SRZD


22/08/2009 07h42

Liga prepara mudanças no julgamento do Grupo Especial para o Carnaval 2010
Redação SRZD-Carnavalesco

Foto: Henrique Matos A Liga Independente das Escolas de Samba deve anunciar nos próximos dias mudanças na forma de julgamento do desfile do Grupo Especial para o Carnaval 2010. A principal novidade é a colocação de mais uma cabine de jurados na Marquês de Sapucaí. Com isso, o número de módulos de julgadores aumentaria para cinco. Além disso, a possibilidade é que a menor e maior nota fiquem descartadas. Porém, a decisão ainda depende de aprovação na plenária.

Em matéria do Jornal O Globo, deste sábado, o jornalista Aydano André Motta revela que a nota mínima deve passar de 7 para 8. Além disso, a Liga decidiu manter o número de seis escolas no desfile do sábado das campeãs. 


Comentários
  • Avatar
    24/08/2009 10:42:06REINALDO OLIVEIRAMembro SRZD desde 11/04/2009

    EU SOU A FAVOR DE COLOCAR MAIS UMA CABINE DE JULGADORES, MAS ESSA HISTORIA DE DESCARTAR NOTAS... SOU EXTREMAMENTE CONTRA ISSO. REALMENTE ISSO DEVRIA SER BARRADO.

  • Avatar
    24/08/2009 10:29:28DINISI LUXOMembro SRZD desde 24/08/2009

    Caro Heitor dos Prazeres, vc não se acostumou ainda com a tÃ?nica dest LIE$$$A. FOfo, isto é mais uma cartada para ajudar a queridijnha global, que se diz ser da BAIXADA (coitado do pvo da baixada, relegado ao burbúrio e às badalações do MONTE LÍBANO). Com ctza é a última cartada que têm para ajudar a Escolinha da Titia Suzana. Váááários carnavais comprados, com o título praticamente na mão e a incompetência da escola é tamanha que sequer sabe aproveitar dos seus privilégios na LIESA. Carro invade as frisas, a escola fica literalmente parada e perde 0,1 (nada ...) e agora com esta mudança, certamente esta escolhinha que sempre comete erros q sequer vimos no grupo D, certamente vai ter estes apagões ofuscado e ainda mais homenageando o CAMAROTE nº1 ... Eles têm que dar o título para ela, mais do que obrigação com o patrocinador MOR da LIESA, NÃ? ???

  • Avatar
    23/08/2009 14:03:44Flávio Luiz Novaes de Souza LimaMembro SRZD desde 07/04/2009

    Acho muito boa a iniciativa de colocar uma cabine na Marques de Sapucai proximo a dispersão pois tenho certeza que podera ser justo para as escolas que fazem um belo desfiles sem correria e punir aquela escola que corre e deixa varios buracos no final do desfile, só não concordo em discatar as notas extremas, assim não teria o pq colocar mas uma cabine pois tenho certeza q as menores notas sairá dessa nova cabine, torço para que a liga entre em acordo com a lesga para que no desfile das campeãs a campeão do acesso volte a comemorar jutnos com as campeãs do especial.

  • Avatar
    23/08/2009 14:00:25Fábio BarbosaMembro SRZD desde 09/05/2009

    Eu acho que poderia ser estudar um jeito de haver uma diferenciação das notas entre as escolas , ou derepente no mesmo dia , assim, em cada dia do desfile só uma escola poderia ter nota 10, a outra 9,9, a terceira melhor 9,8 e assim por diante. Tá um saco esse negócio de 9,8 pra primeira escola e 10 para as outras. As notas deveriam ser diferenciadas na sua totalidade ou por dia de desfile.

  • Avatar
    23/08/2009 10:31:13HEITOR DOS PREZERESMembro SRZD desde 07/04/2009

    Não acredito que pessoas que dirigem carnaval e por isso subentende-se que entendam, discutam coisas ridículas. Eliminar a maior e menor nota, pode ficar assim...Problema pra montar o carro no carvalhão, a testa da escola deu mole e abre um buracão na frente de todo o setor três e cinco. Eliminando-se a menor nota, deste incidente trágico tem fortes condições de não sofrer punição alguma, é só não errar pra frente, e vai ficar com a mesma nota da escola que passou coesa, é justo? E colocar mais uma cabine... o tempo de 82 minutos já é pouco pro tamanho das alegorias de hoje por causa do monta e desmonta, e os quesitos que "travam" a escola são dois, MSPB e COM FTE, a escola vai deixar de "parar" oito vezes e passar a parar dez vezes. Assim não há evolução e conjunto que aguente.

