SRZD



Sidney Rezende

Sidney Rezende

ATUALIDADE. Jornalista, diretor do SRZD e um dos profissionais mais inovadores do país.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



24/08/2009 00h16

Belchior é demais
Sidney Rezende

A reportagem no Fantástico sobre o sumiço de Belchior causou grande impacto junto aos seus admiradores. Sou um deles.

Eu não assisti ao programa porque estava no Canecão, no show de Daniela Mercury. E que, por coincidência, cantou "Como Nossos Pais", composição do cearense, eternizada por Elis Regina. O melhor momento da apresentação da baiana.

Minha filha me ligou para me contar sobre o sumiço de Belchior. E saber se eu tinha  alguma informação. Ela sabe que sou fã dele. Para mim, é o nosso Bob Dylan, a quem também tenho uma dívida de geração.

Tenho uma péssima memória para datas, mas a última vez que vi Belchior, se não estou enganado, foi no fim de 2008. Estávamos na casa que Ricardo Cravo Alvim transformou numa espécie de centro cultural, na Urca.

Estava lá a convite do argentino-brasileiro Alejandro Roig, da Repsol, - que um tempo foi nossa parceira aqui no SRZD -, e sempre foi um amigo da MPB. Roig organiza, até hoje, a cada última quarta-feira do mês um show com algum expoente da nossa música. É um encontro agradável, aconchegante, quase que para amigos. E numa destas apresentações estava Belchior, assistindo o acústico de alguém.

Não lembro se foi o do Zé Renato, do Tavito, ou de outro artista. Pensei até em falar com Belchior, mas ele está tão concentrado, em pé, num canto, que achei que seria impertinente.

A última vez que interrompi este momento intimista de alguém foi há muitos anos, quando me aproximei de Chico Buarque, e recebi um fora. É verdade que não foi um fora de qualquer um, mas um fora, é um fora. Fiquei traumatizado.

Como todo mundo, espero que Belchior esteja bem.


Comentários
  • Avatar
    14/09/2009 19:48:40selmavianaAnônimo

    Desde os dias 4,5, 6 e 14 do 9 de 2009 sem acessar a UAB.O que é isto

  • Avatar
    31/08/2009 15:38:02Duda NovaesAnônimo

    MARKETING PURO... me lembro quando Elba Ramalho andava sumida e decidiu dizer que tinha sido abdusida e chipada por aliens. Depois de pagar um mico interplanetário, tentou desmentir. Belchior podia estar "sumido" só pra causar isso e chamar a atenção do publico de volta pra si... Nao duvido de mais nada...

  • Avatar
    31/08/2009 06:52:30TímidoAnônimo

    EEEEEEEEEEEE, ACHARAM O BELCHIOR, QUE LEGAL, AGORA VAMOS PROUCURAR O GILIARD, LEMBRAM DELE: "...AQUELA NUVEM QUE PASSA, LÁ EM CIMA SOU EU, AQUELE BARCO QUE VAI, MAR AFORA SOU EU..." vAI REDE GLOBO ACHE O GILIAD, VAI, AJUDA AÍ GENTE!!!

  • Avatar
    29/08/2009 01:03:01Maurício RayelAnônimo

    Estava tuitando com a deputada Manoela Davila do RS e ela me disse que tem uma foto com o Belchior em um encontro na OAB de Brasília. Coisa bem recente... A propósito: qdo vc vai entrar no twitter hein ? Ou vc já está e eu não sei. Abraço!

  • Avatar
    28/08/2009 13:05:45Anti famaAnônimo

    ...E se fodam de Verde e Amarelo.

  • Avatar
    28/08/2009 11:45:03samirAnônimo

    levou um fora do Chico Buarque? Nem esquenta Sidney, esses caras se acham Deuses, ídolos, pra mim isto não existe, quero que os ídolos se fodam!

  • Avatar
    27/08/2009 20:43:04José RaposoMembro SRZD desde 07/04/2009

    Sérgio... sensacional.... e para equilibrar, a base governista, Renan, Collor, Sarney à frente, culparia FHC... hahahaha

  • Avatar
    27/08/2009 13:33:57BLITZAnônimo

    "...Ã? arlindo orlando volte, onde quer que você se encontre

  • Avatar
    27/08/2009 13:32:36BLITZAnônimo

    "...Ã? arlindo lando volte, onde quer que você se encontre..."

  • Avatar
    26/08/2009 08:14:48Sergio RibeiroAnônimo

    Segundo os senadores Álvaro Dias, Jereissati,Agripino Maia e Arthur Virgílio, a última pessoa a estar com o Belchior, antes do seu desaparecimento, foi a ministra Dilma Roussef. Isso é gravíssimo!!

  • Avatar
    25/08/2009 18:37:02Leonardo GuedesMembro SRZD desde 09/04/2009

    Mais dia, menos dia, ele vai reaparecer cantando "Tudo outra vez". Quem é fã e conhece essa música sabe do que estou falando. Quem não conhece, Google ou Bing. Creio que tem tudo a ver!

  • Avatar
    25/08/2009 09:10:13AnibalAnônimo

    Vergonhoso o factoide criado pelo fantastico, ele esteve em setembrod e 2008 no programa do jo : http://programadojo.globo.com/Progr amadojo/0,6993,VPJ0-7524-263145,00.html

  • Avatar
    24/08/2009 17:18:00Dinoã DiasAnônimo

    Sinto muita falta dele também, tenho ainda dois CDs, pois outros foram roubados junto com meu antigo carro, mas torço para que ele volte, pois ele faz parte da minha trajetória de vida. Fui!

  • Avatar
    24/08/2009 15:45:50Selma VianaAnônimo

    O Belchior não sumiu. Ã? que ele anda fazendo coisas sem que a tal da grande mídia explore... Ele tem andado, inclusive, com a baianada. Continua criativo como sempre

  • Avatar
    24/08/2009 15:37:47ZappaAnônimo

    Não conheço o cearense Antônio Carlos Belchior pessoalmente, mas não só eu, como diversos outros músicos, o consideramos um vanguardista, que foi capaz de influenciar toda uma geração, incluisive a minha, com seu jeito objetivo e brasileiríssimo de compor. Acredito que o cara deva estar por aí reciclando, dando um tempo pra alma e daqui a pouco aparecerá. Porém, torço, para que este temporário desaparecimento não seja uma jogada marqueteira, coisa tão comum no Brasil, urdida por empresários e gravadoras para vender o artista.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.