SRZD


18/09/2009 07h22

Laíla diz que safra de sambas da Beija-Flor é uma das melhores do Rio
Carolina Grimião

Foto: Carolina Grimião A disputa de samba na Beija-Flor começa a apertar. Na noite dessa quinta-feira, a azul e branca de Nilópolis eliminou três obras concorrentes. A escola segue com oito parcerias na disputa, que na próxima semana vai diminuir para cinco, já que mais três sambas serão cortados. Dessa vez, as parcerias eliminadas foram de Alexandre Valle, Humberto, Jarbas, Eliseu e Queiroz; Rogerio Damata, Sergio Tonelada, Paulo Lotar, Isaias Roxinol, Bené da Pompéia e Theo C. Neto; e Cláudio Vagareza, Lollo e Binho da Paz.

Segundo Laíla, diretor de carnaval da escola, a safra de sambas foi bastante satisfatória: - Acho que temos uma das melhores safras do Rio de Janeiro. Temos quatro grandes sambas, mas os outros também são de muita qualidade - afirmou. Ele ainda disse que um samba da Beija-Flor: "tem que ter uma grande melodia".

Enquanto Laíla analisa mais a parte melódica dos sambas, Alexandre Louzada se prende mais na letra: - Temos que facilitar a visão do desfile para o público e os jurados. O samba tem que traduzir o desfile - conta o carnavalesco.

Sambas de Brasília

A escola de Nilópolis abriu inscrições para compositores de Brasília, enredo da agremiação. - Foi muito interessante esse intercâmbio. Eles fizeram sambas tão bons quanto os daqui do Rio. Ouvimos dezesseis e trouxemos quatro - explica Bira, membro da comissão de carnaval.

Fran Sérgio disse que a disputa ficou ainda mais concorrida. - Temos sambas com melodias diferenciadas e bonitas. Com certeza, temos a melhor safra dos últimos três anos.


Comentários
  • Avatar
    11/11/2009 04:53:27AnísioMembro SRZD desde 22/09/2009

    Clóvis, longe de mim a intenção de ser julgador de qualquer quesito. Por outro lado, fosse eu possuidor de algum poder junto a escola, com certeza tentaria impedir a aceitação deste enredo. Brasília não dá samba cara!!! Forte abraço.

  • Avatar
    28/09/2009 21:54:18DanielMembro SRZD desde 19/07/2009

    Tá bom! Não vou nem dormir hoje, de tanta preocupação.

  • Avatar
    28/09/2009 05:17:32Rodrigo DarlanMembro SRZD desde 24/06/2009

    Daniel, escreve o que estou te dizendo: Nós vamos CARIOCAR o carnaval do Rio de Janeiro!!! E vamos botar o Império na ponta sim e a simpatia e a alegria , a versatilidade e felicidade do carioca vai reinar novamente na avenida desde o primeiro minuto até o último. Chega de desfiles massantes, pesados e incapazes de Segurar platéia. Outra coisa: escola para parear com MANGUEIRA é PORTELA. A Beija pode estar podre de rica mas o que impera nas arquibancadas é um público com cara de quem está diante de um prato de chuchu. Não me faça eu pegar vídeos para te mostrar isto. Verás que a Pobre Império Serrano- E A MAIS CARIOCA ENTRE TODAS- levantou bem mais do que a segunda colocada. Você acha que é justo a cidade de Nilópolis não colaborar com nada? Pois vamos mostrar por lei que não só é justo como é obrigada!!!! Vais cobrar sim, neguinho da B.F, mas não da prefeitura do Rio e sim de Nilópolis e se Nilópolis é beneficiada pela Marquês de Sapucai, e não venha vc bancar o SONSO de negar, há de arcar com alguns repasses DE VERBAS para usufruir do espaço e publicidade. Dizer que não é obrigado: Ã? FALTA DE CARÃ?TER!!! O POVO CARIOCA NÃ?O Ã? OBRIGADO A BANCAR NILÃ?POLIS E NEM PRECISA DELA PRA NADA!!! NÃ?S VAMOS CARIOCAR O CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO E ACABARÁ O FATOR MASSANTE, DESAGRADÁVEL, TRISTE , PESADO E vamos transformar o sofisticado prato de chuchu da Índia numa maravilhosa feijoada carioca. Dou a cara a tapa: verdadeiras escolas de samba seguram o público até por mais seis horas por dia. Foi assim quando as escolas eram quase todas cariocas e assim será!!! Voc~e vai constatar isto.

