SRZD



Sidney Rezende

Sidney Rezende

ATUALIDADE. Jornalista, diretor do SRZD e um dos profissionais mais inovadores do país.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



24/09/2009 22h07

Censura a Comercial
Sidney Rezende

Uma das mais divertidas peças publicitárias da TV brasileira, a da havaianas, foi censurada, e está banida da telinha.

Tenho simpatia pelo trabalho desempenhado pelo Conar, Conselho Nacional de Auto-Regulamentação. Um órgão que presta serviço relevante à propaganda brasileira.  Sua competência age com a sábia antecipação que funciona como vacina contra eventuais interferências de terceiros. Conar corrige excessos.

O Conar, no entanto, não pode ser manobra de gente que prega a censura. Discordo completamente das reclamações de telespectadores e, por consequência, a abertura de um processo no Conselho que regulamenta a publicidade que pede a retirada do comercial.

Na propaganda, uma senhora sugere à neta que faça sexo com Cauã Reymond. Li aqui no SRZD que a atriz Lúcia Berta, de 84 anos, ficou surpresa com a decisão. "As pessoas estão desatualizadas. Sexo está na boca de todo mundo, como bala na boca de criança", disse.

Bem, o que querem pessoas que se sentem ofendidas com uma propaganda divertida, simpática e suave como essa? Elas querem perpetuar o comportamento infantilizado do brasileiro.O Brasil está amadurecendo. E rápido. Essa turma conservadora está caindo de maduro do galho.

Na era da internet, o que não necessitamos é de gente reacionária que não compreende que já vivemos um novo tempo.


Comentários
  • Avatar
    19/10/2012 14:07:07Eduardo T dos SantosAnônimo

    Viver um novo tempo nao quer dizer que se pode entrar na casa dos outro em qualquer momento e agredir ou mesmo derrubar todos os conceitos de educaçao que muitos pais se empenham para dar aos seus filhos.Eu por exemplo estava com minha filha de 10 anos no horario de almoço, quando entrou na tv o comercial da Marisa, em que uma garota e despida pelo seu namorado e jogada na cama. Apos ser questionado pela minha filha tive que dar meu jeito para explicar e nao tinha nenhuma "atriz" postulante ao cargo de Dercy Gonçalves com seu discurso hipocrita e demagogo aqui para ajudar. (Graças a Deus)

  • Avatar
    11/10/2012 15:50:54Sheila R MarcondesAnônimo

    Ontem dia 10.10., no intervalo do filme infantil A fuga das Galinhas, levei um susto com o comercial da Lojas Marisa. A moça tirava a roupa em vários momentos beijava e agarrava o namorado, com trajes íntimos. a cena não era para esse horário, quando nossos filhos estão assistindo um programa infantil. Para que órgão devo ligar para reclamar?

  • Avatar
    07/10/2009 18:00:53CarlosAnônimo

    Os militantes gays também censuraram um comercial do Doritos, em que aparecia um garoto dançando 'YMCA', do Village People. Uma ONG gayzista reclamou com o CONAR e ele imediatamente censurou o comercial, porque desagradava a alguns ativistas homossexuais reclamões.

  • Avatar
    01/10/2009 16:14:44lOC MELOAnônimo

    FERNANDÃ?O Ã? LOC, LOC, LOC, LOC MELO

  • Avatar
    01/10/2009 16:10:23SININTROAnônimo

    TÁ POR DENTRO DO QUE Ã? SER TARADO HEIN FERNANDÃ?O...SEI NÃ?O HEIN!!!

  • Avatar
    01/10/2009 15:29:28FernandãoAnônimo

    Otário só existe pra atrasar. Tira onda que não é casca, mais quando rola um a parada são o terror. Normalmente é pedófilo, estuprador, tarado, doidão geral. Tenho um pareceiro que diz que o pior não é fazer, o pior é gente pensar e esconder, fingir, que não quer, querendo...Ligou? Sinistra essa parada de censura.

  • Avatar
    01/10/2009 12:25:01NiteróiAnônimo

    Olha quem tá reclamando de reacionário!!??. Parece que tá querendo um carinho, não me acho bonito, mas não sou tão mau com as mulheres, sou até bem afável, GATINHA

  • Avatar
    01/10/2009 12:23:58NiteróiAnônimo

    Olha quem tá reclamando de reacionário!!??. Parece tá querendo um carinho, não me acho bonito, mas não sou tão mau com as mulheres, sou até bem afável, GATINHA!!!.

  • Avatar
    30/09/2009 19:35:57celiaAnônimo

    Bem disse o Sidney: "Na era da internet, o que não necessitamos é de gente reacionária que não compreende que já vivemos um novo tempo."

