SRZD


19/10/2009 02h20

Entre uma bela melodia e um samba forte, Ilha fica com os dois e faz fusão
Ramiro Costa

Fusão de sambas na União da Ilha. Foto: Ramiro Costa A União da Ilha definiu na madrugada desta segunda-feira seu samba-enredo para o Carnaval 2010. Passava de 2h, quando o presidente da escola, Ney Filardi, anunciou que a diretoria realizou uma fusão entre as parcerias de Grassano, Gabriel Fraga, Márcio André Filho, João Bosco e Arlindo Neto com a obra dos compositores Gugu das Candongas, Marquinho do Banjo, Barbosão, Ito Melodia e Léo da Ilha. Mais de sete mil pessoas lotaram a quadra da tricolor insulana, que teve que fechar os portões do espaço, pois o lugar estava super lotado. Durante a festa, a escola recebeu a presidente do Salgueiro, Regina Duran, e o intérprete Neguinho da Beija-Flor.

* Fotos da final

- Foi muito triste o ano passado. Não tínhamos nada. Só dívidas para pagar. Precisávamos resgatar a credibilidade da escola. Ainda temos dívidas, mas vão ser pequenas amanhã. Quem duvidou da União da Ilha deu um tiro no pé. A União da Ilha é uma das marcas mais fortes do carnaval - disse o presidente Ney Filardi, antes de anunciar o resultado.

A nova letra do samba tem como base a obra da parceria de Arlindo Neto e cia. Apenas o refrão do meio e o primeiro verso da segunda estrofe são originais do samba de Gugu das Candongas e parceiros, campeão ano passado. As duas obras conseguiram fazer boas atuações, com destaque para a bela apresentação de Arlindo Neto e cia (terceira da noite), que escreveram um samba bem mais melódico,fugindo um pouco das características da União da Ilha.

- Eu sempre quis fazer samba na Ilha, pois sempre fui amigo do Marcinho e do Gabriel. Nos juntamos e começamos a fazer. Inclusive, o samba começou pelo refrão - conta Arlindo Neto, que recebeu a torcida do pai durante a final insulana.

Enquanto, a obra de Arlindo Neto e cia tinha a excelente melodia como importante aliada, a parceria de Gugu das Candongas mostrava  a força de um samba mais 'explosão', parecido com os padrões de sambas da União da Ilha. Com uma torcida bastante entrosada, a apresentação foi bem 'redonda', sem grandes tropeços.

- O samba foi feito aqui em casa. A gente procurou estudar bastante, temos uma parceria insulana e, com isso, conhecemos o ritmo da Ilha, a facilidade de conhecermos a essência da bateria, do canto e da escola - conta o intérprete da escola e compositor campeão com Gugu das Candongas, Ito Melodia.

Entre as duas obras campeãs, estava o samba de Raphael Ilha e cia, o quarto da noite. A apresentação foi muito boa e a torcida era a que mais tinha a letra na ponta da língua. Antes mesmo do início do samba, a 'galera' já cantava o refrão principal. No camarote da presidência, alguns convidados também engrossaram o coro. No entanto, a vitória acabou não vindo e após o anúncio do samba vencedor, alguns compositores da parceria estavam bastante abatidos.

As outras três parcerias não tiveram muito destaque e fizeram apresentações burocráticas durante a noite, que teve presença da carnavalesca Rosa Magalhães, estreante na tricolor insulana. No próximo sábado, ela apresentará as fantasias confeccionadas para o desfile de 2010, sobre o enredo "Dom Quixote de La Mancha, o cavaleiro dos sonhos impossíveis".  

- Resolvi não falar sobre a cultura da Espanha em si. Desenvolver um tema como Dom Quixote é a oportunidade do brasileiro conhecer a rica história do livro - conta Rosa que ano que vem pretende levar oito carros para Avenida.

Segundo o presidente da Ney Filardi, a escola deve desembolsar para o desfile de 2010 cerca de R$ 6 milhões. Sem patrocínio, ele pretende arrecadar dinheiro na própria quadra. Para isso, seu maior desejo é ver os ensaios da Ilha muito cheios, assim como foi durante toda a disputa de samba-enredo.