  • Avatar
    27/09/2009 22:24:29DanielMembro SRZD desde 19/07/2009

    Amigos Nilopolitanos e Beija-flor de coração. Conclamo-vos à ignorar comentários escritos por indivíduos, dúbios, indefectíveis, em devaneio e que vivem em um mundo de utopia à realidade dos tempos atuais. Sejamos cultos, estabelecendo um diálogo de conformidade ao senso comum, crítico e sensato. Amo a comunidade "beija-flor" e os abraço com toda a minha alegria de ser, de pertencer e de viver, para amar esta magnífica Escola de Samba.

  • Avatar
    26/09/2009 19:54:56Rodrigo DarlanMembro SRZD desde 24/06/2009

    Meu amigo, eu não posso fazer nada. Isto que lhe digo vai dar problema sério. Ã? só aguardar. Há tempos pessoas como o Joâzinho Trinta - se eu não me engano ainda na Beija flor, D. Neuma e outros grandes nomes de Mangueira e personalidades de outras escolas de samba defendiam um dia certo para os desfiles em função da retomada do carnaval de Rua do Rio de Janeiro , onde elas - as escolas de samba- também fariam parte da folia. Não com os desfiles propriamente ditos, mas levando arrastão de pessoas para sambarem os seus já escolhidos sambas por toda a cidade durante os quatro dia de festa. A data seria em Março ou janeiro. O que posso fazer se quem criou a situação foi a liesa: cortaram por demais o nº de escolas de samba que já chegaram a ser dezoito. Agora a festa é massante, ninguém fica até o final, Tem que colocar Mangueira e Beija ´como sendo as últimas a desfilarem se não o público pula fora e quem disse que PULA FORA NÃ?O SOU EU, Ã? A PRÃ?PRIA LIESA AO JUSTIFICAR A MEDIDA. São muito melhores , mais ricas sim, mas NÃ?O SEGURAM PÃ?BLICO. Não possuem a simpatia, o respeito , a história , o carinho , a importância de um Império Serrano, daí a INDIFERENÃ?A, O POUCO CASO DA PLATÃ?IA, DOS TURISTAS, DOS CARIOCAS. A necessidade de cativar público com artistas globais e apostar numa coisa que quem é CARIOCA sabe que para o povo do Rio de Janeiro são pessoas como eu e como você, não causando grande impacto a não ser na platéia advinda de outras cidades. ILHA, IMPÃ?RIO, ESTÃ?CIO... cativam bem mais e são atrativas por si só. TEM MAIS APELO POPULAR. nÃ?O ESTOU DIZENDO QUE ESTAS SÃ?O MELHORES que as de fora. De jeito algum. Estou dizendo que as que são daqui , mesmo ruizinhas como vc afirma que estão, devem ficar aqui e as de outros lugares em seus respectivos lugares ou então aumenta o nº de escolas de samba de modo que as escolas de samba de fora não seja a MAIORIA. porque, meu caro, é problema na certa! AGUARDE!!!

  • Avatar
    25/09/2009 20:23:04George RighettiMembro SRZD desde 29/06/2009

    Eu nunca vi uma pessoa escrever tanta besteira como esse tal de Rodrigo Darlan... Ele fala das melhores escolas do Rio de Janeiro com uma grande magoa,inveja e preconceito ...Mostrando nitidamente que torce pela Estácio ou pelo Império que em minha opinião e de varias pessoas que são escolas maravilhosas mais infelizmente não tem feito bons desfiles nos últimos anos .E por isso estão no grupo de acesso.A Beija-Flor foi escolhida por unanimidade por todos os dirigentes do carnaval do Rio de Janeiro e pela Liesa.Como a única escola a ser comparada em termos de popularidade com a nossa querida Mangueira. E é por isso que a Beija-Flor de Nilópolis vai terminar o primeiro dia dos desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro... Poxa, meu grande e querido Rodrigo Darlan. Procure ser menos ressentido nas suas palavras. Nos desfiles das Escolas de Samba sempre houveram disputas, mesmo nos primórdios que só a Mangueira e a Portela eram campeãs ...Mais as coisas evoluem e a evolução depende de abrir espaço para outros mostrarem as suas idéias.Esse é o verdadeiro pensamento de um sambista carioca.E você que diz ser um ótimo carioca...Já deveria ter assimilado isso.Um grande abraço meu querido Darlan.

