SRZD


12/10/2009 00h34

Samba made in Ilha no Império da Tijuca
Ramiro Costa

Parceria de Marcio André vence a grande final na Império da Tijuca. Foto: Ramiro Costa Numa disputa bastante equilibrada, o Império da Tijuca escolheu, nas primeiras horas de segunda-feira, o seu samba-enredo para o carnaval 2010. Com quadra cheia, a escola do Morro da Formiga optou pela obra dos compositores Marcio André, Djalma Falcão, Ito Melodia, Grassano e J. Carlos. O fato inusitado é que três dos cinco autores do samba fazem parte do quadro de funcionários da União da Ilha do Governador. Djalma Falcão é vice-presidente, enquanto Marcio André e Ito Melodia são respectivamente diretor de carnaval e intérprete da tricolor insulana. E o detalhe principal: Grassano e Ito são concorrentes na disputa de samba-enredo da União da Ilha. 

Veja o vídeo do intérprete Pixulé cantando o samba 2010

A vitória no Império da Tijuca não foi fácil para os campeões da noite. Logo o primeiro samba-enredo da disputa, dos autores Bola (campeão em 2007) e Rui Só, conseguiu 'passar' muito bem, esquentando a quadra da rua Conde de Bonfim. Em seguida, foi a vez dos compositores Guilherme Sá, Alípio Carmo, Noronha, Zé Paulo e Augusto JR. Apesar da qualidade da obra, o canto do samba ficou reduzido à torcida. Depois, subiram ao palco os campeões de 2010. A apresentação foi boa e alguns segmentos da escola já sabiam o samba inteiro.

* Fotos da final de samba-enredo do Império da Tijuca

- Todas as reuniões foram feitas na minha casa. Ao todo, foram quatro encontros até finalizar o samba. Cada compositor trazia um pedaço da letra e  depois juntávamos tudo - conta o compositor Djalma Falcão, sobre o processo de 'nascimento' do samba campeão. 

Foto: Ramiro Costa/ Mestre Capoeira Para as duas últimas obras, destaque para a composição de Thiago Lepletier e seus parceiros, que apresentaram uma samba forte, com refrão principal bem feito. No entanto, o canto ficou restrito à torcida, que levou até um bandeirão verde e branco. O presidente do Império da Tijuca elogiou todos os concorrentes, mas antes do anúncio final, descartou qualquer possibilidade de fusão.

- A decisão ficou para hoje. No início, planejava levar quatro sambas para final, mas pela bela qualidade da safra, decidi colocar cinco sambas - contou o presidente Tê.

Com samba escolhido, a agremiação da Formiga já se prepara para o desfile do ano que vem. O ensaio técnico no Sambódromo será no dia 20 de dezembro, segundo a direção da escola. Além disso, o Império conta com o carnavalesco campeão do Grupo A de 2009, Jack Vasconcelos, que faz sua segunda passagem pela agremiação.

Foto: Ramiro Costa/ Jack Vasconcelos - Os desenhos das fantasias já estão prontos, mas não vamos fazer festa de protótipos este ano. Já os carros, eu comecei fazendo a planta. Eu cheguei na escola no mesmo ano que o presidente Tê. A estrutura está bem melhor para se trabalhar - disse Jack Vasconcelos, que, este ano, desenvolve o enredo sobre a lenda da Rainha Jinga.

Na noite, o presidente da Lesga, Reginaldo Gomes, foi homenageado e anunciou que terá uma reunião com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, no dia 28 deste mês. Na pauta, Reginaldo pedirá melhorias na quadra do Império da Tijuca. Outros presidentes de escolas do Grupo A também estavam presentes como, Zezo (Santa Cruz), Salomão (Renascer) e Marquinhos da Estácio de Sá. 


Comentários
  • Avatar
    29/03/2011 08:09:26nQcaXBqivYhAnônimo

    Www sidneyrezende.. Peachy :)

  • Avatar
    23/10/2009 19:10:30ClaudioAnônimo

    Essa história é mesmo cômica de esposa de compositor e diretora da escola ao mesmo tempo,se liga gata o presidente é um canalia.