- Não é para aumentar rivalidade nenhuma. Mas eu não vi escola alguma colocar tanta gente na quadra como a Ilha fez nas suas eliminatórias. Vamos brigar para uma vaga no Sábado das Campeãs - contou o presidente.

Confira a letra do samba e o vídeo do samba campeão:

Compositores: Grassano, Gabriel Fraga, Márcio André Filho, João Bosco, Arlindo Neto, Gugu das Candongas, Marquinho do Banjo, Barbosão, Ito Melodia e Léo da Ilha

Voltou a Ilha
Delira o povo de alegria
Nessa folia sou fidalgo, sou leitor
Cavaleiro sonhador
Num mundo de fantasias
Vou cavalgar no rocinante
Meu escudeiro é Sancho Pança
Se Dulcinéia é meu amor
Quem eu sou?
Sou Dom Quixote de la Mancha

O gigante moinho quando viu deu no pé
O povo grita olé
Nesse feitiço tem castanhola
A bateria hoje deita e rola

Vesti a fantasia, fui à luta
Venci manadas, rebanhos
Fiz de uma bacia, meu elmo de glórias
Meus livros se perderam pela história
Enfim, fui vencido pelo Branca Lua
Voltei, pra casa esquecendo as aventuras
No tempo ficou, os meus ideais
Quimeras são imortais

A Ilha vem cantar
Mais um sonho impossível... sonhar
Quem é que não tem, uma louca ilusão
E um Quixote no seu coração


Comentários
  • Avatar
    22/10/2009 20:13:27raimundo valcemirAnônimo

    este e o samba, so a ilha sabe contagiar no carnaval parabens e tem mais quem e insulano brilha muito na sapucai. escuta ai o meu refrão; sou insuluno eu sou sou carioca na minha ilha até don quixote chora, de alegria e de prazer fazendo o baile até amanhecer. segura a minha ilha que eu quero ver.

  • Avatar
    22/10/2009 08:18:37Allan CapitãoMembro SRZD desde 08/04/2009

    Letra oficial do samba. VOLTOU A ILHA DELIRA O POVO DE ALEGRIA NESSA FOLIA SOU FIDALGO, SOU LEITOR CAVALEIRO SONHADOR MEU MUNDO Ã? DE MAGIA VOU CAVALGAR NO ROCINANTE MEU ESCUDEIRO Ã? SANCHO PANÃ?A SE DULCINÃ?IA Ã? MEU AMOR QUEM EU SOU ? DOM QUIXOTE DE LA MANCHA O GIGANTE MOINHO ME VIU DEU NO PÃ? O POVO GRITA ... OLÃ? NESSE FEITIÃ?O TEM CASTANHOLA A BATERIA HOJE DEITA E ROLA VESTI A FANTASIA, FUI Ã? LUTA VENCI MANADAS, REBANHOS FIZ DE UMA BACIA MEU ELMO DE GLÃ?RIAS MEUS LIVROS SE PERDERAM PELA HISTÃ?RIA ENFIM, FUI VENCIDO PELO BRANCA LUA VOLTEI PRA CASA ESQUECENDO AS AVENTURAS O TEMPO FICOU COM MEUS IDEAIS QUIMERAS SÃ?O IMORTAIS A ILHA VEM CANTAR MAIS UM SONHO IMPOSSÍVEL... SONHAR ! QUEM Ã? QUE NÃ?O TEM UMA LOUCA ILUSÃ?O E UM QUIXOTE NO SEU CORAÃ?Ã?O

  • Avatar
    21/10/2009 21:16:15IZINHAAnônimo

    Valeu dr. Nei, ano passado o sr. assumiu a responsabilidade e deu certo, com certeza este ano tbm dará, confio no seu trabalho não deixe que alguns despeitados te coloque pra baixo VALEU ARLINDINHOOOOOOOOOOOOO, AS PESSOAS GOSTAM MUITO DE TORCER CONTRA A ESCOLA. NÃ?O VAMOS DEIXAR A PETECA CAIR...SOU MAIS MINHA ILHA TU Ã?S MEU AMOR EM TI ME PLANTO ILHA DO GOVERNADOR PARABÃ?NS ARLINDINHO, FILHO DO ARLINDÃ?O E BABI BJS AMO ESSA FAMILIAAAAA