  • Avatar
    25/09/2009 00:36:16Rodrigo DarlanMembro SRZD desde 24/06/2009

    Querido Clovis, Não fui tão definitivo assim quanto á Beija desfilar em Nilópolis. Por mim, que vá!!! Não falei mal. Disse apenas da importância sem tamanho de escolas comO Ímpério e Estácio. Apenas estou revindicando que ao menos estas cidades arquem também com a festa já que se beneficiam em detrimento das comunidades cariocas. QUAnto ás escolas de samba do Rio, revindicarem seu STATUS, nada mais do que justo, pois até então , quem banca a festa são os cariocas e não só financeiramente não, pois as escolas de samba trazem algumas consequências para o Rio: entre elas: O CARNAVAL DE RUA DA CIDADE MARAVILHOSA. O discurso já estava quente em relação ao privilégio que as Escolas de Samba tém em detrimento de um verdadeiro carnaval popular carioca. Pergunte para os jornalistas que você tanto confia aqui do site. Se eles não são daqueles que vivem entre tantas antenas e na verdade não são nada antenados, não saberão te dizer. Caso contrário, vão te dizer que existe um movimento anti-escolas de samba em defesa do carnaval de Rua do Rio que cresce cada vez mais sem nenhuma estrutura digna devido á atenção dada a escolas como MANGUEIRA, SALGUEIRO, PORTELA, IMPÃ?RIO, ILHA, ESTÁCIO... Imagina ao ficar evidente que o Prefeito privilegia outras comunidades, prejudicando a manifestação popular carioca POR EXELÃ?NCiA. OU SEJA, em função de Escolas de Nilópolis, Nova Iguaçu, Duque de caxias, Niterói, São gonçalo. (E OLHA QUE A BRIGA QUANDO começou estava em funçaõ de escolas da magnitude de MANGUEIRA E PORTELA). MEU AMIGO , UMA COISA Ã? CERTA: BASTA ESTAS COMUNIDADES DE GRANDE EXPRESSÃ?O DAREM UMA DURA NO CARA (prefeito), QUE AS GRANDES ESCOLAS DO RIO SE IMPOEM E GANHAM SEU ESPAÃ?O NOVAMENTE de ELITE. Revindicação justa. Foi Nilópolis que votou e votará nO eduardo paes? Não. ISTO Ã? COISA CERTA: Ã? SÃ? DAR UMA DURA E IMPÃ?RIO, ILHA, ESTÃ?CIO...estarão de volta. E ESTAREI EU LUTANDO EM FAVOR DELAS!!! mETEm A MÃ?O NO BOLSO

  • Avatar
    22/09/2009 11:55:42José Carlos OliveiraMembro SRZD desde 02/09/2009

    Ricardo, só corrindo um pequenino, mas não grave erro, são duas as grandes campeãs da era Sambódromo ( Liesa ) Imperatriz e Beija-Flor, dizem que o título de nossas escolas foram roubados, o que eu não concordo, além disso, concordo com que vc falou do tal do Rodrigo, mas o melhor é darmos desprezo a uma criatura tão insignificante que ao meu ver não entende bulhufas de Carnaval e que esta aqui somente para brincar, sem contar a grafia do cara, ignorante de carteirinha, vamos ver nossas escolas IMPERATRIZ E BEIJA_FLOR, lindas e brigando pelo título, o essa figura que não vale a pena citar o nome tem é medo!