  • Avatar
    23/10/2009 08:35:18geraldo do sambaMembro SRZD desde 16/08/2009

    Mereceu... ele pra mim era um dos favoritos. parabens imperio da tijuca pela escolha d eum gde samba!

  • Avatar
    23/10/2009 00:35:00BRUNA VAnônimo

    como pode que vergonha mulher de compositor de outro samba se aliar a safadeza do presidente ,está na ilha no palco se acabando isso é o fim...parabéns presidente.........

  • Avatar
    23/10/2009 00:19:25wagnerAnônimo

    COMO AS PESSOAS TEM A CARA DE PAU DE ALIAR A UM PRESIDENTE COMO O DA IMPERIO DA TIJUCA,ESPOSA DE UM COMPOSITOR CONCORRENTE DEPOIS DE TUDO QUE ELE FEZ(SE VENDER PRA ILHA ) ELA PODE AINDA CONTINUAR COM ELES 1 SEMANA DEPOIS ELA ESTAVA NA UNIÃ?O DA ILHA SE ACABANDO NO PALCO,Ã? NÃ?O TER VERGONHA. PARABÃ?NS PRESIDENTE ..................................

  • Avatar
    21/10/2009 22:10:42BRUNA VIDALAnônimo

    CONFIRMADO!!! LUCIANO (BOLA) PEDIU DISPENSA DA IMPÃ?RIO DA TIJUCA POR SE SENTIR TRAÍDO E DESPRESADO PELO PRESIDENTE DA ESCOLA... E AGUARDEM!!! OUTROS PEDIDOS DE DISPENSA VÃ?M POR AÍ...

  • Avatar
    18/10/2009 11:13:17vini do tamborimAnônimo

    oi galera visitem meu blog sobre as notícias do nosso carnaval : tamborimdovini.blogspot.com E SAIBA NOTÍCIAS SOBRE :CELINO DIAS DISPENSADO DA SANTA CRUZ E MUITO MAIS.

  • Avatar
    17/10/2009 19:00:02JeanAnônimo

    Galera, vamos parar com esse tipo de briga (entre Ilha e Império da Tijuca). O que diferencia escolas de samba dos times de futebol é que entre as escolas, normalmente, há harmonia e não briga. Não acompanhei essa escolha, mas sei que o pessoal da Ilha tem talento, assim como os tijucanos. Se a escolha tivesse sido "imposta" pelo carnavalesco (o que não acredito), o maior erro teria sido do presidente em aceitar esse tipo de coisa. Muitas vezes os sambas preferidos da comunidade tem defeitos técnicos que os jurados tiram pontos, mas o povo não percebe. Não sei se é o caso, mas gostaria que houvesse harmonia entre duas escolas muito bacanas.

  • Avatar
    17/10/2009 16:04:55TIJUCANAAnônimo

    CARO ROBERTO LUCAS CURTA BASTATE ESSES ULTIMOS MESES NO GRUPO ESPECIAL E NÃ?O SE ESQUEÃ?A TUDO QUE SOBE DESCE!!!!! SUBIU POR SORTE E POR AZAR VAI DSECER!!! OU POR FALTA DE VERBA PARA SE MANTER??????? E VAMOS VER QUEM PRECISA DE VCS????? AO INVÃ?S DE FICAR SE ACHANDO, DEVERIA SE UNIR COM TODAS AS ESCOLAS DO GRUPO DE ASCESSO E FAZER UM BELÍSSIMO CARNAVAL DIGNO DE GRUPO ESPECIAL.....

  • Avatar
    16/10/2009 21:29:05Bruna VidalAnônimo

    Obrigada, Fernanada!!! Sabe!!! O pior cego é aquele que não quer enxergar... Tapar o sol com a peneira não adianta!!! Temos que encarar a verdade de frente... Custe o que custar!!! Talvez cara Carla, vcs da ala das passistas devão se preocupar um pouco mais com o presente e deixar o passado um pouco de lado... Tentem fazer história com o que vcs tem hj e não se permitam viver da glória dos outros... Pensem nisso!!!

