SRZD


02/09/2009 22h34

Liga aprova mudanças no regulamento do Grupo Especial para o Carnaval 2010
Ramiro Costa

Em plenária realizada na noite desta quarta-feira, na sede da Liga Independente das Escolas de Samba, no Centro do Rio, os presidentes das doze agremiações aprovaram mudanças no regulamento do desfile do Grupo Especial para o Carnaval 2010. A principal novidade é o aumento no número de jurados, que passam de 40 para 50 julgadores, a criação de mais um módulo de julgamento, e a nota mínima passando de 7 para 8. A maior e menor nota de cada quesito vão ser descartadas.

O novo módulo de jurados ficará instalado entre os antigos módulos dois, que vai sofrer um recuo, e o três, que fica perto do segundo box da bateria, entre os setores 9 e 11 das arquibancadas do Sambódromo.

O presidente da Liesa, Jorge Castanheira, comentou sobre o acréscimo no número de jurados e o novo módulo. "Agora, ele (jurado) não saberá se a nota dada vai ser decisiva para o julgamento. Tem jurado que julga de maneira mais pesada e com essa mudança, nós vamos corrigir possíveis distorções e se não der certo podemos mudar para o outro carnaval", afirmou o dirigente.

Confira outras mudanças aprovadas na Liesa:

- Cada escola poderá usar seis elementos coreógraficos (tripés) com até duas pessoas em cima - eles vão poder ser motorizados e/ou com rodas

- O número de componentes indicado pela Liga é de 2.500 até 4.000

- O número mínimo de carros continua com cinco alegorias e o máximo de oito. A Liesa sugere o número de sete.

- A Comissão de Frente poderá usar quantas pessoas desejar em cima do seu elemento coreográfico (tripé) - lembrando que a Liesa permite no máximo 15 pessoas na Comissão de Frente

- A bonificação extra de 0,1 (décimo) para quem se destacar em cada quesito foi rejeitada

- Continuam classificadas para o desfile do sábado das campeãs, as seis primeiras escolas colocadas no carnaval

- O número de jurados passa de 40 para 50

- Foi criado um novo módulo de julgamento, que ficará entre os antigos dois e três

- A nota mínima passou de 7 para 8

- A maior e menor nota de cada quesito vão ser descartadas

- A escola que não levar um número mínimo de 150 ritmistas, 70 baianas e apenas uma alegoria faltando no desfile das campeãs (quem desfilou com oito carros terá que apresentar pelo menos sete) será multada financeiramente


Comentários
  • Avatar
    24/09/2009 19:27:56lucas lcsMembro SRZD desde 28/08/2009

    Esse vinicuis andrade não deve ir assistir os desfiles a muito tempo! Em 2008 a Portela levantou a sapucaí, em 2009 o salgueiro levantou a sapucaí. Já estou cansado de ouvir que o carnaval está ruim e que não é como atigamente.1900 e dinossauros já passou, estamos em 2009 e o que foi não volta mais. Se não gosta do que esta vendo então para de perder tempo falando mal dos desfiles e vai arrumar alguma coisa pra fazer, ou então faz melhor.

  • Avatar
    07/09/2009 11:20:30ney rorizMembro SRZD desde 27/08/2009

    minhas passagens pelo mundo do samba ocorrem com intervalos e nestas não vivências executivas sou apenas um ótimo observador , baseado nisso sempre prolixo digo : os antigos executivos práticos , naturais e nativos patriarcas dos desfiles como eu há muito entenderam por intuição uma coisa da matemática estatística : quanto maior o numero de notas que o julgado tiver em mãos mais vai haver tiro disperso e bala perdida , era necessário diminuir as notas que eram de zero a 10 para de 5 a 10 sem meio ponto e os antigos diminuíram , fomos aprimorando até chegarmos de 7 a 10 com 9,5 possível . Para maior limpeza consegui eliminar as notas extremas viciadas ou burras . Um feio dia algum destes atuais donos do carnaval que aprendem errando pois nunca viveram as raízes e nunca organizaram nenhum evento resolveram manter as notas extremas dispersas e aumentaram os valores possíveis com dezenas de notas decimais possíveis e descalibradas na mão de vendidos e leigos que ficaram com grande poder decisório concentrado . Veja um exemplo julgava eu o ótimo carnaval de POA-RS com cuidado comos décimos dei 3 notas 10 sendo um para a vice-campeã que foi a melhor e o resto de 9,3 a 9,7 . Um jurado burro e despreparado não usou os décimos e julgando evolução muito mal distribuiu 10 , 9 , e 7 sendo uma destas notas 30 décimos dispersas atribuída à escola que devia ser campeã e teve muitas notas 10 bem mais que a que devia ser vice e venceu . Venceu pelo peso de décimos pesadíssimos de fato se uma escola merece 9, 3 e vc dá 7 você rouba 23 notas da escola e aí ser campeã é impossível .Na foto do meu museu o Roberto Costa devia estar defendendo mais décimos e menos jurados e sem expurgar os erros , talvez por isso muitos o acusaram me manipular julgamentos quando trabalhou com jurados . Repito melhor empatar que valer uma nota burra ou criminosa , bala perdida ou direcionada fora da média .