  • Avatar
    22/09/2009 09:58:39Ricardo beloMembro SRZD desde 03/07/2009

    KKK, nem ia comentar nesse tópico mas não consegui me conter lendo os comentários desse anormal chamado rodrigo (babaca). Quando fizer o cadastro em algum site sério como esse, vc deveria colocar sua verdadeira data de nascimento, pois nem todos aceitam comentários de crianças. Tu és o chamado lixo do carnaval, ou melhor, o todo grandioso SAMBOSTA! Só entra em todos os tópicos para criticar as co-irmãs, sua escola está em decadência a anos e nem por isso eu vejo os amigos de Nilópolis denegrindo a imagem da sua escola. Que moral tem os mangueirenses p/ falar alguma coisa a respeito do Anísio??? Já se esqueceu da passagem p/ o tráfico na quadra??? Então grandioso SAMBOSTA, quando não tiver o que falar fique chupando o dedo ou o que vc achar melhor (rsrs) mas não entre p/ querer dizer A ou B sobre a escola que mais ganhou carnaval desde a era LIESA, a que desde 85 só ficou de fora do desfile das campeãs uma vez, da escola mais aguardada por todos que realmente entendem de samba (o que não é o seu caso SAMBOSTA), etc... Desculpe se alguem se sentiu ofendido com as palavras que escreví, mas não há como ler os comentários de um anormal que não sabe nem o que diz e não postar nada. Obs: SAMBOSTA, nesse site tbm tem matérias sobre a sua escola, então faça um favor para nós e para sí mesmo, vá postar seus comentários lá, pois vc já foi esculaxado o bastante aqui.

  • Avatar
    22/09/2009 02:51:08Anisio Pinheiro NetoMembro SRZD desde 22/09/2009

    Discordo do Sr. Laíla!!! Os sambas da Beija-Flor para 2010 são péssimos... em gênero, número e grau. Os sambas que escolheram em Brasília piores ainda e por obra do Divino Espírito Santo não chegarão à final. Escolheram um enredo que não dá samba e eu acreditava que os compositores (do Rio) tirariam água de pedra e, apesar de grandes esforços, nem lampejos de uma mediana composição conseguiram. Comparados à história da Beija-Flor e a sua característica de sambas empolgantes (tanto em letra como em melodia), na minha humilde opinião para 2010 já entram na avenida perdendo pontos importantes devido ao samba que apresentará. Digo isso porque ouvi uma dezena de vezes a todos eles e a cada repetição a minha decepção era maior. O que resta de esperança é o fator avenida, quando milagrosamente sambas medíocres crescem inexplicavelmente ou derrubam a escola em definitivo logo no início de desfile. Caíram em conversa de político e se deram mal... muito mal.

  • Avatar
    22/09/2009 01:15:14Rodrigo DarlanMembro SRZD desde 24/06/2009

    (CONTINUAÃ?Ã?O) Já que tais municípios querem ver suas comunidades na Sapucaí a custa DAS DESGRAÃ?AS DO IMPÃ?RIO E ETC... tem que pagar e pagar CARO. BUFUNFA ALTA. Porque só O povo carioca a sustentar isto? SOU BARREIRISTA SIM. ESCOLAS CARIOCAS PARA O RIO DE JANEIRO E AS NILOPOLITANAS PARA NILÃ?POLIS E ZEFINI. Sou muito mais um Império Serrano pobre que uma Grande RIO vestida de pedras preciosas. RIO PARA OS CARIOCAS!!! Quer curtir a sua Beija? O que lhe impede de vÃ?-la desfilar em Nilópolis? Quem ama vai até ao inferno, meu caro!!!