  • Avatar
    16/10/2009 14:12:07Fernanda FAnônimo

    quem é você carla coares? eu não conheço nenhuma passista com esse nome, aliás tudo isso que a bruna vidal falou é o comentário de toda a comunidade da Formiga. bruna antigamente, como disse a carla, o império era repleto de belas meninas com o auxilio da diretora márcia que ganhou muitos prêmios com as meninas, mais ela saiu da escola e e carregou consigo as melhores passistas, que hoje em dia se apresentam em outras escolas porqu ninguém consegue parar no imperio por muito tempo, ninguem tem saco pra isso, hoje em dia essas meninas que saíram brilham na unidos da tijuca, imperio serrano e ate mesmo na beija flor e salgueiro, deixando no imperio so as cacuras so os bagulhos que não ganham premio nenhum, vc viu aquela barriguda? viu aquela velha? fora que so tem criança na ala de passistas, tudo raquitica parece que passa fome. o que a bruna falou carla soares é que as passistas, assim como a rainha precisam se cuidar. para ter o cargo de rainha ela precisa cuidar do corpo pq ser rainha não é ser a filha do presidente, ela tem que assumir um posto, ter postura para tal função. esqueci que voces so ficam no imperinho, nao conhecem outras escolas grandes, se conhecessem saberia do que eu e a bruna e TODA A COMUNIDADE DA FORMIGA estamos falando. acho melhor voces entrarem na academia e começarem a se cuidar, compra maquigem da avon, nem é tão cara assim, acho que dá pra voces pagarem. beijos

  • Avatar
    16/10/2009 03:50:22Bruna VidalMembro SRZD desde 14/10/2009

    Ah!!! Pra vc Carla Soares que queria tanto a minha foto... Ela esta aí... Que tal vc tb dar a sua cara a tapa e pôr a sua fotinho agora??? Que tal???

  • Avatar
    16/10/2009 03:34:56Bruna VidalAnônimo

    Novamente parabenizo o casal de mestre-sala e porta bandeira: Mosquito e Jaçanã e tb o coreógrafo da comissão de frente (que infelizmente não sei o nome) pontos altos na noite da escolha do samba...

  • Avatar
    16/10/2009 00:15:01Bruna VidalAnônimo

    Saber escrever tb é uma virtude de poucos... Entender o que está escrito então nem se fala...

  • Avatar
    16/10/2009 00:11:54Bruna VidalAnônimo

    Bem!!! Qnt ao comentário da senhorita Carla Soares só tenho a dizer que se histórico de carnaval fosse mérito a Império estaria e seria campeã do Especial... Qnt ao que postei nesse espaço, cada um tem sua opinão particular e isso deve ser respeitado... "Direito de expressão"... Sabes o que é isso??? Ah!!! Qnt a mostrar a minha cara... não tenho problemas com isso, mesmo pq não devo nada a ninguém muito menos a Império, mas pelo que me consta nem a sua fotinho estou visualizando aqui... Só um ponto que acho extremamente importante: meninas da comunidade tb se cuidam se enbelezam e gostam de estar bonita para o cernaval... Isso não é e nem pode ser só luxo de quem tem dinheiro... Questão de estética vai muito além de posição financeira ou social... Ã? só deixando bem claro filinha não tenho pretenção alguma de ser passitas ou rainha da sua escola... Até pq não tenho o mesmo tempo nem a mesma disponibilidade que vc deva ter... Pelo contrário... Torço muito por esse dois elementos da escola... Talvez tenhamos que deixar de ser hipócritas e prestar mais atenção no "belo" (beleza)... Pois isso sim ganha carnaval... Se o "feio" realmente importasse qaul seria a graça da competição...

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.