SRZD


04/10/2009 17h11

A libertação do samba-enredo
Eugênio Leal

Meu editor Alberto João me pede para escrever sobre a vitória de Martinho. Já disse há algumas semanas que o samba é maravilhoso. Martinho disse que fez um samba pra emocionar e não para "empolgar". Esta é a maior vitória deste samba. Este sistema viciado de disputas costuma privilegiar o samba que "passa bem" na quadra. Passar bem quer dizer "animar" a torcida normalmente comprada. Não se leva em consideração o refinamento poético ou a criatividade melódica. As pessoas olham que samba é cantado mais alto e leva maior número de bandeiras.
 
Espero com sinceridade que este lindo samba de Martinho ajude a abrir os olhos dos nossos dirigentes que tantas e tantas vezes erram na escolha de seus hinos. Espero, do fundo do coração, que ele prove na avenida que ainda é possível desfilar com um samba diferente, original e refinado. Escola de samba não é "pula-pula" nem coreografia. Escola de samba precisa de emoção. E isso só os sambas autênticos feitos com a verdadeira arte da criação possibilitam. Chega de fórmulas, chega de resumos de sinopses, chega de politicagens.
 
É verdade que um samba como este só foi escolhido por ter a assinatura de Martinho. Que sorte a da Vila de ter um nome como o dele para bancar. Que sorte do carnaval de possuir alguém com um respeito tão grande ainda querendo participar das escolas de samba. Martinho não precisa disso. O carnaval ganha mais com ele do que o inverso. O carnaval ganha a chance de desviar a rota dos sambas de enredo padronizados que caminhavam para o fundo do poço.
 
Torço demais pelo sucesso deste samba para que ele abra caminhos a outros compositores sem tanto nome quanto Martinho, mas também talentosos. Que eles possam ousar, criar, buscar caminhos diferentes: fazer arte! Que ele seja a libertação do samba de enredo!!!


Comentários
  • Avatar
    09/10/2009 16:38:57ney rorizMembro SRZD desde 27/08/2009

    FALO GENERICAMENTE SEM ENTRAR NO MÃ?RITO DESTE SAMBA DA VILA MAS : Para mim quem mais se preocupa em escolher bom pessoal de carnaval é o presidente e quem mais sabe e deve ser responsável pela escolha do melhor samba é a comissão de carnaval ( carnavalesco + harmonia + diretor de carnaval e desfile ) ... Galeras , mais cantado , mais cerveja , compositor famoso , samba para cima ... tudo pesa !Mas quem tem que escolher tem o direito de usar seu critério independente de torcidas e principalmente sem dar papo para compositor que só pensa na sua própria obra . QUASE TODOS OS COMPOSITORES ATUAIS SE ENQUADRAM NO QUE ESTOU FALANDO mas há jovens e antigos que são pelo melhor pela escola e olham o todo e não só a trilha sonora desta obra gigantesca que tem um autor inicial no projeto ( o carnavalesco ) mas além disso é obra de muitos artistas , do povo desfilante e de muitos artistas ocultos , além dos compositores musicais , que além de colaborarem para o desfile conseguem quando bons marcar o futuro da memória da escola ...mas quem sabe o melhor para a obra como um todo é o profissional ou profissionais escolhidos pelos presidentes leigos para criar e dirigir o carnaval .Medir torcidas , medir animação , galera e cervejal é opcional , o responsável mede ou não mede ele é quem sabe o quanto pesa agradar às turmas estas ou aquelas facciosas ..... pesa tudo ao seu modo inclusive as artes dos outros que se unem à obra mãe , o enredo com seu carnaval projetado para aquela escola , dentro de objetivos do artista chefe . Assim é em qualquer obra ou espetáculo , o resto é palpite e dor de cotovelo .

  • Avatar
    09/10/2009 16:17:55ney rorizMembro SRZD desde 27/08/2009

    FORA DO MÃ?RITO = abandono os pontos focados em debate e os instantâneos desta quadra ou daquela torcida , desejos de um grupo de competidores , vontades de um dono de escola , galera comprada , galera de puxa-sacos , facções de amiginhos , grupelhos de torcidas , conservadores cegos , modernistas copistas da moda ... deixo de lado o grande Martinho e os pequenos comcompositores , deixo fora de meu texto a grande Vila e pequenas escolinhas reféns de turminhas egoístas de concorrentes copiositores . FALO GENERICAMENTE SEM ENTRAR NO MÃ?RITO DESTE QUADRO = O samba tem que ser sambável e passar emoção máxima a todos e se for possível pode empolgar os que gostam de pular e ou marchar . O melhor samba para o desfile não pode ser definido por galeras nem por dirigente ou componente da quadra ou de fora , quem sabe o melhor para a obra complexa do carnaval e seu desfile é quem cria e planeja tudo da semente , do cerne , da raiz , embrião para fora . Presidente escolhe o pessoal de carnaval na sorte ou por ouvir falar pois poucos presidentes de escola entendem de samba . Os piores indivíduos para escolher sambas para um carnaval são os compositores e principalmente os concorrentes sectários e facciosos egoístas . A maioria está hoje nas escolas contra a escola no que tange ao melhor para a escola pois querem mais oportunidade para os compositores e máxima benevolência para com a obra do seu escritório . Os antigos de estilos variados e bons de outrora sofrem com o modernismo copista e os novatos ficam irados se suas cópias miscelâneas forjadas nas mesmices de hoje são de alguma forma preteridas ou pelos poderes plutocráticos ou demagógicos populistas . Povão galerento forja vitória ou poder da grana resolve as vezes apoiar um samba do passado que nos moldes de galeras de mercenários ou mercadológicos das quadras de hoje seriam derrotado e assim o tradicional vence ? . Para mim quem mais se preocupa em escolher bom pessoal de carn