  • Avatar
    06/09/2009 18:49:15ney rorizMembro SRZD desde 27/08/2009

    NO MEU MUSEU MEU CONTEMPORÃ?NEO minha casa , além de móveis atuais desenhados por mim há décadas , há esculturas , quadros e objetos criativos assinados Ney Roriz , mas tenho muitas fotos na parede do museu-lar ..... numa o fotógrafo registrou uma conversa entre 4 jovens ( N Roriz , L Fernando , R Costa e Vicente ) . Fico imaginando o assunto , éramos novos mas respeitados em nossas idéias . Uma destas discussões era o número de notas e o número de jurados com depuração das notas extremas que criei . Viciado em medir tudo , engenheiro que também sou , eu afirmava que o número de julgadores medindo deveria ser o maior possível e o número de notas valores usados deveria ser reduzido ( 7 péssimo , 8 regular , 9 bom , 9,5 ótimo e 10 um único excepcional se existisse este destaque nítido ) . A depuração expurgando as notas extremas , erradas , exageradas e pesadas foi plataforma de minha autoria e impediu que se coroassem burrices , falhas e roubalheiras .Empate é possível , provável , saudável e justo e faz parte da cultura do samba e de nossas vidas . Muito melhor recorrer a um desempate por qualquer critério que aceitar nota extrema de um jurado burro ou mau castigando com dezenas de décimos uma campeã que vira vice . Sempre pleiteei que todo jurado desse a nota no seu quesito especial e + outra nota na escola no geral , assim teríamos todos votando duas vezes , o dobro de notas de pouca dispersão , com pouca arma de tiro largo na mão do julgador e tendo muita gente julgando tudo seria ao pé da letra menos errado , mormente se os extremistas descontrolados forem depurados . Falta diminuir mais ainda o feixe de desvio das notas e acabar com os décimos todos pois nenhum jurado tem em si sensibilidade para aferir e justificar precisamente décimos finos e se comprarmos um jurado com o outro suas medidas e notas se forem muitas e decimais serão usadas com peso e sensibilidade diferenciados de um para outro julgador

  • Avatar
    06/09/2009 02:40:17Nil GuimarãesMembro SRZD desde 08/04/2009

    Todo e qualquer método, esquema, estratégia, mecanismo, etc., que viesse a ser adotado para o julgamento das escolas de samba só surtiria efeito se o corpo de jurados tivesse compromissado, de maneira inquebrantável, com a ética, com o bom senso, com a justiça e, principalmente, com o respeito às escolas. Mas, são estes valores, absolutamente pessoais. Não existe nenhuma maneira de se fazer com que os jurados os ponham em prática, se assim não for da vontade dos mesmos. Logo, invente-se a fórmula mais mirabolante e a mesma será passível de arbitrariedades, não tem jeito, infelizmente. O que da pra fazer é preparar mais consistentemente os jurados e impedi-los de tirar pontos por motivos que lhes venham a ser pessoais, coisas do tipo... não gosto de verde e rosa! Resolveria? Não! Mas, ao menos, coibiria estes abusos, o que já seria alguma coisa!

  • Avatar
    04/09/2009 16:51:16vinicuis andradeMembro SRZD desde 21/08/2009

    não sei quem vai ser campeã e nem as colocações mas no sabado voltam as seguintes escolas: BEIJA-FLÃ?R-SALGUEIRO-GRANDE RIO-IMPERATRIZ-MANGUEIRA-VILA- com a UNIÃ?O DA ILHA rebaixada como todas que sobem do ascesso. anotem.

  • Avatar
    04/09/2009 16:33:20jonatas silvaMembro SRZD desde 22/08/2009

    parabens marcos, voce deu a opinião certa. e acho que os jurados teria que ficar separados, quesito por quesito e individualmente, pra não haver comparações. porque eles deve agir assim. eu vou dar 10 e voce? eu também. nimguem me tira da cabeça que essas notas são modificadas na terça feira, entre eles fazendo comparações. é só voce ver, as escolas de domingo, principalmente as primeiras, são prejudicadas. eu não confio nesse jugamento. nunca.

  • Avatar
    04/09/2009 16:02:49Marcos Fernandes MacedoMembro SRZD desde 14/04/2009

    Para se ter o mínimo de lisura no julgamento dos desfiles do grupo especial, ele teria que ser,na minha modetíssima opiniâo, formatado assim:Domingo pela manhâ todos os julgadores iriam para um hotel e só sairiam para para Sapucaí: terminado o primeiro dia de desfile os mapas seriam recolhidos por uma empresa de valores e os referidos jurados retornariam para o hotel:No domingo, o mesmo processo e fim de papo. Aí eu queria ver julgador pilantra fazendo comparação de desfile entre escola com pedigree, e escola vira-lata.