  • Avatar
    21/10/2009 20:55:29IZINHAAnônimo

    A MINHA ESCOLA SÃ? FAZ SAMBAS LINDOS SOU APAIXONADA PELA UNIÃ?O, TBM PUDERA FUI CRIADA DENTRO DA ESCOLA. COM MUITA HONRA SOU DA UNIÃ?O DA COPIUVA 120 SE RAIZ Ã? AIPIM, SOU AIPIM C/ MUITA HONRA PARABÃ?NS MINHA ILHAAAAAA VAMOS QUE VAMOS

  • Avatar
    21/10/2009 16:25:19Allan CapitãoAnônimo

    Mandou bem Arlindo!!!!

  • Avatar
    21/10/2009 14:57:54arlindo netoAnônimo

    e agora é hora de quem é ilha de verdade parar de malhar ajudar a escola , a torcida da ilha ta que nem alguns brasileiros que ainda insistem em falar mal do nosso pais e ate da seleçao sempre o outro é melhor .... gente chega de briga agora é hora da comunidade abraçar o resultado , a ilha tem uma diretoria competente se nao tivesse nao teria voltado ao especial ... e tb isso que v6 fazem é ate covardia falar mal da diretoria atras de um computador pq na hora que ele mando vaia quem nao gostou ninguem vaoi ficaram com medo ??? ...agora é mole falar mal .... uniao da ilha 2010 ( voltou a ilha ) e vamos fazer de tudo pra ela ficar pra sempre no especial!

  • Avatar
    21/10/2009 14:51:30arlindo netoAnônimo

    calma gente... a letra e a melodia foram modificadas amanha sera gravado o samba depois disso se tiverem algum motivo podem malhar a junçao ....acredito que nao vao ter pois ficou maravilhosa! e completamente CORRETA !

  • Avatar
    21/10/2009 14:08:35Dite! =]Anônimo

    Se era pra haver FUSÃ?O acho que todos concordão que era pra ser feita assim né: Compositores: Grassano, Gabriel Fraga, Márcio André Filho, João Bosco, Arlindo Neto, Raphael Ilha, David Lima, Cesinha, Thiago Rocha e Pablo Lima. Voltou a Ilha Delira o povo de alegria Nessa folia sou fidalgo, sou leitor Cavaleiro sonhador Num mundo de fantasias Vou cavalgar no rocinante Meu escudeiro é Sancho Pança Se Dulcinéia é meu amor Quem eu sou? Sou Dom Quixote de la Mancha Sou destemido e vou lutar A minha espada é justiceira Essa avenida vai vibrar... ILHA! Com minha alma aventureira Segue o louco apaixonado Com seu rocinante sempre a viajar Veste a armadura e vai à luta Gigantes moinhos terá que enfrentar Encantos, feitiços, magias Nesse mundo de ilusão Batalhas e grandes exércitos Do feiticeiro Fristão E o cavaleiro da Branca Lua Vence a disputa... Mas a vida continua Fazer de um sonho um ideal Ã? Dom Quixote guerreiro imortal Embarcar nessa loucura de amor Com a Ilha eu vou valente a lutar Sou um eterno sonhador No impossível quero acreditar * Tentamos acreditar no IMPOSSÍVEL, e não deu certo. Tomara que o IMPOSSÍVEL aconteça na avenida e ela " Grite OLÃ? " com o refrão mesmo porque até " O gigante moinho quando VIU deu no PÃ? " . kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

  • Avatar
    21/10/2009 13:32:04Jô!Anônimo

    Ã? facil dizer que o samba é do Arlindo, Marcio André e Djalma quando não se tem capacidade nem para fazer uma frase. O samba é dos meninos sim, ficou lindo por puro DOM, CRIATIVIDADE , ESFORÃ?O E MUITO TRABALHO vindo de todos eles. VITÃ?RIA merecida amigos! Os invejosos, incapazes de criar uma frase sequer os julgam por não conseguirem fazer algo igual ou no máximo inferior ao de vocês, porque MELHOR impossivel! Parabéns mais uma vezes, e guardem a raiva e as críticas para fazer um bom samba e colocar na disputa ano que vem, pra ver se BARRA os MELHORES. Beeijo!