  • Avatar
    09/10/2009 15:49:17fubaMembro SRZD desde 11/08/2009

    tEM UM MOTÃ?O GENTE QUE NÃ?O ENTENDE NADA DE SAMBA DANDO PALPITE. qUERIA VER SE ESSE SAMBA FOSSE DO JOÃ?O DAS COUVES SE TERIA ESSE APARATO TODO. BANDO DE HIPOCRITAS OUÃ?AM PRIMEIRO OS OUTROS SAMBAS PRA DIZER QUE ESTE Ã? O MLHOR.

  • Avatar
    06/10/2009 15:49:35Jota EmílioMembro SRZD desde 05/10/2009

    Isso aí, senhor Guerrero, samba é tradição, não renovação. Continuemos então com a quadra vazia. Chega dessa coisa de levar gente nova pra agremiação, afinal de contas, quem precisa de novos torcedores da escola. Vão para o salgueiro, Mangueira, Tijuca, que ficam perto, nas redondezas. Deixem a Vila em paz!!! Isso aqui só não está melhor, porque a galera mais velha da Vila ainda não aprendeu a usar a internet!!!

  • Avatar
    06/10/2009 10:57:55GuerreroMembro SRZD desde 28/09/2009

    A verdade é que o samba do Martinho é infinitamente superior aos concorrentes. Chega de sambas com torcidas que inflamam a quadra, porém nem da comunidade são. Todos lembram dos sambas do Martinho nas décadas de 70 e 80 e duvido que lembrem dos dois últimos sambas. Ainda querem falar em renovação. Samba é tradição. Viva Martinho!!!

  • Avatar
    05/10/2009 18:19:42José Américo VieiraMembro SRZD desde 18/09/2009

    Acho que a discussão principal deve ser: o samba é ou não é bom? O formato do samba deve ser discutido posteriormente. O samba é ótimo, apesar de muito ôôôôô na segunda parte, dizer que é obra-prima acho exagero. Quanto ao formato achei ótimo, pois, estava muita mesmice, os sambas muito parecidos parecia que existia uma cartilha. Ã? bem verdade que se esse samba não têm a assinatura do Martinho seria até ridicularizado, pois a mesmice cegou a muitos e só pelo formato as pessoas já saem cortando. Mas como é do Martinho tiveram que parar pra prestar a atenção.

  • Avatar
    05/10/2009 15:42:03FabioMembro SRZD desde 29/08/2009

    Lamentável o Martinho se dar ao desfrute de disputar uma eleição forjada para o presidente da escola vender cerveja e movimentar a quadra, coisa que o samba dele certamente não fará. Ã? muita carência de sucesso. Ano que vem só concorrerão ele o André Diniz. Vão tirar o samba de 2011 na purrinha...

  • Avatar
    05/10/2009 15:40:58FabioMembro SRZD desde 29/08/2009

    Lamentável o Martinho se dar ao desfrute de disputar uma eleição forjada para o presidente da escola vender cerveja e movimentar a quadra, coisa que o samba dele certamente não fará. Ã? muita carência de sucesso. Ano que vem só concorrerão ele o André Diniz. Vão tirar o samba de 2011 na purrinha...

  • Avatar
    05/10/2009 15:40:00Jota EmílioMembro SRZD desde 05/10/2009

    Sabe qual é o problema de os compositores saírem da mesmice e partirem para um samba do estilo que ganhou sábado? ELES SERÃ?O CORTADOS, POIS SERIAM TACHADOS DE MALUCOS. Quantos "bois com abóbora" pra gente dizer que a ala é fraca. Outra coisa, samba não é empolgação, é emoção, a maioria aqui concorda e defende este ponto de vista. Então os quesitos harmonia e evolução deveriam ser descartados do desfile, pois era somente necessário os componentes cantarem o samba, nao precisam sambar. E esta coisa de samba ser cantado nas esquinas, por favor, me digam onde eu encontro essa roda de samba que toca sambas da década de 2000, até mesmo 90. O senhor Carlos Nobre levantou uma ótima questão; esta dualidade entre a modernidade e evolução (ou involução) e o tradicionalismo. Espero que no ano que vem, caso haja algum compositor valente para fazer uma obra nos moldes "à la Martinho", seu samba chegue longe e vocês venham comentar aqui. Agora é abraçar o samba e ir com força pra avenida!