  • Avatar
    04/09/2009 15:59:22vinicuis andradeMembro SRZD desde 21/08/2009

    tudo é ponto de vista, como os (jurados),amaury o nosso amigo fernando não protegeu a portela, é que voce não leu la embaixo, ele pelo menos é realista. agora sou de um tempo que se via escola de samba. isso hoje não é samba nem aqui nem na china. escola de samba acabou a muito tempo meu amigo. elas estão entregues a meia duzia de aproveitadores que usam alguns pobres coitados como bateria e baianas pra enriquecer. não gosto do desfile atual. vejo por falta de opção. voce hoje não ver nemhuma escola levantar as arquibancadas. fica aquilo seco, sem emoção, reptitivo. que viu samba viu, quem não viu nunca mais......................

  • Avatar
    04/09/2009 15:45:14vinicuis andradeMembro SRZD desde 21/08/2009

    acho que tudo é opinião. amaury, voce não leu a mensagem do amigo fernando lá embaixo, por isso que voce não entendeu, pois ele disse que a portela deveria ter descido naquele tragico desfile, não estou defendendo mas o amigo é realista. na minha opinião, entenda bem, na minha opinião, hoje ganha carnaval quem tiver na midia,assim foi a mocidade,imperatriz,vila, agora a beija-flôr e por ai vai. não gosto dos desfiles atuais, vejo por falta de opção, mais pra mim o verdadeiro samba já se foi a muito tempo. as raizes não existe mais. samba hoje é espetaculo pra turista ver e não o povão. não ser ver mais uma arquibancada cantar um sambão, emfim, que viu, viu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Avatar
    04/09/2009 15:31:51JeffersonMembro SRZD desde 19/04/2009

    4 mil componentes affs a Beija-Flor, sta acostumada a vir com 4.150 ou 4.600 componentes, mais não tem problema a Beija-Flor passa por cima.

  • Avatar
    04/09/2009 11:54:10Amaury LimeiraMembro SRZD desde 28/04/2009

    Não seja por isso, fernando alves souza. Nesse caso, já que você elucida a agremiação para a qual torce, diz pra mim então... O que é pior, uma escola desfilar sob um temporal e, ainda assim, manter o ritmo e a cadência da sua bateria, uma escola desfilar com uma ala teatralizada, absolutamente dentro do contexto do enredo, ou, uma agremiação se despedaçando na avenida, barrando seus componentes mais ilustres, estourando o tempo, desmantelando toda a estrutura de uma outra agremiação (Imperatriz) que se preparou toda para desfilar à noite e foi obrigada a desfilar com o dia clareando. Se Mocidade e Mangueira estavam um lixo, como você diz, o que dizer-se da Portela em 2005? Realmente você entende muito de carnaval! Nota-se esse entendimento pelo termo que você usa para se dirigir às apresentações problemáticas das chamadas coirmãs.

  • Avatar
    04/09/2009 09:54:43Reginaldo SantosMembro SRZD desde 09/04/2009

    O que a Liga tem que mudar ela não muda, fazer o que...

  • Avatar
    04/09/2009 08:31:10fernando alves souzaMembro SRZD desde 22/08/2009

    o exemplo que citei anteriormente não foi protegendo a mocidade, que nem é minha escola. minha escola é portela, mais sou muito realista, gosto de ver o justo. é por isso que depois de 30 anos eu não desfilo mais, por ver esse monte de absurdo no carnaval. esse ano mesmo quem tinha que cair era a mocidade ou a mangueira que estavam um lixo, não a imperio serrano. graças a deus eu sou muito realista e entendo muito de carnaval....

  • Avatar
    04/09/2009 08:31:09fernando alves souzaMembro SRZD desde 22/08/2009

    o exemplo que citei anteriormente não foi protegendo a mocidade, que nem é minha escola. minha escola é portela, mais sou muito realista, gosto de ver o justo. é por isso que depois de 30 anos eu não desfilo mais, por ver esse monte de absurdo no carnaval. esse ano mesmo quem tinha que cair era a mocidade ou a mangueira que estavam um lixo, não a imperio serrano. graças a deus eu sou muito realista e entendo muito de carnaval....

  • Avatar
    03/09/2009 22:05:04roberto carlosMembro SRZD desde 03/09/2009

    toda tentativa e valida para melhoria de nosso carnaval, apenas lamentar que ainda nao foi dessa vez que o maior desejo dois sambistas nao sera realizado porque ganhar titulo e muito bom mais o que os sambistas dos grupos de acesso querem mesmo e participar dos desfiles das campeas tanto na sapucai como na entendente magalhaes; podem ter certeza que o combinado na sai caro e so acordar que estas escolas nao participariam dos direitos cormerciais de arena e outros elas seriam apenas convidadas e isto daria uma motivaçao ainda maior e estes grupos e com certeza o enteresse tambem maoir seria as arrecadaçoes seria tudo de bom

Comentar