SRZD


12/06/2007 00h00

Desordem urbana afasta turistas do Rio
Da Redação

A presidente da 'CPI da Desordem Urbanaâ?, vereadora Aspásia Camargo (PV), afirmou nesta segunda-feira que a Câmara Municipal está convencida de que a insegurança nos principais pontos turísticos do Rio afasta os turistas. A declaração foi dada após o depoimento da diretora geral da companhia 'Caminho Aéreo do Pão de Açúcarâ?, Maria Ercília de Leite Castro.

'Temos certeza, mesmo sendo uma devota da municipalização, de que as autoridades municipais não estão fazendo o seu papel no combate às irregularidades relacionadas com a desordem urbana, o que é lamentável e muito negativo para a imagem da cidade", disse Aspásia.

Em depoimento à CPI, Maria Ercília disse que o principal entrave no desenvolvimento do turismo na cidade está relacionado à sensação de insegurança decorrente da 'divulgação maciça de notícias sobre os níveis crescentes de violênciaâ?. Ela explicou aos membros da CPI que nos últimos 15 anos, os problemas relacionados à desordem na estação dos bondes da Praia Vermelha aumentaram. A causa seria a saída da segurança do Exército daquele local, sob a alegação de que a defesa dos bairros cabe à prefeitura.

'Essa medida trouxe como resultado a implantação de um serviço de transporte paralelo no local, o transporte 'bandalha', que desvia os turistas com informações falsas e negativas sobre a qualidade dos serviços da companhiaâ?, disse. Maria Ercília afirmou aidna que o turista é informado de que no Rio, ele corre o risco de receber informações falsas para ser vítima de extorsão, o que o afastaria do destino.


Comentários
  • Avatar
    02/05/2010 15:19:06M.Helena C.Brito PereiraAnônimo

    Não é sensação de insegurança mas, a propria!!! Meu filho trabalha na Lapa, de dia e, já perdeu a conta das vezes em que foi abordado para assalto sendo que, o horror da frequência alí, é de espantar qualquer desavisado.O fedor na área também é insuportável; há prostitutas, bebados pivetes e no dia em que lá fui, parou 1 micro ônibus e levou 1 bocado daquela pobre gente. Eu gostaria de saber se em algo acontecendo conosco, a prefeitura responsabilizar-se-á ?O medo e o nojo são compamheiros de quem lá é obrigado a estar por força de necessidade. Será que nem pelo interesse de arrecadação do turismo, as autoridades cumprem sua obrigação de cuidar de locais tais como a ex bela Lapa ??? Grata

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.