  • Avatar
    05/10/2009 15:39:28FabioMembro SRZD desde 29/08/2009

    Lamentável o Martinho se dar ao desfrute de disputar uma eleição forjada para o presidente da escola vender cerveja e movimentar a quadra, coisa que o samba dele certamente não fará. Ã? muita carência de sucesso. Ano que vem só concorrerão ele o André Diniz. Vão tirar o samba de 2011 na purrinha...

  • Avatar
    05/10/2009 15:34:23FabioMembro SRZD desde 29/08/2009

    <b>Em 5 pontos: 1º O samba do Martinho também segue sinopse. A diferença é que quem fez o samba também fez a sinopse. ....2º Como "chega de politicagem"? O que fez o samba vencer foi a politicagem. .....3º Se o samba do Martinho era desde sempre insuperável, por que se manteve a farsa do concurso? Só pra encher a quadra e vender cerveja? O belo samba-canção do Martinho não seria capaz de vender cerveja suficiente pra se pagar? ....4º Como alguém pode chamar de "inovador" uma composição feita há mais de 40 anos e proposta como samba de avenida? Se assim for vamos pegar os sambas de Chico Buarque, de Ivone Lara, de Beth Carvalho e colocar na avenida? Será original, inovador? .....5º O sistema de disputas das escolas só é "viciado" porque seus dirigentes gostam de eleger seus "compadres" pra vencer o samba e faturar um "extra" com isso. Se é "viciado", que se faça como na Beija Flor, onde o samba será eleito pela comunidade. Ou na Mangueira, onde a disputa foi democratizada, reduzindo a influência financeira dos participantes. Isso sim, sr. Eugenio Leal, é inovador!</b>

  • Avatar
    05/10/2009 15:31:30FabioMembro SRZD desde 29/08/2009

    Em 5 pontos: >>>1º O samba do Martinho também segue sinopse. A diferença é que quem fez o samba também fez a sinopse. >>>2º Como "chega de politicagem"? O que fez o samba vencer foi a politicagem. >>>3º Se o samba do Martinho era desde sempre insuperável, por que se manteve a farsa do concurso? Só pra encher a quadra e vender cerveja? O belo samba-canção do Martinho não seria capaz de vender cerveja suficiente pra se pagar? >>>4º Como alguém pode chamar de "inovador" uma composição feita há mais de 40 anos e proposta como samba de avenida? Se assim for vamos pegar os sambas de Chico Buarque, de Ivone Lara, de Beth Carvalho e colocar na avenida? Será original, inovador? >>>5º O sistema de disputas das escolas só é "viciado" porque seus dirigentes gostam de eleger seus "compadres" pra vencer o samba e faturar um "extra" com isso. Se é "viciado", que se faça como na Beija Flor, onde o samba será eleito pela comunidade. Ou na Mangueira, onde a disputa foi democratizada, reduzindo a influência financeira dos participantes. Isso sim, sr. Eugenio Leal, é inovador!

  • Avatar
    05/10/2009 15:06:34JOSÃ? ARAGÃ?OMembro SRZD desde 07/04/2009

    CONCORDO 100% COM O ANTENADO E COM A REPORTAGEM DO EUGENIO LEAL. POR QUE OS COMPOSITORES QUE DISPUTARAM COM O MARTINHO NÃ?O SAÍRAM DA MESMICE PRA VENCE-LO. QUEM GOSTA DO BOM SAMBA NÃ?O AGUENTA MAIS ESSES ULTIMOS SAMBAS ENREDO. PARABENS MARTINHO, VOCE MERECE.

  • Avatar
    05/10/2009 14:42:24paulo newtonMembro SRZD desde 07/04/2009

    como vc mmo disse, "... só passou pq tem a assinatura d martinho." daí ser "maravilhoso", é uma outra história! isso na avenida vai desandar q vai ser uma coisa d louco.

  • Avatar
    05/10/2009 14:05:38FabioMembro SRZD desde 11/08/2009

    Valeu Eugênio Leal! Disse tudo sobre esta importante vitória do samba do Martinho na Vila Isabel e que poderá representar no futuro para novas obras. Que venham novamente com toda a força compositores com samba de verdade e abaixo aqueles que acham que o samba-empolgação é o carnaval de hoje!!!! Me digam um samba nos tempos atuais que está guardado na memória dessas pessoas ? Que grande obra passou nestes últimos anos na avenida e que é cantado em verso e prosa pelas esquinas de nossa cidade ? NENHUM!!!! O samba de verdade estava perdendo sua essência e, pelo menos na Vila Isabel, isso foi resgatado neste ano do centenário de Noel Rosa. Viva a Vila Isabel!! Viva Martinho da Vila!!! Viva o Samba de Verdade!!!!

Comentar