SRZD


05/07/2009 15h27

Leia a sinopse da União da Ilha
Redação SRZD-Carnavalesco

Enredo: "D. Quixote de la Mancha... o cavaleiro dos sonhos impossíveis"

"Num lugar da Mancha, de cujo nome não quero lembrar-me, vivia um fidalgo. Tinha em casa uma ama e uma sobrinha. Orçava em idade, o nosso fidalgo, pelos cinquenta anos. Era rijo de compleição, seco de carnes, enxuto de rosto, madrugador e amigo da caça...

É pois de saber, que este fidalgo, nos intervalos que tinha de ócio, que eram muitos, se dava a ler livros de cavalaria com tanto empenho e prazer, e era tanta paixão por essas histórias, que chegou a vender parte de suas terras para comprar livros de Cavalaria. O que mais admirava era os "Os quatro de Amadis de Gaula", primeiro livro de cavalaria que se imprimiu na Espanha.

E o pobre cavaleiro foi perdendo o juízo. Sua imaginação foi tomada por tudo o que lia nos livros - feitiçarias, contendas, batalhas, desafios, amores e disparates inacreditáveis. Foi assim que acudiu-lhe a mais estranha idéia , que jamais ocorrera a outro louco nesse mundo. Pareceu-lhe conveniente fazer-se cavaleiro andante, em busca de aventuras e viver tudo o que havia lido sobre o assunto".

Assim começa a saga de um cavaleiro que se tornou imortal. Escrito por Miguel de Cervantes, a princípio era uma crítica aos romances de cavalaria. Porém sua importância foi além dos limites que imaginara. É considerado o primeiro romance da era moderna e escolhido como o melhor livro já escrito até os dias de hoje.

Voltando ao nosso herói, ele escolheu um nome, Quixote de la Mancha, batizou seu magro cavalo de Rocinante, tomou um vizinho, lavrador pobre e bastante simplório, como seu fiel escudeiro. E para cavaleiro andante nada mais lhe faltava a não ser uma dama. Foi então que se lembrou de uma aldeã por quem já fora enamorado, embora ela nunca tenha sabido, chamada Aldonza Lorenzo. Pôs-lhe então o nome de Dulcinéia del Toboso.

Assim, armado e montado em Rocinante, acompanhado pelo escudeiro Sancho Pança montando seu burrico russo, Dom Quixote resolve sair em busca de aventuras, que devo dizer não foram poucas.

Investiu contra os moinhos de ventos, achando que eram gigantes, obra do grande feiticeiro Fristão, tomou rebanho de ovelhas por exércitos inimigos, e fez o mesmo com uma manada de touros. De um barbeiro, levou-lhe a bacia dourada, pois achava que era o elmo de Mambrino, colocou-a na cabeça e esta bacia passou a fazer parte de sua indumentária enferrujada e antiga, pertencente a seu bisavô.

Enquanto Dom Quixote se aventura pelo mundo, sua sobrinha, ajudada por amigos, resolve destruir todos os livros de cavalaria dele e bloqueia a porta do seu escritório, para parecer que esta sumira como que por encantamento. No afã de leva-lo de volta para casa, o noivo da moça se disfarça de cavaleiro da Branca Lua e desafia Quixote para um torneio. Caso ele perdesse, teria que se refugiar em casa por um período de um ano, esquecendo-se das aventuras de cavaleiro andante.

Quixote é vencido por seu oponente
e, como era fidalgo de palavra, volta para casa, para júbilo de todos, e aos poucos vai recobrando a sensatez e esquecendo-se das aventuras do grande D. Quixote de la Mancha.

"Quixote encanta pela loucura da luta por ideais dos quais a razão desistiu. Os humanistas domesticados pela razão cínica viraram técnicos em acomodação".

Quixote, como Cervantes, foi-se em agitação criativa e penúria material. Quatro séculos após a sua vinda, restam o quixotesco de anedota, frases divertidas, fugaz admiração. Do ideal, apenas a glória do derrotado.  Venceu o pragmatismo de Sancho.

Mas vale a pena ler, quimeras são sempre divertidas, a infância ou a loucura ainda mora na essência das nossas almas quixotescas...