  • Avatar
    23/08/2009 10:16:07Mário César ReigotoMembro SRZD desde 25/06/2009

    Não vejo evolução nessas mudanças,se os jurados continuam dando notas comparativas;que é uma coisa erronia.o que vai mudar descartar menores e maiores notas? o que tem que mudar é a mania dos julgadores de não verem as escolas em igualdades de condições ao título;e não somente ver essa ou aquela escola (as protegidas),eles tem que serem treinados,orientados para veem todas igual e julgarem com todo proficionalismo e respeito as comunidades,quer sejam da baixada,das zonas sul ou norte e os dos morros da cidade. se tem bicheiro na agremiação ou não. ALÃ? LIGA SE L I G A !!!

  • Avatar
    22/08/2009 23:56:54dr kuikaMembro SRZD desde 07/04/2009

    PREZADOS SENHORES E LAMENTAVEL QUE A LIGA PENSE EM RETROCEDER NO CARNAVAL ESSE NEGOCIO DE DESCARTAR JÁ EXISTIA Há MUITOS ANOS, NÃ?O VALEU HOJE TEMOS QUE PENSAR GRANDE, POR QUE NA HORA DA ABERTURA DOS ENVELOPES PORQUE NÃ?O E DADA A NOTA DE BONIFICAÃ?Ã?O COMO ESTA PREVISTO NO REGULAMENTO, E SIMPLES CADA JURADO DA 0,1 DE BONIFICAÃ?Ã?O A ESCOLA MERECEDORA E ESSA NOTA E CANTADA NA HORA. CASO SEJAM RETIRADAS AS MAIORES E MENORES NOTAS PODE HAVER EMPATE DE 3, 4, 5,6, ESCOLAS CAMPEAS, E NO DESCESSO PODE TAMBEM, E SE HOUVER! VAI DISPUTAR NA MOEDINHA E DEPOIS NO TRIBUNAL DE JUSTIÃ?A.

  • Avatar
    22/08/2009 23:51:47dr kuikaMembro SRZD desde 07/04/2009

    PREZADOS SENHORES. E LAMENTAVEL QUE A LIGA PENSE EM RETROCEDER NO CARNAVAL ESSE NEGOCIO DE DESCARTAR JÁ EXISTIA Há MUITOS ANOS, NÃ?O VALEU HOJE TEMOS QUE PENSAR GRANDE, POR QUE NA HORA DA ABERTURA DOS ENVELOPES. PORQUE NÃ?O E DADA A NOTA DE BONIFICAÃ?Ã?O COMO ESTA PREVISTO NO REGULAMENTO, Ã? SIMPLES, CADA JURADO DA 0,1 DE BONIFICAÃ?Ã?O A ESCOLA MERECEDORA E ESSA NOTA E CANTADA NA HORA. CASO SEJAM RETIRADAS AS MAIORES E MENORES NOTAS PODE HAVER EMPATE DE 3, 4, 5,6,7, 8 ESCOLAS CAMPEAS, E NO DESCESSO PODE TAMBEM, E SE HOUVER! VAI DISPUTAR NA MOEDINHA E DEPOIS NO TRIBUNAL DE JUSTIÃ?A.

  • Avatar
    22/08/2009 23:27:18luiz carlos severo diniz (severo)Membro SRZD desde 18/05/2009

    Depois dos excelentes comentários abaixo, gostaria de aplaudir a colocação de mais uma cabine p/jurado ! ! ! è muito importante o aumento do campo visual ! ! !

