SRZD


30/06/2009 17h30

Arquivo Nacional traz "Exposição França: uma festa brasileira"
Redação SRZD

No próximo dia 7, às 18h, no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, a "Exposição França: uma festa brasileira", entra em pauta. A mostra, que tem curadoria da historiadora Claudia Heynemann, tem o título inspirado no livro "Une fête brésilienne, célébrée à Rouen en 1550", de Jean Ferdinand Denis, publicado apenas em 1850. O romance narra a "festa brasileira" celebrada em Rouen, no ano de 1550, em homenagem ao reis Henrique II da França e Catarina de Médicis, reunindo os soberanos franceses e índios tupinambás.

Lá serão exibidos imagens fotográficas, plantas e imagens retiradas de livros raros, narrando a influência francesa na vida cultural brasileira, desde o século XVI até os dias atuais, destacando-se o livro História de uma Viagem Feita na Terra do Brasil, escrito em latim, de Jean de Léry, de 1586, e Resumo da História do Brasil, de Jean Ferdinand Denis, de 1825.

Até o dia 28 de Agosto, o Arquivo Nacional vai exibir uma parte da história do Brasil, vista pelo prisma da influência francesa, abordando os 220 anos da Queda da Bastilha e da Inconfidência Mineira, os 120 anos da Proclamação da República, que foi inspirada em grande parte na filosofia positivista de Auguste Comte, e os 170 anos da invenção do daguerreótipo. Lá, estarão 163 imagens distribuídas por quatro módulos: A biblioteca francesa; A fotografia francesa; Rio de Janeiro, a capital francesa e Século XX. A exposição, que se insere na programação do Ano da França no Brasil, encerra-se com as manifestações de estudantes brasileiros em 1968, que se alinharam à rebeldia dos jovens parisienses no mesmo ano.

Serviço:
Exposição: Exposição França: uma festa brasileira
Local: Arquivo Nacional; Praça da República, 173; Centro - Rio de Janeiro
Tel: 2179-1273
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 18h


Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.