SRZD


14/09/2009 13h47

Conferência Internacional debate reflexos atuais da Teoria de Darwin
Redação SRZD

O British Council realiza, a partir do próximo dia 20 até o dia 23, o Darwin Now, que mostra o impacto do extraordinário legado de Charles Darwin no século 21. A programação é mundial e, no Brasil, a embarcação Tocorimé Pamatojari recebe a Conferência Internacional Darwin e a Aventura, em Paraty. Durante o evento, 20 cientistas nacionais e internacionais estudarão a bordo do Tocorimé, abordando biologia e ações educativas.

O Tocorimé Pamatojari é, em si, uma atração, já que é a maior embarcação histórica de madeira do Brasil, com 120 pés. Ele foi construído manualmente, por seis anos, na Amazônia. Estudantes de escolas locais poderão participar da conferência com perguntas para astronautas da Estação Espacial da NASA, que documentarão o ecossistema navegado pelo Tocorimé, por meio de fotos por satélite.
 
O objetivo principal do evento, que acontece em vários países, é discutir como a Teoria da Evolução de Darwin continua a influenciar a biologia e outros ramos da ciência. No encontro, será lançada a Expedição Tocorimé - Na Trilha de Darwin, que deve sair em junho de 2010, partindo de Fernando de Noronha a Galápagos, parando em 15 portos da América do Sul.
 
Os alunos participantes saberão como funciona o DNA Barcoding, que consiste em um sistema de identificação de espécies baseado em DNA. Cerca de 150 instituições de 45 países estão envolvidas nas pesquisas.

A organização do evento é do National Oceanography Center, com realização do Tocorimé Pamatojari e The HMS Beagle Trust e patrocínio do British Council. O apoio é da Prefeitura Municipal de Paraty, Secretaria de Turismo, Secretaria de Educação, do Paraty Convention Bureau, Eco-Paraty, Paraty in Foco, Paraty Web e Instituto Sangari.


Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.