SRZD


23/09/2009 21h11

Eugênio Leal: 'CD do Grupo Especial ao vivo é a melhor notícia do ano'
Eugênio Leal

Para quem gosta de samba-enredo e de curtir gravações bem feitas, a notícia de que o CD do Grupo Especial de 2010 será gravado "ao vivo" na Cidade do Samba é a melhor da temporada.
                                   
Eu, particularmente, já tinha desistido deste sonho. Não acalentava mais nenhuma esperança de que pudesse acontecer. Acreditava que a Gravasamba estava acomodada com o sistema adotado desde 1999 e não voltaria atrás. Graças a Deus, tudo muda neste mundo! Nossas reclamações foram ouvidas! Valeu encher o saco todo ano dizendo que o CD era "frio" (e realmente era).

Acredito que, diante desta notícia, tenhamos em 2010 o melhor CD do novo milênio. Não só pelo desenvolvimento tecnológico, mas também pela qualidade dos sambas. Repito: teremos, se tudo der certo, pelo menos três sambas inesquecíveis no Grupo Especial. 

Confio muito também no profissionalismo e na competência da equipe de produção. Um time que já fez discos como os de 85, 93, 94 e 95, sabe o caminho da pedras. Precisava apenas querer ir até lá. E agora quer! Estou ansioso! 

Preocupação


Já escrevi aqui sobre a questão da licitação. Não é um processo simples e a entrada do Tribunal de Contas explicita isso. Só que carnaval tem data para acontecer e muita coisa precisa ser feita até lá. Não é um evento simples.

Sou a favor da licitação, da transparência. Sempre cobrei isso aqui. Mas este processo está muito atrasado. Isso deveria estar acontecendo em maio, junho. Não em setembro, quase outubro. As escolas, que a esta altura, já deveriam estar começando os trabalhos de barracão, estão paradas.

Elas dependem da primeira parcela da subvenção e do início da venda de ingressos para dar andamento a  seus trabalhos. Mas até agora não têm nada. Não se pode planejar nem mesmo os ensaios técnicos porque ainda não conhecemos a vencedora da concorrência.

Ah, esses políticos!!!


Comentários
  • Avatar
    30/09/2009 10:32:53omarMembro SRZD desde 30/09/2009

    de fato para quem e ritimista e realmente gosta de samba como eu alegria e grande e quem sabe se futuramente tambem teremos rainhas de baterias que saibam sambar e representen de fatos suas comunidades lamentar tambem que ja temos escolas que ao enves de criarem escolinhas de mestre salas e porta bandeiras estao CONTRATANDO segundo casal que nem pontos ainda somam para agremiaçao

  • Avatar
    24/09/2009 11:33:14Julinho di OjuaraMembro SRZD desde 13/04/2009

    Pode parecer louvura, mas não acredito que o fato de ser gravado ao vivo, possa melhorar alguma coisa. O grande exmplo disto são os discos do Zeca Pagodinho como outros artistas, por exemplo, que gravados em estúdio já são excelentes e nem sempre os gravados ao vivo, reproduzem o mesmo sucesso. A falta de criatividade e o pouco tempo (tempo em estúdio é sininimo de dinheiro, muito dinheiro) é que vem enfraquecendo os discoas, isso tudo claro aliado a obras de baixa qualidade, que por sua vez são frutos da pasteurização do samba de enredo. Como algo mais moderno e hoje com equipamentos de nível altissímos basta ver as gravações apresentadas e o desempenho de laguns sambas nas quadras, pode ser que tenhamos um bom resultado, mas por enquanto é só expectativa e não garantia.

  • Avatar
    24/09/2009 09:33:35alberto jorge da rocha pereira rodriguesMembro SRZD desde 07/04/2009

    valeu valeu agora sim o cd vai ter outra visao no mercado ele vai sair da friesa vai entrar no clima do carnaval o verdadeiro sambista gosta sempre de inovação, com essa gravação vamos ter a dimensão dos sambas de como eles serão na sapucai

  • Avatar
    24/09/2009 09:33:32alberto jorge da rocha pereira rodriguesMembro SRZD desde 07/04/2009

    valeu valeu agora sim o cd vai ter outra visao no mercado ele vai sair da friesa vai entrar no clima do carnaval o verdadeiro sambista gosta sempre de inovação, com essa gravação vamos ter a dimensão dos sambas de como eles serão na sapucai

  • Avatar
    23/09/2009 21:50:40Fábio ImperatrizMembro SRZD desde 07/04/2009

    Concordo plenamente contigo. Vibrei muito com esta notícia. O CD das escolas de sambas não atraia o público jovem que não gosta de samba, verdade seja dita. E até mesmo o sambista se sentia insatisfeito, como eu. Espero não estarmos festejando demais, mas gostaria muito de ouvir gravações tipo 93 e 94, putz! Show!!!

Comentar