DA DELINQUENCIA POLITIQUEIRA DESSES TRES ENERGUMENOS ( SABE O QUE EU DISSE DESBOCADO ?) TRATA-SE DE UMA MALANDRAGEM , FALSIDADE - O INCOMPETENTE PREFEITO DESFERIU INUMERAS MENSAGENS DE CALÃ?O BAIXO CONTRA O PRESIDENTE - CHAMANDO-O DE CHEFE DOS LADRÃ?ES E COM UMA DESCULKPA ESFARRAPADA FICAM NESSA FALSA AMIZADE. QUE NO FUTURO VÃ?O DEIXAR ESSAS OBRAS PARADAS . ENTENDEU DESBOCADO SEM NOÃ?Ã?O . VAQUINHA DE PRESÃ?PIO. SE LIGA !!!

  • Avatar
    24/06/2009 08:45:22TONI DE PILARESAnônimo

    PQP! FICO PERPLEXO COM O PENSAMENTO E AVALIAÃ?Ã?O DAS PESSOAS, UMA PORRADA DE 171 QUE GOVERNARAM O NOSSO ESTADO E NINGUEM FEZ PORRA NENHUMA PARA MELHORAR A ZONA PORTUARIA ( QUE NA MINHA OPINIAO Ã? UMA DAS ÁREAS MAIS FEIA DO RIO DE JANEIRO) , AI APARECE ESTAS PESSOAS E RESOLVEM MELHORAR AS CONDIÃ?Ã?ES DE VIDA DE PESSOAS QUE ALI RESIDEM (FORA OS QUE ALI TRANSITAM), E TEM PESSOAS QUERENDO QUESTIONAR!!! VOCES ACHAM ENTAO QUE Ã? MELHOR DEIXAR DO JEITO QUE ESTA? ENTREGUE AOS LADRÃ?ES, MENDIGOS, SEM ILUMINAÃ?AO. PARABENS AS PESSOAS QUE APOIAM ESTA MELHORIA NA NOSSA CIDADE.

  • Avatar
    23/06/2009 21:04:35Gabriel SperandioAnônimo

    Enfim, constatado que a dita união de governos não só não é indispensável como nociva. Certamente passarei os próximos vinte anos de minhaa vida xingando cada um desses três. Esse ato aparentemente bonitinho e entusiasmado não fez naada mais nada menos do que enterrar, e não literalmente para azar nosso, o projeto da linha 5 do metrô, que não foi nem lembrado. Afinal, quem irá perfurar a área nos dez anos seguintes à obra de revitalização? Se não fosse possível no momento contemplar a linha 5 integralmente, pelo menos o trecho da área portuária.

  • Avatar
    23/06/2009 17:04:21Walter CesarAnônimo

    Falar e fazer o que? Ã? só aplaudir...show de bola. Lula é 10x0 mesmo.

  • Avatar
    23/06/2009 13:48:46Edmo Luiz de Souza FalcãoAnônimo

    Essa foto é realmente um EXTROPULHOS , palavra inventada por mim . Isso é o fim de todas as ligações excusas que já vi na minha vida. Isso sem falar da vida passada de cada um , o que falaram , o que fizeram até chegar a venda da alma ao diabo , para ter o vil metal sobre o seu poder . Desculpe-me voces do SRZD , mas a indignação e falsidade impera nesse trio malandro . Abraços a todos .

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.