SRZD


05/10/2009 11h50

Copa do Mundo, Olimpíadas, hora de aprender idiomas
Marcelo Reis

Nos próximos sete anos o mercado de trabalho vai ganhar milhares de novas oportunidades de emprego em função dos grandes eventos internacionais que acontecerão no país e, mais especificamente, no Rio de Janeiro.  A Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 abrirão inúmeras vagas de trabalho, principalmente no setor de serviços e no comércio.  Todas terão em comum uma exigência: saber outros idiomas.

Por isso, é hora de começar a aprender e aprimorar, especialmente o inglês e o espanhol.  A headhunter Jacqueline Resch, da Resch Consultoria, conta que muita gente ainda perde oportunidades de trabalho por não saber inglês.  Mesmo nos cargos mais elevados, onde saber inglês é quase uma obrigação, boa parte dos executivos ainda não estão qualificados.

O diretor do Plan Idiomas, Faust Maurer, diz que 90% dos profissionais que procuram o curso o fazem quando perdem seus empregos ou uma promoção por não saber inglês.

"O brasileiro tem o hábito de não se planejar.  Mas como inglês não se aprende da noite para o dia, é melhor começar desde já", ensina Faust.

Um dos exemplos vem da Fetranspor, que junto com o Plan Idiomas, já implantou um programa para capacitar os trabalhadores do setor de transportes a receber melhor o turista estrangeiro até a Copa. 

Segundo levantamento do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Instituto Imprendere junto a empresas de RH, 80% das vagas que serão abertas em função dos eventos, exigirão inglês.


Veja mais sobre:Planeta Trabalho

Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.