SRZD



Soares Júnior

Soares Júnior



* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



09/07/2009 17h08

O filme do Simonal é imperdível, já o camisa 9...
Soares Júnior

Wilson Simonal foi o segundo maior cantor do Brasil. O Miele, que entende muito mais que eu, acredita que ele foi o maior. Modestamente, discordo, Para mim, o Tim Maia dos anos 70, é imbatível. Vejam bem, não estou falando de fama ou disco vendido. O quesito aqui é voz, e meu ouvido, não privilegiado, me faz bradar, Wilson Simonal era um artista bárbaro.

Quem não viu o documentário em cartaz, tem a obrigação cultural de ver um típico representante de "música de negão" em ação. Depois da redescoberta do Simonal, falaram de como ele era um showman, de como ele ficou na crista da onda e toda a sua marra. Humildemente, gostaria de ressaltar outro aspecto: como ele era instintivo. Quando ele canta Shadow of your smile  com a Sarah Vaughan é impressionante. O que em outros artistas é cara de sofrimento e dor, nele é prazer, suavidade e ginga.

Viva a música de Simonal, Tim Maia, Erlon Chaves, Black Rio, entre outros, que nos libertaram da timidez e jogaram nossos "esqueletos" nas mais desvairadas pistas de dança.

A Elis Regina cantou nas Olimpíadas do Exército e foi execrada por isso. Foi execrada pelo Pasquim também, mas conseguiu mostrar de que lado estava,  visitando a Rita Lee na cadeia e gravando de forma sublime o hino da Anistia, O bêbado e a equilibrista. 

Marrenta e talentosa como Simonal, Elis conseguiu, por uma série de fatores ressuscitar do "Cemitério dos mortos-Vivos" que o Pasquim a condenara. Mas vamos falar de música, e neste aspecto discordo de Rita Lee que numa letra de música diz que o Simonal era chato. É a história do "que seria do amarelo, se todos gostassem do azul".

Uma coisa me deixou angustiado no filme. Simonal morreu em 2000, passados 29 anos do seu mergulho no inferno. Em 2005, a equipe do documetário entrevistou o contador envolvido na confusão. E daquele homem veio uma das maiores repreensões ao papel da imprensa no caso: -Ninguém nunca ouviu minha versão.- Que a imprensa não tivesse ouvido na época, pode ter algum tipo de desculpa, por exemplo, a repressão. No entanto, o cantor morreu 15 anos após a abertura do regime e nesse tempo, nenhum jornalista pensou em fazer uma entrevista com o contador. Ficamos mal na foto.

Acho que a democracia brasileira teve inimigos piores que Simonal e sua fanfarronice. 

                                                   ***

Estava assistindo ao Bem, amigos e ouvi algo inacreditável: que o presidente Lula estaria indicando empreiteiras para a construção do Centro de Treinamento do Corinthians. Sua majestade, o camisa 9 disse. O apresentador, os jornalistas todos com salamaleques e risadinhas tentaram tirar mais alguma coisa. Mas aquele clima de conversa entre amigos, às vezes impede perguntas mais incisivas. Beleza, é futebol, é esporte, mas é grave que o presidente indique empreiteiras para a construção do CT do Corinthians. Depois de defender o presidente do Senado, acho que o governo deveria explicar como é este papo de presidente e empreiteiras. Só para a gente não achar que o privado coração roxo do presidente esteja deixando de ser republicano, na melhor definição do termo. 

É o caso de ver se na Itália o Berlusconi faz algo parecido pelo Milan, clube do qual é Proprietário e não torcedor.

O pior é saber que para interpretar pesquisas também não é necessário diploma. Oh camisa 9, deixa para os institutos de pesquisa as declarações sobre quem tem a maior torcida.

Vou parafrasear o Romário, esse sim um gênio: o camisa 9 é um poeta com o sapato na boca.


Comentários
  • Avatar
    17/07/2009 11:01:04Viviane da CostaAnônimo

    Adicionei o link do seu blog no meu. Comenta lá! =) http://vivianedacosta.wordpress.com/

  • Avatar
    17/07/2009 10:28:30Viviane da CostaAnônimo

    Gostei do seu argumento pra assistir Simonal. Diferente dos que eu tenho lido por ai, mas igualmente bom. Acho que vou ouvir o conselho antes que eu perca a oportunidade, né? Quanto ao Lula... prefiro não comentar.

  • Avatar
    15/07/2009 18:43:41Leonardo GuedesMembro SRZD desde 09/04/2009

    Ah, e um sobre o Taiguara também.

  • Avatar
    14/07/2009 17:56:35Leonardo GuedesMembro SRZD desde 09/04/2009

    Agora, falta um documentário sobre Geraldo Vandré.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.