SRZD


27/07/2009 17h15

Centenário do arquiteto Alcides da Rocha Miranda no Museu Nacional de Belas Artes
Redação SRZD

Alcides da Rocha Miranda, membro da primeira equipe do IPHAN e fundador da Universidade de Brasília junto com Darcy Ribeiro, Oscar Niemeyer e Anísio Teixeira, ganha homenagem em sua memória no mês em que completaria 100 anos em Ato Cultural no Museu de Belas Artes no dia 30 de julho, às 16h30, no Rio de Janeiro.
 
Um dos maiores nomes da arquitetura brasileira, o homenageado mais que merece esta lembrança pelo pioneirismo de seus diversos projetos. Arquiteto moderno e artista plástico, Alcides da Rocha Miranda foi também o primeiro diretor de seu Instituto de Artes Rocha Miranda e projetou os dois primeiros prédios do campus da UNB, Faculdade de Educação e Auditório Dois Candangos. Também são de sua autoria edificações em várias cidades brasileiras como a sede do BNDES em Brasília, Grande Abrigo para romeiros e igreja na Serra da Piedade/MG, residência de Vivi Nabuco em Tiradentes/MG e o altar-monumento do Congresso Eucarístico Internacional no Rio de Janeiro (risco original de Lúcio Costa), entre muitos outros.
 
Coordenado e idealizado por seu filho, o artista plástico Luiz Áquila, o evento será aberto pela diretora do Museu, Monica Xexeo, com a leitura de  texto de Lucio Costa sobre Alcides da Rocha Miranda. Será exibido também, pela primeira vez, o curta-metragem animado Documentário Subjetivo de Julia Miranda, neta do arquiteto, acompanhado ao vivo por grupo instrumental. Em seguida, a mezzo soprano Luciana e Costa Silva e o pianista Flavio Augusto apresentam um repertório composto só de compositores de música moderna brasileira contemporâneos do arquiteto.


Comentários
  • Avatar
    27/07/2009 19:24:22SeuArquiteto.com Arquitetura, Construção, Projetos, Design, Maquete Eletrônica 3D Cuiabá MTAnônimo

    Com certeza um dos Grandes Arquitetos Brasileiros, publicamos em nosso site http://www.seuarquiteto.com, em breve disponibilizaremos uma galeria de fotos.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.