"Sonhar,
Mais um sonho impossível

Lutar
Quando é fácil ceder
Negar quando a regra é vender...
Voar num limite improvável
Tocar o inacessível chão".

Rosa Magalhães
Carnavalesca

Bibliografia consultada:

- Dom Quixote de la Mancha - de Miguel de Cervantes - Ilustrações de Gustave Doré - Tradução - Viscondes de Castilho e de Azevedo - Lello e irmão editores - Porto - 2 volumes - s/data

- Dom Quixote de la Mancha - de Miguel de Cervantes, tradução de Ferreira Gullar - editora Revan - 2002

- Artigo - Quatro séculos do maluco beleza - Alcione Araújo - Revista Argumento número 8 pág 117

- Sonho impossível - Musical Mano of la Mancha - de Dale Wasserman, Joe Darion, Mitch Leigh - tradução Chico Buarque de Hollanda.


Comentários
  • Avatar
    01/10/2009 01:21:59cassio lucenaMembro SRZD desde 01/10/2009

    lLinda Rosa! Lindo enredo!

  • Avatar
    17/07/2009 23:37:20RafaelMembro SRZD desde 16/05/2009

    Perfeito! Só podia vir da Rosa, excepcional, nao tera dificuldade nenhuma em transportar para a avenida, sem contar a alegria da escola, que vai dar ao desfile brilho essencial. Um tabu que esta prestes a acabar, já que a Ilha vai com certeza ficar!

  • Avatar
    17/07/2009 19:06:36Rodrigo LopesMembro SRZD desde 17/07/2009

    Segura a Ilha que eu quero ver!!! Boa sinopse,bem elaborada por essa magnifica carnavalesca,senão a melhor da era sapucaí...é uma boa chance de se retratar com o povo depois do fiasco de 2009!!! Boa sorte pra Rosa nesse noo trabalho e pra Ilha também....

  • Avatar
    11/07/2009 03:27:58galileu santosMembro SRZD desde 16/06/2009

    sem sombra de dúvidas uma sanhora sinopse! muito bem elaborada por um "mostro consagrado" do nosso samba. agora será que o povo meu Deus! opvo sabe de que se trata assim como foi o bacalhau que muitos só conheceram o XACRINHA! ROSA vc e simplismente FELôMENAL! ILHA SEJA BEM VINDA METE AQUELA BATERIA NO CD OK!!! MINHA ILHA! MINHA! BRINCA BATERIA!

  • Avatar
    10/07/2009 10:16:29Flávio FreitasMembro SRZD desde 10/07/2009

    Adoro a Rosa dispensa comentários...minha escola é Imperatriz. Mais estou torcendo muito pela União da Ilha,espero que a Rosa quebre esse mito que toda escola que sobe parece que tem a obrigação de descer! sorte da ilha de contratar uma carnavalesca competente e premiada que fez e ainda fará muita história no carnaval,mais temos que lembrar que não depende só da sua competencia,um bom samba e toda técnica que o desfile requer fará com que a ilha volte ao grupo especial pra ficar,pois essa escola tem historias emocionantes enredos e carnavais memoráveis !!! Salve Rosa Magalhães ! Boa sorte União da Ilha do Governador.

  • Avatar
    09/07/2009 20:21:21Charisteu NevesMembro SRZD desde 11/04/2009

    Não há o que se discutir ao talento da Rosa. Este enredo propõe a antiga forma de Rosa Magalhaes de elaborar enredo. Ã? uma sinopse muito limpa. Não se enveredou, a Rosa, em compactar o enredo com excesso de informações (como foi o caso da Imperatriz). Tem este enredo, sim, possibilidades de ganhar estandarte de ouro. O posicionameto dos elementos descrito no texto é que me alegra bastante. Bem como disse aí a baixo a amiga Denise, o enredo se propõe tal qual as pretensões da própria Ilha, de encarar gigantes e missoes impossíveis. E eu gosto bastante, do enredo que é bom, tem uma envolvencia poética feminina (característica da Rosa) e no limite, perfeita no acabamento e construção literal. Uma senhora, do cabedal cultural que tem, com a inteligencia dotada hereditaramente - por seus pais, outras pessoas fantásticas da literatura e cultura brasileira-, não pode ser desprezada. Ã? muito bom ver um texto dessa estrutura montada por uma das maiores artistas contemporâneas em atividade. E que bom que temos gente assim fazendo nosso carnaval fazendo o POPULAR-ERUDITO de forma tão honesta. Salve, Salve!!