  • Avatar
    22/08/2009 21:48:51Leandro BarrosMembro SRZD desde 20/07/2009

    Pouco adianta cinco módulos de julgadores, descarte da maior ou menor nota, se o julgador continua a levar para casa o mapa das notas das Escolas que desfilam na primeira noite, podendo assim ser influenciado por diversos fatores externos até o lançamento da nota final. Se eles quiserem mais credibilidade, essa questão precisa ser revista, até pq, esse fator acaba por influenciar uma rigorosidade muito maior no julgamento das agremiações de domingo em comparação com as de segunda, especialmente a que abre o domingo, e que, coincidentemente, é a que subiu do grupo de acesso, por sinal, as mais prejudicadas nos últimos anos. Outro ponto desnecessário é a elevação da nota mínima para 8, pois, mesmo os julgadores mais "rigorosos" só aplicam penalização na escala de 9 a 10, porém, o usual mesmo é de 9,6 a 10... Enfim...

  • Avatar
    22/08/2009 17:31:18Carlos Bja-FlorMembro SRZD desde 08/04/2009

    José Aragao, a Portela nunca merecia esse vice, alias a Vila, Beija e Salgueiro eram apenas as que podiam ficar nas primeiras 3 colocaçoes. Talvez nao merecia 9.8 em MS e PB, mas em outros quesitos até foram bons. Como Alegorias, esse sim merecia perder mais. Nunca podia ter ficado na frente da Vila, e muito menos levar o vice.

  • Avatar
    22/08/2009 17:22:06Ismael Moreira de BritoMembro SRZD desde 22/08/2009

    Acho que apenas a pior nota deveria ser descartada...e os jurados deveriam dar as notas de cada escola após o desfile da respectiva, evitando assim métodos de comparação entre as escolas e seus desfiles para se dar a nota...

  • Avatar
    22/08/2009 16:18:07Amaury LimeiraMembro SRZD desde 28/04/2009

    Repete-se a fórmula ultrapassada, que já provou ser ineficiente ao que se propõe. O grande problema na avaliação das escolas não está na forma, mas, sim, naqueles que aplicam a fórmula. Pode-se botar 10, 20, 100 julgadores pra cada quesito que se estes não estiverem dispostos a efetuar uma avaliação justa, sem descriminar e/ou beneficiar nenhuma agremiação por motivos pessoais, de nada adiantará. Acredito que o mais sensato, o que certamente poderia diminuir discrepâncias absurdas seria a possibilidade de a agremiação que se sentisse lesada após a divulgação das notas e respectivas justificativas ter a possibilidade de recorrer à plenária e questionar tal avaliação. Daí, faria-se uma minuciosa análise de todos os argumentos e fatos e sacramentava-se um veredicto. Ã? claro que para isso as justificativas teriam que ser entregues logo após a divulgação das notas e ali mesmo eles já se reuniam e realizavam essa plenária para só após a mesma divulgar-se a campeã. Embora complicada, essa é, a meu ver, a metodologia que permitiria mais justiça aos resultados e demais colocações.

  • Avatar
    22/08/2009 15:58:11JOSÃ? ARAGÃ?OMembro SRZD desde 07/04/2009

    Concordo com o descartede notas, assim acabaria aquele negocio de uma ovelha negra estragar o rebanho, como vem acontecendo ultimamente. Por exemplo, esse ano a portela perdeu o vice-campeonato por causa de um 9,8 dado por uma jurada nova de porta bandeira e mestre sala, eu que tenho ja acompanho carnaval desde 1984 nao me sintiria capaz de julgar esse quisito, mas a liga colocou uma jurada de vinte e poucos anos para julgar e acaou prejudicando a portela. Foram 3 notas 10 e um 9,8, para a brilhante apresentação de Daniela nascimento e seu mestre sala. Vam,os ver se com as mudanças melhora.

  • Avatar
    22/08/2009 14:38:47Alex NogueiraMembro SRZD desde 29/06/2009

    Concordo com eliminar a menor e a maior nota. Isso é uma prática da Estatistica e visa eliminar discrepâncias, por exemplo se um jurado sacaneasse uma Escola dando nota 7... Daí tem que aumentar o número de jurados. O problema poderia ser um grande número de empates, como acontecia no passado, antes dos décimos. Como ficou a proposta do ponto extra? Seria bom para evitar aquele tipo de jurado que dá 9.9 na primeira escola e 10 nas seguintes. Seria obrigatório indicar e justificar qual foi a melhor e merece nota 11, ou 10,5 ou 10,1 etc

Comentar