SRZD


23/08/2009 15h07

Relatório mostra que trem-bala não é viável para a Copa de 2014
Redação SRZD

Relatório mostra que trem-bala não é viável para a Copa de 2014. Foto: divulgaçãoUm relatório da Halcrow Group, empresa inglesa líder do consórcio encarregado do estudo de viabilidade do trem-bala que ligaria Campinas e Rio por trilhos e túneis, até a Copa de 2014, mostra algumas informações que não batem com a viabilidade do projeto.

Além de entraves ambientais, problemas de logística e desapropriações, definição de quem vai arcar com o valor mínimo de R$ 68 milhões por quilômetro construído e toda a sorte de aspectos legais, o projeto do trem de alta velocidade (TAV) vai esbarrar também numa questão histórica. O TAV teria no mínimo 100 quilômetros de túneis.

Nos bastidores, o governo federal, por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), já começa a assumir que o prazo de 2014 é realmente apenas um sonho. A mudança de discurso se tornou mais evidente depois que várias prefeituras de cidades por onde o trem-bala vai passar enviaram reclamações sobre o traçado.

Já no governo de São Paulo se fala que, se o projeto começar, o único trecho viável num futuro próximo seria entre Campinas e a capital.


Veja mais sobre:Trem

Comentários
  • Avatar
    02/04/2012 23:17:24PAULO ROBERTO GOMESAnônimo

    Ã? o Brasil, nao era de se esperar outra coisa, é só o inicio da nossa imcompetência perante os olhos do mundo. O paizinho!!!!

  • Avatar
    23/08/2009 16:59:50Leonardo GuedesMembro SRZD desde 09/04/2009

    Lembrei da época do Pan-Americano: a promessa de mundos e fundos, uma verdadeira revolução nos transportes do Rio. Muitíssimo pouquíssimo (os superlativos são sinceros) foi feito. Agora, temos uma Copa do Mundo a caminho e uma provável Olimpíada e temos também aeroportos com sérios problemas.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.