  • Avatar
    21/10/2009 11:50:40TONYAnônimo

    FORAM ELES MESMOS QUE FIZERAM O SAMBA??? CARAMBA JURA???? COMO TEM GENTE BOBA E SE FAZ DE IDIOTA , TODO MUNDO SABE QUE ESSE SAMBA Ã? DO ARLINDO, MARCIO ANDRE E DJALMA, PARABÃ?NS AOS LARANJAS DA ILHA hauhauhauhau

  • Avatar
    21/10/2009 08:23:20Compositor NatoMembro SRZD desde 23/09/2009

    NOTA OFICIAL AOS COMPOSITORES DA ILHA... Se quiser ser campeão de Samba-enredo na União da Ilha, é obrigatório em ano eleitoral, ser oposição, xingar o presidente de ladrão, safado e bandido, dizer que ele vai levar a escola para o grupo B e assim por diante, se não fizerem isso, se forem apenas "união da Ilha", não terão chance de nada... Atenciosamente compositor nato

  • Avatar
    21/10/2009 00:51:32Jô!Anônimo

    Galera, pelo amor de DEUS, trocar " Sou destemido e vou lutar, a minha espada é jusiceira, essa avenida vai vibrar... Ilha! Com minha alma aventureira " POR " O gigante moinho quando viu deu no pé, O povo grita olé, Nesse feitiço tem castanhola, A bateria hoje deita e rola " é SURREAL! Ã? a mesma coisa que trocar uma nota de 100 reais por uma moeda de 1 centavo. Calmae né gente, o enredo é Dom Quixote ou O toureiro e seus Olés ??? hahahaha! Estão de brincadeira né, só pode! Se eu sou a comunidade faço um protesto no 1º ensaio e calo a boca na hora desse refrão. Deixa o ito gastar saliva sozinho com o refrão e a 1ª linha dele, e ENGOLIR a saliva cantando o restante do samba!

  • Avatar
    21/10/2009 00:35:06Dite! =]Anônimo

    Bem, primeiramente gostaria de parabenizar ( Grassano, Gabriel Fraga, Marcinho, João Bosco, Arlindinho ) pela VITÃ?RIA, ganharam por mérito próprio, o samba estava excelente, de uma melodia e letra maravilhosa, torci por eles desde o começo da disputa, afinal eram merecedores de uma torcida linda, quero aprovetar também para parabenizar ( Raphael Ilha, David Lima, Cesinha, Thiago Rocha e Pablo Lima ) pelo ótimo samba que fizeram e que tambem por mérito chegaram a final com um torcida de arrepiar qualquer pessoa, a letra do samba de vocês tambem era linda, e eu sempre cantava. Quanto a junção dos sambas, fazer o que?? Ja esta escolhido, eu não era a favor, nunca fui, nao combina e eu nunca escondi que nao gostava do samba do ( Gugu das candongas, Marquinhos do Banjo, Barbosão, Ito Melodia e Léo da Ilha ), mesmo assim creio que 5 frases não vá afetar muito o samba lindo dos meus amigos né?! são 5 linhas contra 21, quem estudou matematica sabe que numero é maior e qual é menor. PORTANTO galera, temos mais e que cantar o samba , dando sempre enfâse que " A Ilha vem cantar, Mais um sonho impossível... sonhar, Quem é que não tem, uma louca ilusão, E um Quixote no seu coração " , é o melhor refrão né! Bom Desfile pra nossa União da Ilha do Governador, e espero que a burrada das 5 linhas tragam alguma ajuda financeira pra escola! 17 milhões só o Barbosão tem né gente?! ( kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk )

  • Avatar
    21/10/2009 00:00:05BOIAnônimo

    Fora o erro de português no final do samba, é um bom samba. "No tempo FICOU, os meus ideais"

  • Avatar
    20/10/2009 23:43:47......Anônimo

    hahahahaha o melhor da noite foi escutar o Ito cantando"A ILHA VEM CANTAAAAR MAIS UM SONHO IMPOSSIVEL SONHAR,QUEM Ã? QUE NAO TEM UMA LOUCA ILUSÃ?O E UM QUIXOTE NO SEU CORAÃ?Ã?O..."Vão ter que engolir a nova geração de compositores , estão de PARABÃ?NS meninos...

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.