SRZD


05/07/2009 16h18

Normas para disputa de samba na União da Ilha
Redação SRZD-Carnavalesco

- Número máximo de componentes na parceria: Cinco com no mínimo um compositor fundador, baluarte ou efetivo

- Valor da taxa de inscrição para compositor: fundador, baluarte ou efetivo: R$ 40 e compositor novo: R$ 120. O compositor fundador, baluarte ou efetivo que não tenha participado do concurso de samba-enredo da agremiação nos últimos três anos e que não tenha carta de afastamento da ala, pagará como compositor novo.

- O pagamento será no ato da inscrição.

- Data para inscrição do samba: Dia 31 de julho de 2009, no horário de 19h às 23h59, na galeria dos compositores da União da Ilha.

- Documentos para inscrição: 15 cópias impressas da letra do samba e dois CDs da melodia do samba com acompanhamento e ficha com dados dos compositores.

- Não será permitido, em hipótese alguma, a inclusão de compositores no samba após o prazo de inscrição.

- Não será permitido a prática de queima de fogos, seja antes, durante ou depois da apresentação do samba, sob pena de eliminação do concurso da parceria que cometer a infração.

- Ficam os compositores do samba vencedor cientes que quando do repasse do adiantamento da gravadora do mesmo será retido o percentual de 40% em favor da ala dos compositores da União da Ilha do Governador.

- Fica também acertado aos compositores do samba vencedor que a União da Ilha vai ficar com o percentual de 30% do valor total do prêmio recebido pelo samba vencedor.

- A data para apresentação dos sambas será no dia 2 de agosto de 2009, domingo, a partir das 18h, na quadra da União da Ilha do Governador.


Comentários
  • Avatar
    11/07/2009 09:21:52luiz carlos severo diniz (severo)Membro SRZD desde 18/05/2009

    Caro Jairo, eu não sou contra a renovação da ala dos compositores, muito pelo contrário, mas precisa haver regulamento ético(não é censura ou discriminação), e exigir um simples aval de um compositor efetivo, não é dificuldade para quem é do meio, sou contra sim ao pagamento da tal inscrição, por outro lado também me preocupa a implantação das tais firmas, que estão em pleno crescimento e que tanto mal faz para a qualidade dos sambas enredos, pois influenciam os jurados na hora da escolha nas quadras, porque compram ingressoas para torcida organizada, pagam bebidas, dão camisetas, fazem um verdadeiro espetáculo na quadra e acabam influenciando no julgamento ..... Agora se o compositor é antenado com várias agremiações, não vejo problemas para o mesmo concorrer, pois existe uma identidade, mas que precisa haver regulamentos, na minha opinião deve haver ,,,, porém não me acho o dono da verdade e respeito a opinião de todo mundo e para encerrar eu acho que somos a favor das mesmas coisas, pensando de maneira diferente e é no aprimoramento dessas controvérsias que pode sair regras saudáveis . e quanto a você Marcelo, se algum dia pretender escrever na Mocidade, favor me procurar, que terei o maior prazer de encaminhá-lo para nossa ala de compositores, que inclusive está aberta para novas adesões, afinal se você teve o aval do grande Haroldo Melodia é porque tem suas qualidades ,,, ABRAÃ?OS .

  • Avatar
    10/07/2009 12:17:29Marcelo MarromMembro SRZD desde 22/06/2009

    Foi-se o tempo em que se falavam mais de amor do que em cifras. Portanto, vamos deixar de falar de amor mais uma vez. Hoje em dia, enquanto intérpretes, Mestres-salas, Portas-bandeiras, mestres de baterias, entre outros, são remunerados merecidamente para fazer o seu papel, ainda que não seja na escola do seu coração, o compositor que é um dos responsáveis pela abertura do carnaval, que a meu ver se inicia por volta do mês de agosto com os cortes de samba, que compromete seu tempo, família, trabalho e etc., durante uns três meses até a escolha do samba, que promove um verdadeiro show a cada corte. Ao invés de ouvir pelo menos o pronunciamento do valor da premiação, até mesmo para programar os seus gastos, tem a notícia de que vai pagar R$40,00 ou R$120,00, de que 30% será do fulano, 40% será do beltrano, o leão também quer um pedaço. Quem mais quer dinheiro? Ora! Vamos supor que a parceria seja de 05 compositores. Bem! dos 30% que sobraram sem descontar os 40 ou 120 reais , dividido por 5 é igual a 6% , tira 5% de cada um para arcar com as despesas se der e 1% para comemorar no caso de vitória. O que sobra é o amor. Será que o compositor, talvez pelo fato de também ser um poeta é o único que fala de amor. Sabemos que existem compositores mercenários, Mas existem compositores que apesar de torcer por outra escola, se simpatizam por uma outra agremiação, e quando não é por amor a escola é por amor ao samba, é pelo convite feito por um amigo, afinal o mundo do samba nada mais é do que uma família de amigos. O bom compositor compete consigo mesmo na busca da superação. Sugiro que repensem os critérios adotados. Eu sou Beija Flor e fui Presidente da Ala de Compositores da Independente da Praça da bandeira, do Grupo :RJ2. em ambas as portas estão abertas para qualquer compositor. Não concordo em ?sangrar? o compositor dessa forma. Por guardar saudades de Haroldo Melodia, que me influenciou na adolescência e a quem fu

