SRZD


10/09/2009 13h27

Vaquejadas são proibidas em Xerém
Redação SRZD

As 'vaquejadas' do Parque Ana Dantas, em Xerém, estão proibidas pela Justiça Federal, por meio de uma ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF). A multa que o parque e seu dono, Jonatas de Oliveira Dantas Filho, é de R$ 1 milhão, a serem revertidos para a Reserva Biológica do Tinguá. As competições consistem em derrubar um boi, fazendo com que o boi caia com as quatro patas para cima, em um local demarcado, em um disputa realizada por duplas de vaqueiros.

Os outros réus da ação são a Feema e o Ibama, que devem fiscalizar as atividades do Parque Ana Dantas, coibindo as vaquejadas ou qualquer outra atividade que seja considerada crueldade com os animais.

Para o procurador, Renato Machado, a decisão põe fim a atitudes maldosas que, de forma errada, são vistas como diversão. A decisão faz ainda com que o parque envolvido avise sobre a realização de qualquer evento à Justiça Federal, com antecedência de 45 dias.

Com a decisão, qualquer evento no Parque Ana Dantas deverá ser comunicado à Justiça Federal com 45 dias de antecedência. Caso contrário, a multa diária é de R$ 10 mil.


Veja mais sobre:Duque de Caxias

Comentários
  • Avatar
    30/03/2015 00:07:57JaimeAnônimo

    Com certeza já está na hora dos adeptos dos Esportes Rurais DE LIDA e dos aficcionados pelas Tradições Sertanejas se unirem em prol dos RODEIOS, VAQUEJADAS, RODEIO CRIOULO, etc. A perseguição começou nos Rodeios, avança penalizando a Vaquejada, logo avança pelas tradições campeiras, do Laço, etc. E o pior é que tais ações são ensejadas por PROTETORES DOS ANIMAIS que sequer conseguem perceber que cavalos e bois são animais domesticados, muitas vezes de origem Estrangeira e, totalmente distantes do Patrimônio da FAUNA BRASILEIRA. Ainda mais terrível é saber que tais "defensores" tem atuação minguada em relação a Devastação no Pantanal, Amazônia, Espécies em Extinção, etc. Que as noites dos fins de semana continuem abrilhantadas pelos Rodeios, Vaquejadas, Rodeios do SUL...Que o NOSSO POVO continue apreciando, cultivando e divulgando o MUNDO RURAL DO PAÍS.

  • Avatar
    19/02/2014 11:39:11kenedy aguiar de sousaAnônimo

    cara oq vcs falarao é apura verdade tantas coisas erradas no brasil e os orgaos publicos e federais querem acabar com uma festa linda como essa. cinceramente isso é uma falta de vergonha se for pra colocar na balança os erros q nossas leis brasileira fazem haaa. acho q a lei americana era quem deveria trabalhar qui pra encinar oq é lei a esses ladroes

  • Avatar
    07/11/2013 00:57:08Adalberto Oliveira SantosAnônimo

    Eu sim ceramente nâo intendo esse pais,tanta violência,roubos e sasimas,e nâo vejo o governo fazendo nada,sera onde isso vai chegar?um esporte tâo bem organizado,querem acabar.mais vamos tocêr pra que a vaquejada creça a cada dia mais.porque onde têm gado têm vaqueiro.

  • Avatar
    25/09/2013 20:56:32rafael silvaAnônimo

    os governantes deviao combater os crimes do brasil nao a vaquejada um esporte bonito e de pessoas honestas o nosso brasil ta todo errado

  • Avatar
    23/01/2013 22:14:21Zé AiltonAnônimo

    Sou vaqueiro moro em Santa Maria R/N corro vaquejada desde menino amo esse esporte e acho um desperdício de tempo que o minstério público tentar proibir um esporte tão bonito como a vaquejada no Xérem espero que consigamos reverter essa situação.

  • Avatar
    14/09/2012 17:59:27lealzinho, vaqueiro do estado do cearáAnônimo

    Alguns estados do Brasil já estão regularizando a vaquejada como esporte profissional, através de leis estaduais aprovadas pelas assembléias legislativas do respectivos estados. O estado mais recente a legalizar a vaquejada como esporte foi o nosso vizinho Piauí-PI, aqui em nosso estado já existe a possibilidade do esporte também virá lei, pois aqui, nós estamos nos organizando através de associações de parques e vaqueiros de vaquejada. Na minha opinião, vejo uma questão puramente de perseguição com o Parque Ana Dantas, um dos maiores parques de vaquejada do Brasil. Existe outros problemas bem mais prejudiciais para os nossos procuradores federais resolverem. Desmatamento, contrabando de animais, corrupção política, desvios de verbas públicas, enfim, esse estado maravilhoso que é o nosso Rio de Janeiro, em especial Duque de Caxias, não podem ficar sem a festa de vaquejadas que aconteciam anualmente no Parque Ana Dantas. Queria o empenho dos políticos cariocas, comunidade, associações, a fim de fazer um apelo a nossa presidenta Dilma, expondo e esclarecendo a verdadeira realidade das festas de vaquejada. Tenho certeza que ela vai se sensizibilizar e perceber que os nossos procuradores estão equivocados em determinar suas setenças proibido as nossas vaquejadas. Conto com vocês, vamos fazer uma corrente de fé e juntos vamos fazer acontecer mais uma grande festa no Parque Ana Dantas. Quem sabe no de 2013.... VIVA O "ROCHÃ?O" - UM DOS MAIORES GARANHÃ?ES DE CORRIDAS DE VAQUEJADA QUE O MUNDO JÁ VIU.

  • Avatar
    02/08/2012 21:27:06LUIZAnônimo

    oi eu gostaria de saber quando vai voltar a funcionar as vaquejadas de xerém ate porque um evento como esse que vem de varias gerações não pode acabar.

  • Avatar
    17/07/2011 07:28:17ReinaldoAnônimo

    Deveria acabar com os roubos que aconecem na câmara.... no senado....! Os aumentos abusivos de salários dos políticos!!! Cade o dinheiro para recuperar a região serrana? O povo brasileiro só foi as ruas na época do collor !!! eitâ povo descansado!!! Será que não vê a força que tem??? Tem tanto político aí precisando de um impetchmam também!!!

  • Avatar
    02/04/2011 11:08:45nayara fernandesAnônimo

    nao sei porque essa besteira, entao vao ter que acabar com os rodeios tambem. cavalos e bois sao treinados para este tipo de atividades, nos rodeios tambem os bois sao treinados para derrubar o ginete, ou vcs acham k eles ja nascem assim; eu fui criada em um ambiente de vaquejada sou vaqueira mirim e sei muito bem. agora vai la e acaba com a diversao dos paulistas tambem pra ve se eles nao vao ficar uma arara tambem. esta e minha opiniao

  • Avatar
    19/09/2009 11:29:35Francisco Edivan Caldas de OliveiraAnônimo

    A vaquejada é um esporte genuinamente Nordestina, talves, por isso tenha uma certo preconceito nas Regiões Sudeste e Sul. Mas a exemplo dos rodeios, os animais cavalos e bois, são tratados como verdadeiros campeões, com treinamento e alimentação especial. Dai porque não vejo nenhum mal trato com esses animais, pois são criados para o esporte. E lamentavel, que um esporte tão competitivo e que atrae multidões seja proibido. Só pra concluir, será que a justiça também acabara com os rodeios?

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.