  • Avatar
    22/09/2009 00:21:54Rodrigo DarlanMembro SRZD desde 24/06/2009

    Fanfarrão nada Clovis. Estou falando sério. ...mas concordo com o seu ponto de vista. Ã? inegável que ela colaborou para que algumas mudanças ocorressem... Quem banca esta festa em termos de estrutura é a cidade do Rio de janeiro e conheço Escolas de Samba com "E" maiúsculo que são relíquias de nossa história serem relagadas a segundo plano em funçaõ de escolas não cariocas que não possuem fundamento de Escola de Samba. São blocos carnavalescos. Ver Beija, Grande Rio, a Porto da Pedra, a Viradouro tirarem a vaga de escolas de samba super-cariocas e de importância sem igual na história do samba tal como Império, Ilha, Estácio de Sá...é algo inadmissível. Esta maravilhosa Império Serrano é algo que era pra ser da magnitude e importãncia da Mangueira. Um projeto Social e cultural sem igual- Serrinha é ou era guardadora de culturas e ritmos que se não fosse ela estariam extintos. Esta escola perder vaga pra um instituição que acredita ser escola de samba tão somente fazendo estes desfiles tosco que nem folia é - pois elas mesmas fizeram e fazem questão de acabar com isto- é uma LÁSTIMA. E uma perda na qualidade de vida do povo carioca. O que a Prefeitura da cidade de Nilópolis entra com a produção da festa? Que eu saiba nada!!! Niterói? Também não. E as outras cidades também. Nós , cariocas temos que bancar estas comunidades em detrimento daS nossaS? Não é justo. MANGUEIRA, PORTELA, SALGUEIRO, IMPÃ?RIO, MOCIDADE, VILA ISABEL, ESTÃ?CIO e ILHA... tem que bater no peito e dizer: " SOU carioca pô, eu quero e EXIJO o meu crachá" Deverão ser INDECÍVEIS. Agora, chega estes bandidos, investeM na escola Unidos da ESPUPUIA da cidade do Escambau e por ter um bandido lhe enchendo de dinheiro desbanca uma PORTELA, UM SALGUEIRO, UM IMPÃ?RIO e o nosso carnaval fica sem estas preciosidades e o projeto original do que é de fato escola de Samba. Não !!! Não!!! Já que tais municípios querem ver suas comunidades na Sapucaí a custa DA

  • Avatar
    21/09/2009 18:09:56julio cesarMembro SRZD desde 15/09/2009

    nossa,tem gente que não tem o que fazer e aparece para falar um monte de besteiras.parabéns beija-flor pela excelente safra,já está defendendo seu quesito agora,tem escolas,que dizem ser de samba,que fazem manobras para escolher e escolhem mal.depois na avenida, com carnaval milionário, toma paulada na cabeça.Rodrigo?que pena

  • Avatar
    21/09/2009 02:44:40Rodrigo DarlanMembro SRZD desde 24/06/2009

    Pra começar Beija- Flor não é carioca. Ã? Nilopolitana. Ã? a melhor safra do estado do Rio de Janeiro, jamais da cidade Rio de Janeiro, mesmo porque não é daqui. Ã? visitante e veio para cagar com o espírito carioca da festa. O carnaval da Marquês de sapucaí tem que voltar a ser carioca. Esta é a grande questão. O espírito carioca, despojado, alegre, versátil, inteligente, descolado, estilo malandro da lapa e copacabana de ser. Estes sambas da BEIJA são bonitos sim, mas não se vê carioquismo neles. Vê-se uma coisa pesada, arrastada, formatada demais para o estilo carioca da gema. Ã? isto pessoal: é o CARIOCA que anda afastado, que não se reconhece nestes desfiles. Existe uma escola que só desfila praticamente paulistas. Nada contra. Mas a BEIJA-FLOR tem muito mais coisa de Paulista que de carioca. A BEIJA NÃ?O PODE DIZER: "_SOU CARIOCA PÃ? EU QUERO O MEU CRACHÁ!!!" O PESO, poDEM REPARAR, Ã? COISA DE PAULISTA. QUANTO MAIS PESADA , MELHOR UMA ESCOLA DE SÃ?O PAULO DESFILA. E ISTO Ã? FACILMENTE VERIFICÁVEL!!! O espírito verdadeiramente carioca é o avesso do peso, da formalidade, da previsibilidade, da falta de inovação e do apego á indumentária, sobretudo quando esta é demasiada e brega. VIVA AS ESCOLAS DE SAMBA CARIOCAS E SEJAM ELAS AS QUE DITAM AS REGRAS DE UM VERDADEIRO CARNAVAL. A BEIJA chegou para detonar com o espírito carioca. FARIA eu uma regra: cada um no seu quadrado. O salto qualitativo de nosso carnaval seria enorme com esta medida!!!

  • Avatar
    20/09/2009 13:33:39Fábio ImperatrizMembro SRZD desde 07/04/2009

    Torço para o samba do TomTom e cia.

Comentar