  • Avatar
    10/07/2009 12:17:02Marcelo MarromMembro SRZD desde 22/06/2009

    na adolescência e a quem fui apresentado no ano de 2003 na Independente da Praça da Bandeira, juntamente com Ito Melodia por quem nutro muita admiração e principalmente pela Ilha que me encanta com os seus sambas antológicos de outrora. Eu gostaria de participar do concurso com uma composição. Mas dessa forma eu acho que fica feio falar de samba.

  • Avatar
    10/07/2009 12:15:51Marcelo MarromMembro SRZD desde 22/06/2009

    na adolescência e a quem fui apresentado no ano de 2003 na Independente da Praça da Bandeira, juntamente com Ito Melodia por quem nutro muita admiração e principalmente pela Ilha que me encanta com os seus sambas antológicos de outrora. Eu gostaria de participar do concurso com uma composição. Mas dessa forma eu acho que fica feio falar de samba.

  • Avatar
    10/07/2009 12:14:19Marcelo MarromMembro SRZD desde 22/06/2009

    Foi-se o tempo em que se falavam mais de amor do que em cifras. Portanto, vamos deixar de falar de amor mais uma vez. Hoje em dia, enquanto intérpretes, Mestres-salas, Portas-bandeiras, mestres de baterias, entre outros, são remunerados merecidamente para fazer o seu papel, ainda que não seja na escola do seu coração, o compositor que é um dos responsáveis pela abertura do carnaval, que a meu ver se inicia por volta do mês de agosto com os cortes de samba, que compromete seu tempo, família, trabalho e etc., durante uns três meses até a escolha do samba, que promove um verdadeiro show a cada corte. Ao invés de ouvir pelo menos o pronunciamento do valor da premiação, até mesmo para programar os seus gastos, tem a notícia de que vai pagar R$40,00 ou R$120,00, de que 30% será do fulano, 40% será do beltrano, o leão também quer um pedaço. Quem mais quer dinheiro? Ora! Vamos supor que a parceria seja de 05 compositores. Bem! dos 30% que sobraram sem descontar os 40 ou 120 reais , dividido por 5 é igual a 6% , tira 5% de cada um para arcar com as despesas se der e 1% para comemorar no caso de vitória. O que sobra é o amor. Será que o compositor, talvez pelo fato de também ser um poeta é o único que fala de amor. Sabemos que existem compositores mercenários, Mas existem compositores que apesar de torcer por outra escola, se simpatizam por uma outra agremiação, e quando não é por amor a escola é por amor ao samba, é pelo convite feito por um amigo, afinal o mundo do samba nada mais é do que uma família de amigos. O bom compositor compete consigo mesmo na busca da superação. Sugiro que repensem os critérios adotados. Eu sou Beija Flor e fui Presidente da Ala de Compositores da Independente da Praça da bandeira, do Grupo :RJ2. em ambas as portas estão abertas para qualquer compositor. Não concordo em â??sangrarâ? o compositor dessa forma. Por guardar saudades de Haroldo Melodia, que me influenciou na adolescência e a quem fu

  • Avatar
    09/07/2009 17:54:03Jairo do RecreioMembro SRZD desde 19/04/2009

    Severo, vamos ser honestos, você acha que os compositores da Ilha só escrevem para a Ilha ? Você acha que nome ganha o samba por antecipação ? Então não precisa haver concurso não é verdade ? Não entendo sua posição quanto ao Samba Enredo, nenhuma Escola faz mais isso, é passado e não funciona. Só você e outros poucos "interessados" pensam assim, parece que os compositores fundadores, baluartes ou efetivos querem ganhar o samba de qualquer maneira. Pensem bem pois pode ser um tiro no pé, e além disso, os últimos carnavais, a Ilha não apresentou nenhuma obra prima e pode continuar a vir mais boi com abóbora.