  • Avatar
    30/09/2009 07:20:13NiteróiAnônimo

    Tem que sensurar sim, isso é uma pouca vergonha. Essa senhora tinha era que ir pra "cadeira de balanço" e não falar besteira na TV, se fosse minha avó...abaixo a união das mulheres que so sabem lavar panelas.

  • Avatar
    29/09/2009 19:18:01celiaAnônimo

    Concordo com o comentário abaixo, até certo ponto. No que tange o comercial, é necessário frisar que aquilo apenas é uma peça publicitária que explorou o humor, visto que a frase proferida por uma velhinha junto a neta deu um ar leve e descolado! Ali não se fez apologia ao sexo. Foi uma forma de mostrar que houve um choque de gerações, pois quando a mocinha diz que a avó estava ultrapassada por não entender as mudanças, já que antigamente era cafona usar sandálias havaianas e hoje não, a avó deu "o troco" ao falar abertamente sobre paquerar um rapaz visando aosexo e não ao casamento! Eu entendi a propaganda como um "toma lá da cá" de uma com outra. Vocês lembram da propaganda dos velhinhos jogando sinuca e que eles falavam tudo com rimas sobre usar camisinha na 3ª idade? Ali ninguém se chocou. Será que é porque foi dita por homens? Eu sinceramente, não vi promiscuidade nesse comercial das havaianas! Ã? isso aí, Camila, abaixo a censura!

  • Avatar
    29/09/2009 16:31:37Faça sexo com amor, respeito e responsabilidade!Membro SRZD desde 30/09/2009

    (Continuando...) A mensagem â??faça sexoâ? não é moderna nem necessária. Moderna e necessária é - faça sexo, sim, amorosa e responsavelmente. Lembre-se: a boca precisa de muitos cuidados; útero e próstata são órgãos extremamente delicados. O ânus muito mais ainda. Portanto, seja moderno(a): cuide-se!

  • Avatar
    29/09/2009 16:28:28Faça amor com respeito e responsabilidadeMembro SRZD desde 30/09/2009

    Apesar da discussão que li, vou dar minha opinião. Penso que sobre sexo não existe uma visão mais atual ou mais retrógrada. Sexo não é ato que possa ser praticado de forma irresponsável, porque não apenas fonte de prazer. Em verdade, só há verdadeiro prazer quando existe entre os amantes verdadeiro amor e respeito. O sexo gratuito - sem amor, â??por esporteâ? (o sexo pelo sexo) - ou pago - sem sentimento, por profissão, são - ambos - praticados sem respeito - por si mesmo e pelo outro. A promiscuidade no sexo não é â??pecado contra a religiãoâ?, â??transgressão contra Deusâ?, mas falta de cuidado com a própria saúde e a alheia. Da promiscuidade sexual advém, pelo menos, 36 tipos de doenças sexualmente transmissíveis. http://www.aids.gov.br /data/Pages/LUMIS5DE08DEAPTBRIE.htm Tod as essas DSTs trazem não só prejuízo físico como social e financeiro. Muitas pessoas já morreram precocemente em virtude dessas doenças durante os séculos, muitas se tornaram impedidas de procriar ou tiveram filhos doentes, frágeis (com pneumonia, feridas no corpo, cegueira, dentes deformados, problemas ósseos, surdez ou retardamento, como no caso da sífilis congênita). http://www.aids.gov.br/data/Pages/LUMISE CA0FC27PTBRIE.htm Ã? por isso que aconselhar a â??ter sexoâ? não é â??bacaninhaâ?, â??moderninhoâ?, porque estimula a um comportamento irresponsável que leva a consequências que - a maioria dos que praticam sexo irrefletidamente, jamais vislumbraram, jamais foram levados a conhecer antes da primeira relação sexual. Ã? claro que muitos outros comerciais enviam mensagens subliminares e explícitas de que o verdadeiro prazer está no perigoso, no proibido, e que a liberdade está na irreverência, no desrespeito para com tudo e todos. Mas na hora das dores, da perda irreversível da saúde, esses aconselhadores, esses doutrinadores não estão ao lado do doente para dividir com ele a dor e os gastos com a doença. A mensagem â??faça sexoâ?

  • Avatar
    29/09/2009 13:23:47NiteróiAnônimo

    Depois não enche o saco do Sidney!!!

  • Avatar
    29/09/2009 13:20:29NiteróiAnônimo

    Quer uns carinhos também camela. Eu tô na minha, mas se me cutucar eu sou pior do que esse tal de amauri. Pensei que o pedido do Sidney estivesse sido atendido. Tô vendo a nova situação que vocês mulheres estão. Aperta um pouco abrem logo o berreiro, pedem logo arrego.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.