  • Avatar
    08/07/2009 16:43:05Mário César ReigotoMembro SRZD desde 25/06/2009

    Rosa Magalhaes é fora de série,e esse enredo parece que sera a grande oportunidade dela se refazer;pois esse último(2009) foi terrível,um tremendo boi com abóbora e angú,a Imperatriz teve muito mal,principalmente em sinopse e samba(2008 -2009). mas esse que virá me parece que sera show ela tem competecias pra isso com certeza.e a União da Ilha merece,e queremos o melhor pra elas.

  • Avatar
    07/07/2009 22:33:11João Vitor AraújoMembro SRZD desde 07/04/2009

    Linda, linda e irretocável! Sem mais palavras para essa sinopse!

  • Avatar
    07/07/2009 18:12:21Leonardo RochaMembro SRZD desde 18/06/2009

    Rosa Magalhães é realmente incrível...parecia que ela estava acabada na Imperatriz. Mas ela estava era cansada da Imperatriz. Esse ano, brindou duas pequenas escolas com enredos e sinopses incríveis. Ilha vai arrebentar, enredo patrocinado e ao mesmo tempo genial! ILHA 2010!

  • Avatar
    07/07/2009 11:36:10BrunoMembro SRZD desde 10/06/2009

    NOTICIA IMPORTANTE....LEIAM... : - O COI exige garantias de que tudo que foi prometido será feito. Uma Olimpíada aceleraria a conclusão das obras, porque sabemos que são projetos frutos de um planejamento de longo prazo feito para o desenvolvimento do Rio de Janeiro - considera Leyser. Outra estratégia para tentar atrair votos no COI foi incluir cartões-postais da cidade entre os locais de competição. O Sambódromo passaria por uma espécie de cirurgia plástica para abrigar a maratona (chegada e saída) e provas de tiro com arco. Além da conclusão de uma nova linha de arquibancadas do lado par, o plano prevê o alargamento da Marquês de Sapucaí, com o recuo da linha das arquibancadas entre os setores 3 e 11. O custo do projeto está orçado em US$ 34,2 milhões (R$ 77,4 milhões) e inclui gastos para desapropriar o prédio da antiga fábrica da Brahma e casas e apartamentos de prédios vizinhos à Sapucaí.

  • Avatar
    07/07/2009 02:32:11zezzo henzzeMembro SRZD desde 09/06/2009

    Parabéns Rosa e a União da Ilha pelo belíssimo enredo! Agora, um belo samba! E depois o triunfo na Sapucaí! Acho que iremos com certeza para o desfile das campeãs! ILHA! ILHA! ILHA!

  • Avatar
    07/07/2009 00:08:35Giuliano NascimentoMembro SRZD desde 16/06/2009

    Simples, objetivo e repleto de simbologia. Já imagino a Ilha feliz, cantando, dançando e mostrando a alegria do Carnaval. Enredo ideal, bonito e simples de executar.

  • Avatar
    06/07/2009 19:35:53Mateus PrantoMembro SRZD desde 06/07/2009

    Um enredo descente! Aleluia Alguma escola que sai do de Acesso trás essa LINDA história. (Tirando a Rocinha que era para ficar no Especial falando sobre: Dinheiro Não Compra A Felicidade). Show de Bola Ilha, arrebenta!

  • Avatar
    06/07/2009 17:47:45Antonio CarvalhoMembro SRZD desde 07/04/2009

    Vamos mais uma vez ver os cavalinhos da Rosa passar na avenida,ela sabe fazer grandes carnavais mas tem que ter os cavalinhos puxando a carroça.

  • Avatar
    06/07/2009 13:15:11Admilson Rodrigues GomesMembro SRZD desde 07/04/2009

    Como sempre é a cara da Maravilhosa Rosa. Parabens minha Ilha!

Comentar