  • Avatar
    08/07/2009 10:09:14luiz carlos severo diniz (severo)Membro SRZD desde 18/05/2009

    Caro Gilberto, a globalização(??) não pode atingir 100% de certos setores numa escola de samba,,,, precisa haver regulamento . o componente que desfila(folião) pode sair em quantas escolas que o seu fôlego e bolso suportar, mas as pessoas diretamente envolvidas : compositores, intérpretes, MS e PB, baianas, VG, diretores esses devem ser fieis a sua bandeira, nada impedindo que atuem, tendo disponibilidade em escolas de outro grupo, com a profissionalização essa regra vem sendo minimamente(graças a deus) quebrada, exceto os carnavalescos e intérpretes, que geralmente sobrevivem desse trabalho .......... mas isso é apenas a minha humilde opinião. que democraticamente e por achar que tenho competência insisto em registrar. ...... Mas já é carnaval,,,,, vamos descontrair ,,, abraços aos comentaristas(preocupados cada um a sua maneira) em não deixar o samba cair .

  • Avatar
    07/07/2009 21:53:48MARCINHOMembro SRZD desde 07/07/2009

    ILHA TEM UM BOM ENREDO MAS PRECISARÁ DE MUITO, MUITO EMPENHO PARA SE MANTER NO GRUPO ESPECIAL.

  • Avatar
    07/07/2009 15:40:41Jairo do RecreioMembro SRZD desde 19/04/2009

    Em tempo, não tenho nada contra a Ilha, pelo contrário gosto muito e acho a Escola muito simpática e com uma boa comunicação com o público e estou torcendo por sua permanencia no grupo. Só acho que tá marrenta.

  • Avatar
    07/07/2009 15:36:40Jairo do RecreioMembro SRZD desde 19/04/2009

    Ester, essa identidade também se aplica a todos os segmentos da Escola ? Outra coisa, a identidade não deve necessáriamente ser com a Escola e sim com o enredo e com o que o Carnavalesco quer não acha ? Afinal Ester, todos os compositores "Só querem mostrar que fazem samba também", como já dizia o Grande Noel Rosa. E você não acha que a Ilha está muito exigente para quem voltou agora para o Especial ??

  • Avatar
    07/07/2009 15:32:37GILBERTOMembro SRZD desde 07/04/2009

    PERFEITO JAIRO MAS QUE A ILHA FAÃ?A UM GRANDE CARNAVAL PARA QUE POSSA CONTINUAR NO ESPECIAL!

  • Avatar
    07/07/2009 15:20:05Jairo do RecreioMembro SRZD desde 19/04/2009

    A Ilha está na contra mão, todas as Escolas já entenderam que Samba Enredo deve ser aberto a quem quiser escrever, tanto que Beija Flor, Mangueira, Salgueiro, e todas as do Grupo Especial ou não já aceitam. A qualidade da Obra não é exclusividade dos compositores da Ilha, será que a Escola faz essa discriminação também com outras alas, será que só baianas da Ilha desfilam ? Os ritimistas também só desfilam na Ilha, o carnavalesco mora aonde ? Ou será que os compositores da Ilha só escrevem para lá !!!!! Volto a dizer, tá na contra mão.

  • Avatar
    07/07/2009 15:03:22GILBERTOMembro SRZD desde 07/04/2009

    FICO MUITO TRISTE QUANDO LEIO ESSAS COISAS, MAIS ESPERO QUE A GRANDE UNIÃ?O DA ILHA FAÃ?A UM BELO CARNAVAL E COM UM BELO SAMBA!!

  • Avatar
    07/07/2009 12:15:10Jairo do RecreioMembro SRZD desde 19/04/2009

    A competencia não está na assinatura e sim na obra, com essa atitude, qualquer um que seja amigo ou conhecido de um compositor fundador, baluarte ou efetivo poderá escrever e isso não significa que a obra terá qualidade. Insisto que o concurso de samba enredo deva ser aberto e julguem a obra depois, e não antes mesmo de conhecê-la. Já que é assim, sugiro que a Ilha se apresente apenas para sua comunidade e não para todo o mundo. Isso é bola fora gente, reconsiderem !!!

  • Avatar
    06/07/2009 23:23:58luiz carlos severo diniz (severo)Membro SRZD desde 18/05/2009

    Vou entrar na polêmica : concordo com o Julinho, as escolas precisam de compositores da casa, que vivem o seu dia a dia, é até uma questão de bandeira, de uma maneira geral, exigir esse aval, já é alguma coisa ,,,,, pois até as escolas mais tradicionais estão aceitando qualquer concorrente, basta pagar a tal inscrição ..... A mocidade nos áureos tempos, só deixava o compositor concorrer aos sambas enredos, se o mesmo compusesse pelo menos 2 sambas de quadra no decorrer do ano, aí sim a ala era renovada com pessoal competente e da casa ,,,,,,,, mas eram outros tempos ! ! !

Comentar